Análise dos enfoques pedagógicos em ações de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Edna Maria Dantas
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71112
Resumo: Este documento está disponível online com base na Portaria Nº 348, de 08 de dezembro de 2022, Disponível em: http://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
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Starting from preliminary investigations it was possible to establish as a central presupposition for the work the absence of a uniform practice and of a defined pedagogic tendency capable to guide such educational actions. At the same time, the first surveys indicated a practice type and the professionals' performance in which a group of diffuse or generalists ideas, based on the old traditional conceptions of education, served as support for the maintenance of the hegemony of the biomedical model. Based on that evidence, I tried to analyze the educational practice of the nurses to the light of the foundations of the predominant pedagogic tendencies in Brazil. In a more specific way, I tried to propose educational activities in health, having as referential the criticai conceptions of the education that have their origin in Brazil, in the educator's Paulo Freire theoretical and practical works. The research was accomplished in the ambulatory of a public hospital, located in Fortaleza, in the State of Ceará, specialized in the treatment of cardiopulmonary diseases. Five nurses that work in the above mentioned ambulatory participated in the study. The evidences were collected by interviews, direct observation and analysis, of documents in the period of October of 2001 to January of 2002 and they were organized in three themes: the nurses' perspective in relation to the education in health; planning and development of the educational activities and evaluation of the education process in health. Through the analysis of the obtained data it was evidenced, in consonance with the initial presuppositions, that the actions of ducation in health were, in general, not systematic, without planning and characterized by the absence of an adequate theoretical and methodological support. The disregard was verified to the context of the client1 s life, as well as in the lack of uniformity of the procedures that caused significant divergences in the professionals' performance. Finally, the investigation revealed that, although the researched nurses recognized the importance of the process of education in health, they had their performances endangered in quality and efficiency, which provoked a type of professional intervention marked by the centralization and individualism. I chose, then, to point out the need of reorienting the practice of education in health based in more current and suitable didactic and pedagogical conceptions with the social and cultural context, seeking to tum it more effective, participating and democratic.A presente pesquisa configura-se num estudo de caso, que tem como objeto as ações de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros e dirigidas à clientela portadora de hipertensão arterial. A partir de investigações preliminares foi possível estabelecer como pressuposição central para o trabalho a inexistência de uma prática unívoca e de uma tendência pedagógica definida, capaz de orientar tais ações educativas. Ao mesmo tempo, as primeiras sondagens indicavam um tipo de prática e atuação dos profissionais em que um conjunto de idéias difusas ou generalistas, amparadas nas antigas concepções tradicionais de educação, serviam como suporte para a manutenção da hegemonia do modelo biomédico. Com base nessa constatação procurou-se analisar a prática educativa dos enfermeiros à luz dos fundamentos das tendências pedagógicas predominantes no Brasil. De forma mais específica, buscou-se propor atividades de educação em saúde, tendo como referencial as concepções críticas da educação que tiveram sua origem, no Brasil, nos trabalhos teóricos e práticos do educador Paulo Freire. A pesquisa foi realizada em um serviço de atendimento ambulatorial de uma instituição hospitalar pública, localizada em Fortaleza, no Estado do Ceará, especializada no tratamento de clientes portadores de doenças cardiopulmonares. Participaram do estudo, os cinco enfermeiros que atuam no referido serviço. As evidências foram coletadas mediante entrevistas, observação direta e análise documental, no período de outubro de 2001 a janeiro de 2002 e foram organizadas em três temáticas: perspectiva dos enfermeiros em relação à educação em saúde; planejamento e desenvolvimento das atividades educativas e avaliação do processo de educação em saúde. Através da análise dos dados obtidos evidenciou- se, em consonância com as pressuposições iniciais, que as ações de educação em saúde eram, em geral, assistemáticas, sem planejamento e caracterizadas pela inexistência de respaldo teórico e metodológico adequado. Constatou-se a desconsideração para com o contexto de vida dos clientes, bem como a falta de uniformidade dos procedimentos o que acarretava divergências significativas na atuação dos profissionais. Por fim, a investigação revelou que, embora os enfermeiros pesquisados reconhecessem a importância do processo de educação em saúde, tiveram suas atuações comprometidas em sua qualidade e eficiência, o que provocou um tipo de intervenção profissional marcada pela centralização e individualismo profissionais. Optou-se, então, por apontar para a necessidade de se reorientar a prática de educação em saúde com base em concepções didático- pedagógicas mais modernas e condizentes com o atual contexto sócio-cultural, visando torná-la mais efetiva, participativa e democrática.Araújo, Thelma Leite deGuerra, Edna Maria Dantas2023-03-06T11:37:36Z2023-03-06T11:37:36Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGUERRA, Edna Maria Dantas. 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