Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tabosa, Hamilton Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcante, Lidia Eugenia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100
Resumo: Apresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso.
id UFC-7_c7c531b1c22b4e94e6af352ba9648ef4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/59100
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFCDropout of students in higher education: diagnosis and actions implemented in the Librarianship course at Federal University of CearáEvasão no ensino superiorCurso de BiblioteconomiaCombate à evasãoApresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2021-06-19T19:06:00Z2021-06-19T19:06:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTABOSA, Hamilton Rodrigues; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021.1980-6949http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100Tabosa, Hamilton RodriguesCavalcante, Lidia Eugeniainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:08:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59100Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:55.778063Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
Dropout of students in higher education: diagnosis and actions implemented in the Librarianship course at Federal University of Ceará
title Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
spellingShingle Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
Tabosa, Hamilton Rodrigues
Evasão no ensino superior
Curso de Biblioteconomia
Combate à evasão
title_short Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
title_full Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
title_fullStr Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
title_full_unstemmed Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
title_sort Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
author Tabosa, Hamilton Rodrigues
author_facet Tabosa, Hamilton Rodrigues
Cavalcante, Lidia Eugenia
author_role author
author2 Cavalcante, Lidia Eugenia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tabosa, Hamilton Rodrigues
Cavalcante, Lidia Eugenia
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão no ensino superior
Curso de Biblioteconomia
Combate à evasão
topic Evasão no ensino superior
Curso de Biblioteconomia
Combate à evasão
description Apresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-19T19:06:00Z
2021-06-19T19:06:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TABOSA, Hamilton Rodrigues; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021.
1980-6949
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100
identifier_str_mv TABOSA, Hamilton Rodrigues; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021.
1980-6949
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028891451719680