Reflexões sobre educação político-estética: o personagem como problema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42114 |
Resumo: | Poder-se-ia dizer que se abre a tenda do Grupo Formosura de Teatro. Um grupo que, como vamos contar, durante um período significativo experimenta o ensino do teatro de bonecos, feito mediante uma experiência de projetos de trabalho em arte, com um conjunto de trinta jovens. Em meio a uma história de décadas, onde desde esse tempo atuo como dramaturga do grupo, pensando o que seria a arte popular e sempre atuando com ela, escolho dividir algumas reflexões sobre a construção da cena teatral assim partilhada. O Grupo Formosura caracterizou-se por um tipo de teatro que, ainda que guardasse a espontaneidade e humor, comuns à tradição de brincantes populares, tentou sempre buscar o que dizer e a forma de dizê-lo, a partir de uma continuada reflexão sobre a educação político-estética, por último com uma marcada perspectiva espiritualista. Pensando a cena teatral e a produção dela nesses parâmetros, Graça Freitas e suas filhas atrizes Marina e Vitória, Antônio Rodrigues, estudiosos das prisões e ator, eu e Caciana - minha filha, psicóloga- pensamos esta experiência educativa em trabalho, com as artes do teatro de bonecos, em particular, para os filhos e filhas de mulheres detentas no Presídio Feminino Auri Moura.[...] |
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Poder-se-ia dizer que se abre a tenda do Grupo Formosura de Teatro. Um grupo que, como vamos contar, durante um período significativo experimenta o ensino do teatro de bonecos, feito mediante uma experiência de projetos de trabalho em arte, com um conjunto de trinta jovens. Em meio a uma história de décadas, onde desde esse tempo atuo como dramaturga do grupo, pensando o que seria a arte popular e sempre atuando com ela, escolho dividir algumas reflexões sobre a construção da cena teatral assim partilhada. O Grupo Formosura caracterizou-se por um tipo de teatro que, ainda que guardasse a espontaneidade e humor, comuns à tradição de brincantes populares, tentou sempre buscar o que dizer e a forma de dizê-lo, a partir de uma continuada reflexão sobre a educação político-estética, por último com uma marcada perspectiva espiritualista. Pensando a cena teatral e a produção dela nesses parâmetros, Graça Freitas e suas filhas atrizes Marina e Vitória, Antônio Rodrigues, estudiosos das prisões e ator, eu e Caciana - minha filha, psicóloga- pensamos esta experiência educativa em trabalho, com as artes do teatro de bonecos, em particular, para os filhos e filhas de mulheres detentas no Presídio Feminino Auri Moura.[...] |
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