Famílias em situação de rua do Distrito Federal : acesso à educação sob o olhar da Bioética de Intervenção
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32326 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2018. |
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Famílias em situação de rua do Distrito Federal : acesso à educação sob o olhar da Bioética de IntervençãoBioética de IntervençãoCidadaniaEducação - aspectos sociaisPopulação em situação de ruaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2018.A ética aplicada tem a responsabilidade de discutir sobre diversos assuntos, inclusive quando se trata do ser humano e seu lugar na sociedade. Com isso, é viável dizer que a abordagem sobre a situação das pessoas que vivem nas ruas é uma questão em pauta para a bioética, assim como a relação delas com a educação e a saúde ofertadas em Brasília. Assim, objetivo deste escrito foi levantar dados sobre essas pessoas no Distrito Federal e seu acesso à educação sob o olhar da bioética de intervenção. A metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas em livros, sítios, legislações, etc. O resultado obtido foi a observação da deficiência de dados sobre tal conjuntura, afetando, assim, a implementação de políticas públicas que poderiam melhorar ou até mesmo solucionar os problemas com o passar do tempo. Ademais, a validade da discussão sobre justiça e cidadania pode e deve estar presente na abrangência dissertada sobre o assunto em pauta. Deste modo, conclui-se que é possível atribuir certa responsabilidade à bioética de intervenção para fazer uso de ferramentas e discursos a fim de desenvolver pensamentos e advertir superiores e a própria população sobre os atuais problemas enfrentados sobre pessoas em situação de rua.The applied ethics has the responsibility to discuss about many subjects, including when it comes to the human being and his place in society. Therefore, we can say that the approach about homeless people is an important subject to bioethics, also an important subject is their relation with education and with health in Brasília. That being the case, the objective of this writing was to collect information about these people in Distrito Federal and their access to education when it comes to the intervention bioethics point of view. The methodology used was bibliographic research in books, sites, laws, etc. The acquired result was the discovery of some deficit in information data about the homelessness issue, which affects the implementation of public politics, which could amend or even solve the matter in question over time. In addition, the validity of the discussion about justice and citizenship can and must be present in the approach discourse about the point at issue. In conclusion, it is possible to attribute responsibility to the intervention bioethics to make use of mechanisms and speeches in order to develop thoughts and warn superiors and the population about the actual homelessness situation.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em BioéticaNascimento, Wanderson Flor doCorrêa, Kirla de Lima Nakayama2018-07-20T21:53:25Z2018-07-20T21:53:25Z2018-07-162018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA, Kirla de Lima Nakayama. Famílias em situação de rua do Distrito Federal: acesso à educação sob o olhar da Bioética de Intervenção. 2018. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32326info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T16:10:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/32326Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T16:10:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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