Estratégias de sobrevivência de uma educadora infame forjada entre o cárcere e a rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Patrícia Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vasconcelos, José Gerardo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48049
Resumo: O fenômeno dos modernos nômades urbanos emerge desafiando os olhares das multidões para uma consciência da realidade social na qual estão inseridos, é necessário aprimorar o olhar para perceber pessoas ao invés de corpos perambulando ou adormecidos nos bancos da praça e sensibilidade para diferenciá-los das esculturas que compõem a paisagem. No entanto, um vagaroso olhar desvela a presença do Estado, de um campo moral e o aparato institucional que mantém o controle e a repressão. Nesse pacote estão inclusos os programas e atendimentos estatais, os atendimentos filantrópicos e assistencialistas, os processos de institucionalização e diversos atores envolvidos nessa teia de alternativas atenuantes da precariedade (FRANGELLA, 2016). Nesse ínterim, na sensibilização do olhar para os modernos nômades, a composição do objeto foi surgindo a partir das vivências como educadora social no Centro de Convivência para pessoas em situação de rua e as conversas significativas com o meu orientador, sempre fomentando minhas inquietações que lançaram-me para o submundo da marginalidade, espaço onde vasculho o cotidiano dos infames em busca das potencialidades ocultas. Este texto é um recorte de uma pesquisa realizada com a população em situação de rua que deu origem ao meu trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, contrariando os modelos das décadas anteriores, quando se destacavam as dimensões socioeconômicas e sociológicas da população de rua. De acordo com Frangella (2016), nos últimos anos, alguns pesquisadores, entre os quais me incluo, dedicaram-se a olhar as vivências de rua e seus sujeitos, quase sempre esquecidos na sua singularidade social.[...]
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