Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672 |
Resumo: | The need to multiply methodologies that promote the process of teaching and learning in physics area is a growing phenomenon, motivating the search for ways to make the educational proposals increasingly interesting. This work, tuned to said question, aims to investigate the understanding of students of the third year of high school in relation to electricity concepts. We conducted initially a study on Constructivism, pointing this theoretical current as the foundation for the teaching of physics in the National Curriculum Standards for high school. Then we conducted a field work to collect data using a questionnaire administered to a group of fifty-six students. Once collected, we conducted our analysis of qualitative and quantitative aspects of the responses. The analyzes indicate that the understanding of students of the third year of high school on electricity concepts are not presented properly. |
id |
UFC-7_640180baaeca31a82f3831a085d5041d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/31672 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o postoFísica - Estudo e ensinoConstrutivismoParâmetros Curriculares NacionaisEnsino médioEletricidadeThe need to multiply methodologies that promote the process of teaching and learning in physics area is a growing phenomenon, motivating the search for ways to make the educational proposals increasingly interesting. This work, tuned to said question, aims to investigate the understanding of students of the third year of high school in relation to electricity concepts. We conducted initially a study on Constructivism, pointing this theoretical current as the foundation for the teaching of physics in the National Curriculum Standards for high school. Then we conducted a field work to collect data using a questionnaire administered to a group of fifty-six students. Once collected, we conducted our analysis of qualitative and quantitative aspects of the responses. The analyzes indicate that the understanding of students of the third year of high school on electricity concepts are not presented properly.A necessidade de multiplicar metodologias que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem na área de Física é um fenômeno crescente, motivando a busca de meios que tornem as propostas educacionais cada vez mais interessantes. Este trabalho, afinado à questão citada, tem como objetivo investigar a compreensão de estudantes do terceiro ano do ensino médio em relação a conceitos de eletricidade. Realizamos, inicialmente, um estudo sobre o Construtivismo, apontando esta corrente teórica como o fundamento para o ensino de Física nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Em seguida, realizamos um trabalho de campo, para a coleta de dados, utilizando um questionário, aplicado a um grupo de cinquenta e seis alunos. Uma vez coletados os dados, realizamos nossa análise sobre aspectos qualitativos e quantitativos das respostas. As análises indicam que a compreensão de alunos do terceiro ano do ensino médio sobre conceitos de eletricidade não se apresenta de forma adequada.Gomes, Valdemarin CoelhoSilva, Lucas Rodrigues2018-05-02T18:30:14Z2018-05-02T18:30:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, L. R. Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:28:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31672Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:35.415549Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto |
title |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto |
spellingShingle |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto Silva, Lucas Rodrigues Física - Estudo e ensino Construtivismo Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino médio Eletricidade |
title_short |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto |
title_full |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto |
title_fullStr |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto |
title_full_unstemmed |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto |
title_sort |
Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto |
author |
Silva, Lucas Rodrigues |
author_facet |
Silva, Lucas Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Valdemarin Coelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Construtivismo Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino médio Eletricidade |
topic |
Física - Estudo e ensino Construtivismo Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino médio Eletricidade |
description |
The need to multiply methodologies that promote the process of teaching and learning in physics area is a growing phenomenon, motivating the search for ways to make the educational proposals increasingly interesting. This work, tuned to said question, aims to investigate the understanding of students of the third year of high school in relation to electricity concepts. We conducted initially a study on Constructivism, pointing this theoretical current as the foundation for the teaching of physics in the National Curriculum Standards for high school. Then we conducted a field work to collect data using a questionnaire administered to a group of fifty-six students. Once collected, we conducted our analysis of qualitative and quantitative aspects of the responses. The analyzes indicate that the understanding of students of the third year of high school on electricity concepts are not presented properly. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-05-02T18:30:14Z 2018-05-02T18:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, L. R. Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672 |
identifier_str_mv |
SILVA, L. R. Compreensão de alunos do ensino médio sobre conceitos de eletricidade: entre o proposto e o posto. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028960930365440 |