Educação, política e transformação social: contribuições a partir da teoria crítica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28067 |
Resumo: | PETRY, Franciele Bete; KLEIN, Stefan Fornos. Educação, política e transformação social: contribuições a partir da teoria crítica. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 4, n. 10, p. 91-114, jan./jun. 2017. |
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Educação, política e transformação social: contribuições a partir da teoria críticaEducation, politics and social transformation: contributions from critical theoryEducaçãoFormação (Bildung)Teoria críticaTransformação socialDemocraciaPETRY, Franciele Bete; KLEIN, Stefan Fornos. Educação, política e transformação social: contribuições a partir da teoria crítica. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 4, n. 10, p. 91-114, jan./jun. 2017.The present article aims to retake a few aspects of the contributions that relate education, politics, and democracy, with a desire for social transformation, such as presented by critical theory, most notably in Karl Marx‘s, Theodor W. Adorno‘s, and Max Horkheimer‘s texts. In this sense, it passes through elements brought forward specifically in the work of Marx concerning educational and formative processes in the context of capital-labour relationship in order to, afterwards, briefly trace the manners under which repressive forms of education and their relations to the bourgeois ideal of formation (Bildung) present themselves in texts and interventions of Adorno, performed during the decades of 1950 and 1960, in Germany. Finally, it concludes by articulating these reflections with those presented by Max Horkheimer, during the same period, both developed under the light of the German process of reconstruction and re-democratization following national-socialism. That way, it is considered possible to identify chief contributions to think about educational processes, most notably regarding some of its contradictions, emphasizing the relevance of education for resistance, while, at the same time, indicating the explicit relationship exposed both in Horkheimer and Adorno concerning the pursuing of democracy. Their reflections are heavily marked by the totalitarian forms of government that disseminated themselves in Europe, especially during the first half of the XXth century, and can, as far as we understand it, offer instigating impulses for contemporary reflections, mostly when the reawakening of signs of political, religious, and identity intolerance and persecution in a wider sense is considered.O presente artigo tem o objetivo de retomar alguns aspectos das contribuições para a relação entre a educação, a política, a democracia e os anseios de transformação social conforme expostos na teoria crítica, em textos de Karl Marx, Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Ele perpassa, nesse sentido, elementos trazidos por Marx especificamente no que diz respeito aos processos educacionais e formativos no âmbito da relação capital-trabalho para, então, percorrer brevemente alguns traços da maneira como as formas repressivas de educação e a sua relação face ao ideal burguês de formação (Bildung) se apresenta em textos e intervenções de Adorno, realizadas ao longo das décadas de 1950 e 1960, na Alemanha. Finalmente, conclui ao articular essas reflexões com aquelas apresentadas por Max Horkheimer, nesse mesmo período, ambas à luz do processo de reconstrução e redemocratização da Alemanha pós-nacional-socialismo. Considera-se ser possível identificar, assim, contribuições relevantes para se pensar os processos educacionais, notadamente algumas de suas contradições, enfatizando a relevância premente da educação para a resistência, bem como indicando a relação explícita que tanto em Horkheimer quanto em Adorno está posta no que diz respeito à busca da democracia. Suas reflexões trazem as marcas indeléveis das formas de governo totalitárias que se disseminaram na Europa, sobretudo ao longo da primeira metade do século XX, e podem, em nossa interpretação, oferecer impulsos instigantes para que se examine os cenários contemporâneos, notadamente quando se considera o recrudescimento de sinais cada vez mais recorrentes de intolerância e perseguição política, religiosa e identitária em sentido mais amplo.Revista Dialectus2017-11-28T17:50:11Z2017-11-28T17:50:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPetry, F. B.; Klein, S. F. (2017)2317-2010 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28067ark:/83112/00130000063c9Petry, Franciele BeteKlein, Stefan Fornosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:00:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28067Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:37.321585Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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