O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Regina Maria de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Freire, Alice, Favorito, Wilma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
DOI: 10.20396/etd.v2i3.578
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578
Resumo: O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. 
id UNICAMP-19_22ea56158965628693fbad84824a20b6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/578
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
spelling O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.Parâmetros curriculares nacionaisO presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/57810.20396/etd.v2i3.578ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-261676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578/593Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Regina Maria deFreire, AliceFavorito, Wilma2017-03-20T12:39:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/578Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-20T12:39:33ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
title O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
spellingShingle O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Souza, Regina Maria de
Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.
Parâmetros curriculares nacionais
Souza, Regina Maria de
Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.
Parâmetros curriculares nacionais
title_short O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
title_full O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
title_fullStr O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
title_full_unstemmed O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
title_sort O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
author Souza, Regina Maria de
author_facet Souza, Regina Maria de
Souza, Regina Maria de
Freire, Alice
Favorito, Wilma
Freire, Alice
Favorito, Wilma
author_role author
author2 Freire, Alice
Favorito, Wilma
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Regina Maria de
Freire, Alice
Favorito, Wilma
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.
Parâmetros curriculares nacionais
topic Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.
Parâmetros curriculares nacionais
description O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578
10.20396/etd.v2i3.578
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578
identifier_str_mv 10.20396/etd.v2i3.578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578/593
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26
ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1822179164644442112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/etd.v2i3.578