Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100 |
Resumo: | Apresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso. |
id |
UFC-7_c7c531b1c22b4e94e6af352ba9648ef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/59100 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFCDropout of students in higher education: diagnosis and actions implemented in the Librarianship course at Federal University of CearáEvasão no ensino superiorCurso de BiblioteconomiaCombate à evasãoApresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2021-06-19T19:06:00Z2021-06-19T19:06:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTABOSA, Hamilton Rodrigues; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021.1980-6949http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100Tabosa, Hamilton RodriguesCavalcante, Lidia Eugeniainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:08:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59100Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:55.778063Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC Dropout of students in higher education: diagnosis and actions implemented in the Librarianship course at Federal University of Ceará |
title |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC |
spellingShingle |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC Tabosa, Hamilton Rodrigues Evasão no ensino superior Curso de Biblioteconomia Combate à evasão |
title_short |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC |
title_full |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC |
title_fullStr |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC |
title_full_unstemmed |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC |
title_sort |
Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC |
author |
Tabosa, Hamilton Rodrigues |
author_facet |
Tabosa, Hamilton Rodrigues Cavalcante, Lidia Eugenia |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Lidia Eugenia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tabosa, Hamilton Rodrigues Cavalcante, Lidia Eugenia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão no ensino superior Curso de Biblioteconomia Combate à evasão |
topic |
Evasão no ensino superior Curso de Biblioteconomia Combate à evasão |
description |
Apresenta diagnóstico acerca da evasão no ensino superior, tendo como estudo de caso o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Destaca as principais medidas das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar o ingresso e a permanência dos alunos. Relata ações estratégicas visando à redução e à prevenção da saída prematura dos estudantes, implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC, entre os anos de 2017 e 2019. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória, de natureza mista, qualitativa e quantitativa, coletaram-se dados inerentes à evasão no período de 2015 a 2019 no referido curso. Os resultados obtidos indicam a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde, bem como a necessidade de trabalhar em tempo integral como as principais motivações que influenciaram os alunos a abandonar o curso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-19T19:06:00Z 2021-06-19T19:06:00Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TABOSA, Hamilton Rodrigues; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021. 1980-6949 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100 |
identifier_str_mv |
TABOSA, Hamilton Rodrigues; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Evasão discente no ensino superior: diagnóstico e ações implementadas no curso de Biblioteconomia da UFC. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021. 1980-6949 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028891451719680 |