O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v2i3.578 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578 |
Resumo: | O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. |
id |
UNICAMP-19_22ea56158965628693fbad84824a20b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/578 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.Parâmetros curriculares nacionaisO presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/57810.20396/etd.v2i3.578ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-261676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578/593Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Regina Maria deFreire, AliceFavorito, Wilma2017-03-20T12:39:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/578Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-20T12:39:33ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
spellingShingle |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Souza, Regina Maria de Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português. Parâmetros curriculares nacionais Souza, Regina Maria de Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português. Parâmetros curriculares nacionais |
title_short |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title_full |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title_fullStr |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title_full_unstemmed |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title_sort |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
author |
Souza, Regina Maria de |
author_facet |
Souza, Regina Maria de Souza, Regina Maria de Freire, Alice Favorito, Wilma Freire, Alice Favorito, Wilma |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Alice Favorito, Wilma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Regina Maria de Freire, Alice Favorito, Wilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português. Parâmetros curriculares nacionais |
topic |
Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português. Parâmetros curriculares nacionais |
description |
O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578 10.20396/etd.v2i3.578 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i3.578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578/593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26 ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179164644442112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v2i3.578 |