O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. . |
id |
UFC-7_629659443373613b4335e38f4a554417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42226 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016Pacce - Programa de AprendizagInclusãoAcessibilidadeO objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. .2019-06-03T12:53:37Z2019-06-03T12:53:37Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226Pereira, Clemilda de SousaSilva, Claudia Lima daCosta, Lara Bruna GamaBustamante Junior, Juan de Diosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:37:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:03.540467Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 |
title |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 |
spellingShingle |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 Pereira, Clemilda de Sousa Pacce - Programa de Aprendizag Inclusão Acessibilidade |
title_short |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 |
title_full |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 |
title_fullStr |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 |
title_full_unstemmed |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 |
title_sort |
O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016 |
author |
Pereira, Clemilda de Sousa |
author_facet |
Pereira, Clemilda de Sousa Silva, Claudia Lima da Costa, Lara Bruna Gama Bustamante Junior, Juan de Dios |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Claudia Lima da Costa, Lara Bruna Gama Bustamante Junior, Juan de Dios |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Clemilda de Sousa Silva, Claudia Lima da Costa, Lara Bruna Gama Bustamante Junior, Juan de Dios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pacce - Programa de Aprendizag Inclusão Acessibilidade |
topic |
Pacce - Programa de Aprendizag Inclusão Acessibilidade |
description |
O objetivo deste artigo é avaliar o impacto sobre a inclusão da acessibilidade no PACCE em 2016. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE utiliza uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em células de estudo. Ele está estruturado em cinco pilares propostos pelos irmãos Johnson e Johnson que ajudam a desenvolver a autonomia do universitário, que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilização Individual, Habilidades Sociais e Processamento de Grupo e tem a visão de que todo estudante da UFC se sinta pertencente à universidade e que seja um protagonista autônomo, estimulado e habilitado para ensinar, aprender e agir de forma cooperativa e solidária. Foi realizada pesquisa qualitativa (questionário e observação) e percebeu-se que o PACCE ainda não possui estrutura suficiente para receber pessoas com deficiência. A inclusão de um estudante surdo em 2016 proporcionou o despertar para este novo desafio. Apesar de terem sido oferecidas várias oficinas de LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, quase todos os bolsistas veteranos e novatos ainda desconhecem a Libras e pouco sabem a respeito da acessibilidade. A inclusão de um bolsista surdo revelou que é preciso tomar algumas medidas para que verdadeiramente o PACCE tenha condições de oferecer a inclusão e acessibilidade e possa receber não só pessoas surdas, mas também, pessoas com outras deficiências. . |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-03T12:53:37Z 2019-06-03T12:53:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Clemilda de Sousa; et al. O impacto percebido pelos bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE pela implementação de ações de inclusão propostas em 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028737780809728 |