Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engroff, Luiz Gustavo Bieberbach
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216165
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.
id UFSC_f6e3188c8904cb67add37a4e83e8289f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216165
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e BrechtTeatroTeatro brasileiroTeatroArte modernaEstéticaArte e literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.Neste trabalho pretendo revisitar o diálogo estético estabelecido entre Walter Benjamin e Bertolt Brecht na década de 1930 e, a partir das suas reflexões sobre a arte moderna, em especial a arte teatral, investigar a produtividade dessas reflexões para se pensar as experiências cênicas da atualidade, em dois grandes centros culturais latino-americanos: São Paulo e Cidade do México. O objetivo fundamental é analisar duas montagens teatrais contemporâneas que utilizam narrativas constituídas a partir de depoimentos, memórias e testemunhos de indivíduos que viveram determinadas situações originadas em momentos históricos específicos dos referidos países. As encenações em questão são Luis Antônio-Gabriela (2011), da Cia. Mungunzá (São Paulo) e 72Migrantes/Altar (2011), da Cia. Zynaia - Escuela Nacional de Arte Teatral (Cidade do México). Parto da premissa de que ambas as obras se embasam na retórica testemunhal e possuem sua estética calcada em uma poética que pode ser comparada à brechtiana. Para a fundamentação das reflexões, suscitadas pelas teorias benjaminianas e brechtianas, realizei pesquisas de campo que aconteceram em São Paulo e na Cidade do México, a fim de realizar entrevistas e coletar dados com os principais envolvidos nas montagens mencionadas. Como complemento para o desenvolvimento deste estudo, tais reflexões foram articuladas com críticos culturais contemporâneos, como Achille Mbembe, Beatriz Sarlo, George Didi-Huberman, Judith Butler, Hans-Thies Lehmann, entre outros.Abstract: In this thesis, I intend to revisit the aesthetic dialogue established between Walter Benjamin and Bertolt Brecht in the 1930s and, based on their observations on modern art, especially theatrical art, to investigate the productivity of these in order to think about contemporary scenic experiences, in two large Latin American cultural centers: São Paulo and Mexico City. The main objective of my thesis is to analyze two contemporary theatrical productions that use narratives based on testimonies, memories and stories of individuals who experienced certain situations that originated in specific historical moments in those countries. The productions in question are Luis Antônio-Gabriela (2011), from Cia. Mungunzá (São Paulo) and 72Migrantes/Altar (2011), from Cia. Zynaia - Escuela Nacional de Arte Teatral (Mexico City). I start from the premise that both works are based on testimonial rhetoric and have their aesthetics related to a poetics that can be compared to Brecht's. For the reasoning of the discussions, raised by Benjamin's and Brecht's theories, I will conduct a field research that took place in São Paulo and Mexico City, in order to do interviews and collect data with the main individuals involved in the mentioned plays. As a complement to the development of this study, such thoughts were articulated with contemporary cultural critics such as Achille Mbembe, Beatriz Sarlo, George Didi-Huberman, Judith Butler, Hans-Thies Lehmann, among others.Cruz, ClaudioLima, Fátima Costa deUniversidade Federal de Santa CatarinaEngroff, Luiz Gustavo Bieberbach2020-10-21T21:26:23Z2020-10-21T21:26:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis302 p.application/pdf369768https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216165porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:26:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216165Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:26:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht
title Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht
spellingShingle Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht
Engroff, Luiz Gustavo Bieberbach
Teatro
Teatro brasileiro
Teatro
Arte moderna
Estética
Arte e literatura
title_short Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht
title_full Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht
title_fullStr Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht
title_full_unstemmed Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht
title_sort Luis Antônio-Gabriela e 72migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht
author Engroff, Luiz Gustavo Bieberbach
author_facet Engroff, Luiz Gustavo Bieberbach
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Claudio
Lima, Fátima Costa de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Engroff, Luiz Gustavo Bieberbach
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Teatro brasileiro
Teatro
Arte moderna
Estética
Arte e literatura
topic Teatro
Teatro brasileiro
Teatro
Arte moderna
Estética
Arte e literatura
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:26:23Z
2020-10-21T21:26:23Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369768
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216165
identifier_str_mv 369768
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 302 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652326089523200