Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires,Cláudia Geovana da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mussi,Fernanda Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100030
Resumo: A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização.
id USP-24_4b9d2635d152340090133e542900c23d
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342009000100030
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensaHipertensãoEducação em saúdeCuidados de enfermagemA hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100030Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.1 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000100030info:eu-repo/semantics/openAccessPires,Cláudia Geovana da SilvaMussi,Fernanda Carneiropor2009-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000100030Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2009-04-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
title Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
spellingShingle Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
Pires,Cláudia Geovana da Silva
Hipertensão
Educação em saúde
Cuidados de enfermagem
title_short Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
title_full Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
title_fullStr Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
title_full_unstemmed Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
title_sort Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa
author Pires,Cláudia Geovana da Silva
author_facet Pires,Cláudia Geovana da Silva
Mussi,Fernanda Carneiro
author_role author
author2 Mussi,Fernanda Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires,Cláudia Geovana da Silva
Mussi,Fernanda Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertensão
Educação em saúde
Cuidados de enfermagem
topic Hipertensão
Educação em saúde
Cuidados de enfermagem
description A hipertensão arterial apresenta elevada prevalência e mortalidade, sendo um desafio prevenir e controlar a doença, o que implica em considerar o processo educativo como ferramenta necessária para o cuidado. O estudo teve como objetivo refletir sobre os pressupostos para o cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Depreendeu-se que no processo de educação à saúde, os pressupostos para o cuidar assentam-se na consideração da pessoa em lugar do corpo doente e na compreensão do cuidar apto a investir na clínica do indivíduo, privilegiando espaços para a escuta sensível e o acolhimento, para a compreensão do sofrimento, do significado de adoecer e cuidar de si. Esperamos que esta reflexão contribua para implementar e aperfeiçoar novas formas de cuidar nos programas de hipertensão, compreendendo o ser humano como ser destinado à liberdade, felicidade e plena realização.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100030
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342009000100030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.1 2009
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532854571008