Ações contra a evasão no Curso de Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Francisco Hitalo de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Farias, Rafael Bráz Azevedo, Batista, Maria Jacqueline, Nojosa, Ronald Targino
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42866
Resumo: No Curso de Estatística e em outros cursos da UFC existe uma preocupação em avaliar os motivos pelo qual alguns alunos desistem do curso. Tendo em vista isto, um dos projetos da coordenação (Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação DEMA) é elaborar estratégias para aumentar o vínculo dos novatos com os alunos veteranos, coordenadores e com os demais setores da universidade e assim combater essa desistência, principalmente nos anos iniciais do curso, onde tudo é muito novo para os mesmos. Neste contexto, na grade curricular do curso em questão existem duas disciplinas obrigatórias: Seminários de Tutoria I e II, oferecidas no primeiro ano da graduação, voltadas para a apresentação do curso, orientação de disciplinas, além de apresentações de palestras de alunos veteranos, ex-alunos, professores do curso e profissionais da área. Com o objetivo de avaliar este suporte e acompanhamento dos alunos, foi elaborado um questionário, para quantificar informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades do projeto, na aula da disciplina Seminários de Tutoria II, algumas sugestões de melhorias também são contempladas. A etapa seguinte é fazer as análises desses dados que buscam identificar pontos positivos e negativos das atividades e se o aluno tem interesse de continuar e concluir o curso. Vale ressaltar que, desde 2013, tem sido feitas aplicações desse mesmo questionário, dentre as análises feitas, como primeiro resultado, tem mostrado que existe um aumento dos alunos em afirmar que continuarão no curso.
id UFC-7_64e9015c6a8dab00fd7ea63e6eb421d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42866
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ações contra a evasão no Curso de EstatísticaEvasãoPermanênciaCurso de EstatísticaNo Curso de Estatística e em outros cursos da UFC existe uma preocupação em avaliar os motivos pelo qual alguns alunos desistem do curso. Tendo em vista isto, um dos projetos da coordenação (Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação DEMA) é elaborar estratégias para aumentar o vínculo dos novatos com os alunos veteranos, coordenadores e com os demais setores da universidade e assim combater essa desistência, principalmente nos anos iniciais do curso, onde tudo é muito novo para os mesmos. Neste contexto, na grade curricular do curso em questão existem duas disciplinas obrigatórias: Seminários de Tutoria I e II, oferecidas no primeiro ano da graduação, voltadas para a apresentação do curso, orientação de disciplinas, além de apresentações de palestras de alunos veteranos, ex-alunos, professores do curso e profissionais da área. Com o objetivo de avaliar este suporte e acompanhamento dos alunos, foi elaborado um questionário, para quantificar informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades do projeto, na aula da disciplina Seminários de Tutoria II, algumas sugestões de melhorias também são contempladas. A etapa seguinte é fazer as análises desses dados que buscam identificar pontos positivos e negativos das atividades e se o aluno tem interesse de continuar e concluir o curso. Vale ressaltar que, desde 2013, tem sido feitas aplicações desse mesmo questionário, dentre as análises feitas, como primeiro resultado, tem mostrado que existe um aumento dos alunos em afirmar que continuarão no curso.Universidade Federal do Ceará2019-06-18T18:44:51Z2019-06-18T18:44:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLUZ, Francisco Hitalo de Sousa et al. Ações contra a evasão no curso de estatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42866Luz, Francisco Hitalo de SousaFarias, Rafael Bráz AzevedoBatista, Maria JacquelineNojosa, Ronald Targinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42866Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:35.214343Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações contra a evasão no Curso de Estatística
title Ações contra a evasão no Curso de Estatística
spellingShingle Ações contra a evasão no Curso de Estatística
Luz, Francisco Hitalo de Sousa
Evasão
Permanência
Curso de Estatística
title_short Ações contra a evasão no Curso de Estatística
title_full Ações contra a evasão no Curso de Estatística
title_fullStr Ações contra a evasão no Curso de Estatística
title_full_unstemmed Ações contra a evasão no Curso de Estatística
title_sort Ações contra a evasão no Curso de Estatística
author Luz, Francisco Hitalo de Sousa
author_facet Luz, Francisco Hitalo de Sousa
Farias, Rafael Bráz Azevedo
Batista, Maria Jacqueline
Nojosa, Ronald Targino
author_role author
author2 Farias, Rafael Bráz Azevedo
Batista, Maria Jacqueline
Nojosa, Ronald Targino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Francisco Hitalo de Sousa
Farias, Rafael Bráz Azevedo
Batista, Maria Jacqueline
Nojosa, Ronald Targino
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Permanência
Curso de Estatística
topic Evasão
Permanência
Curso de Estatística
description No Curso de Estatística e em outros cursos da UFC existe uma preocupação em avaliar os motivos pelo qual alguns alunos desistem do curso. Tendo em vista isto, um dos projetos da coordenação (Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação DEMA) é elaborar estratégias para aumentar o vínculo dos novatos com os alunos veteranos, coordenadores e com os demais setores da universidade e assim combater essa desistência, principalmente nos anos iniciais do curso, onde tudo é muito novo para os mesmos. Neste contexto, na grade curricular do curso em questão existem duas disciplinas obrigatórias: Seminários de Tutoria I e II, oferecidas no primeiro ano da graduação, voltadas para a apresentação do curso, orientação de disciplinas, além de apresentações de palestras de alunos veteranos, ex-alunos, professores do curso e profissionais da área. Com o objetivo de avaliar este suporte e acompanhamento dos alunos, foi elaborado um questionário, para quantificar informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades do projeto, na aula da disciplina Seminários de Tutoria II, algumas sugestões de melhorias também são contempladas. A etapa seguinte é fazer as análises desses dados que buscam identificar pontos positivos e negativos das atividades e se o aluno tem interesse de continuar e concluir o curso. Vale ressaltar que, desde 2013, tem sido feitas aplicações desse mesmo questionário, dentre as análises feitas, como primeiro resultado, tem mostrado que existe um aumento dos alunos em afirmar que continuarão no curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-18T18:44:51Z
2019-06-18T18:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUZ, Francisco Hitalo de Sousa et al. Ações contra a evasão no curso de estatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42866
identifier_str_mv LUZ, Francisco Hitalo de Sousa et al. Ações contra a evasão no curso de estatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028888574427136