O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578 |
Resumo: | O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. |
id |
UNICAMP-19_22ea56158965628693fbad84824a20b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/578 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português.Parâmetros curriculares nacionaisO presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/57810.20396/etd.v2i3.578ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-261676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578/593Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Regina Maria deFreire, AliceFavorito, Wilma2017-03-20T12:39:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/578Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:31.308430ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
spellingShingle |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Souza, Regina Maria de Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português. Parâmetros curriculares nacionais |
title_short |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title_full |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title_fullStr |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title_full_unstemmed |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
title_sort |
O ensino de português para surdos: o texto didático e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) |
author |
Souza, Regina Maria de |
author_facet |
Souza, Regina Maria de Freire, Alice Favorito, Wilma |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Alice Favorito, Wilma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Regina Maria de Freire, Alice Favorito, Wilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português. Parâmetros curriculares nacionais |
topic |
Surdez. Parâmetros curriculares nacionais. Ensino de português. Parâmetros curriculares nacionais |
description |
O presente trabalho analisa um texto didático - voltado para o ensino de português para pessoas surdas - e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos conceitos de formação discursiva e de autoria segundo Foucault (1995, 1996). O objetivo é verificar se o livro didático selecionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999) se inscrevem na mesma formação discursiva – ou seja, se se trata da mesma concepção de sujeito surdo nos dois enunciados. E qual é a possibilidade, em termos discursivos, de a surdez ser entendida, em cada um deles, para além dos limites da deficiência. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578 10.20396/etd.v2i3.578 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i3.578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/578/593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 19-26 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650176266240 |