Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672
Resumo: The need to multiply methodologies that promote the process of teaching and learning in physics area is a growing phenomenon, motivating the search for ways to make the educational proposals increasingly interesting. This work, tuned to said question, aims to investigate the understanding of students of the third year of high school in relation to electricity concepts. We conducted initially a study on Constructivism, pointing this theoretical current as the foundation for the teaching of physics in the National Curriculum Standards for high school. Then we conducted a field work to collect data using a questionnaire administered to a group of fifty-six students. Once collected, we conducted our analysis of qualitative and quantitative aspects of the responses. The analyzes indicate that the understanding of students of the third year of high school on electricity concepts are not presented properly.
id UFC-7_640180baaeca31a82f3831a085d5041d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31672
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o postoFísica - Estudo e ensinoConstrutivismoParâmetros Curriculares NacionaisEnsino médioEletricidadeThe need to multiply methodologies that promote the process of teaching and learning in physics area is a growing phenomenon, motivating the search for ways to make the educational proposals increasingly interesting. This work, tuned to said question, aims to investigate the understanding of students of the third year of high school in relation to electricity concepts. We conducted initially a study on Constructivism, pointing this theoretical current as the foundation for the teaching of physics in the National Curriculum Standards for high school. Then we conducted a field work to collect data using a questionnaire administered to a group of fifty-six students. Once collected, we conducted our analysis of qualitative and quantitative aspects of the responses. The analyzes indicate that the understanding of students of the third year of high school on electricity concepts are not presented properly.A necessidade de multiplicar metodologias que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem na área de Física é um fenômeno crescente, motivando a busca de meios que tornem as propostas educacionais cada vez mais interessantes. Este trabalho, afinado à questão citada, tem como objetivo investigar a compreensão de estudantes do terceiro ano do ensino médio em relação a conceitos de eletricidade. Realizamos, inicialmente, um estudo sobre o Construtivismo, apontando esta corrente teórica como o fundamento para o ensino de Física nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Em seguida, realizamos um trabalho de campo, para a coleta de dados, utilizando um questionário, aplicado a um grupo de cinquenta e seis alunos. Uma vez coletados os dados, realizamos nossa análise sobre aspectos qualitativos e quantitativos das respostas. As análises indicam que a compreensão de alunos do terceiro ano do ensino médio sobre conceitos de eletricidade não se apresenta de forma adequada.Gomes, Valdemarin CoelhoSilva, Lucas Rodrigues2018-05-02T18:30:14Z2018-05-02T18:30:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, L. R. Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:28:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31672Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:35.415549Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
title Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
spellingShingle Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
Silva, Lucas Rodrigues
Física - Estudo e ensino
Construtivismo
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino médio
Eletricidade
title_short Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
title_full Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
title_fullStr Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
title_full_unstemmed Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
title_sort Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
author Silva, Lucas Rodrigues
author_facet Silva, Lucas Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Valdemarin Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Construtivismo
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino médio
Eletricidade
topic Física - Estudo e ensino
Construtivismo
Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino médio
Eletricidade
description The need to multiply methodologies that promote the process of teaching and learning in physics area is a growing phenomenon, motivating the search for ways to make the educational proposals increasingly interesting. This work, tuned to said question, aims to investigate the understanding of students of the third year of high school in relation to electricity concepts. We conducted initially a study on Constructivism, pointing this theoretical current as the foundation for the teaching of physics in the National Curriculum Standards for high school. Then we conducted a field work to collect data using a questionnaire administered to a group of fifty-six students. Once collected, we conducted our analysis of qualitative and quantitative aspects of the responses. The analyzes indicate that the understanding of students of the third year of high school on electricity concepts are not presented properly.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-05-02T18:30:14Z
2018-05-02T18:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, L. R. Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672
identifier_str_mv SILVA, L. R. Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028960930365440