Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Rayanne Lourenço
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47184
Resumo: This term papper consist s in a brief description of experiences referring to the performance of PIBID Educação Ambiental fellow as well it provides the theoretical and practical substrate necessary to the un dersta n ding and execution of these activities . As we discern w hich elements are present in these experiences, we seek to demonstrate the importance of the participation on PIBID to the teacher formation. For that, first we discourse what is the Programa de Iniciação a Docência, in order that we can characterize it. That way we show its legal support with the goal of understa n ding its attributes and objectives. Next the scholarship context is briefly described so the c h aracteristics of the relation scho o l fi el d of work could be perceived and also how this propritiated learning to the fellow. In the next topic, the description of the activities is going to be done i n o rder to provide analysis material to the remainder of the term paper. Then we are going to ex tract, from the description of the performances, the necessary abilities to the efficient development of the activities Lastly, we effectively present the results of these experiences to the formation of fellow into future schoolteachers.
id UFC-7_660319d7ee320b518f222b52a598488d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47184
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professoresEducação ambientalProfessoresFormação de professoresPIBIDHabilidadesSala de aulaPrática docenteAula de campoThis term papper consist s in a brief description of experiences referring to the performance of PIBID Educação Ambiental fellow as well it provides the theoretical and practical substrate necessary to the un dersta n ding and execution of these activities . As we discern w hich elements are present in these experiences, we seek to demonstrate the importance of the participation on PIBID to the teacher formation. For that, first we discourse what is the Programa de Iniciação a Docência, in order that we can characterize it. That way we show its legal support with the goal of understa n ding its attributes and objectives. Next the scholarship context is briefly described so the c h aracteristics of the relation scho o l fi el d of work could be perceived and also how this propritiated learning to the fellow. In the next topic, the description of the activities is going to be done i n o rder to provide analysis material to the remainder of the term paper. Then we are going to ex tract, from the description of the performances, the necessary abilities to the efficient development of the activities Lastly, we effectively present the results of these experiences to the formation of fellow into future schoolteachers.Esse trabalho consiste em um breve relato de experiências refer entes à atuação dos bolsistas do PIBID Educação Ambiental, assim como fornece o substrato teórico e prático para a compreensão e execução dessas atividades . Ao discernirmos quais os elementos que estão presentes nessas experiências, objetivamos demonstrar a importância dessa participação no PIBID para a formação dos professores . Para tal, primeiramente discorre mos a respeito do que é o Programa d e Bolsa de Iniciação à Docência, a fim de que possamos então caracterizá lo. Dessa forma, mostramos a sua susten tação legal com o intuito de entender suas atribuições e objetivos. Em seguida, o contexto escolar é brevemente descrito para que se possam compreender quais são as características constituintes da escola campo de atuação e como essas peculiaridades propic iaram aprendizados para os bolsistas. No próximo tópico, os relatos das atividades serão feitos de forma a fornecer material de análise para o restante do trabalho. Em seguida extrairemos dos relatos das atuações as habilidades necessárias para o desenvolv imento eficaz das atividades. Por fim, apresentamos efetivamente o resultado dessas experiências para a formação dos bolsistas em futuros professores.Verola, Christiano FrancoCoelho, Rayanne Lourenço2019-10-29T18:37:46Z2019-10-29T18:37:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOELHO, Rayanne Lourenço. Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47184porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-29T18:39:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47184Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:19.007702Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores
title Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores
spellingShingle Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores
Coelho, Rayanne Lourenço
Educação ambiental
Professores
Formação de professores
PIBID
Habilidades
Sala de aula
Prática docente
Aula de campo
title_short Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores
title_full Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores
title_fullStr Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores
title_full_unstemmed Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores
title_sort Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores
author Coelho, Rayanne Lourenço
author_facet Coelho, Rayanne Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verola, Christiano Franco
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Rayanne Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Professores
Formação de professores
PIBID
Habilidades
Sala de aula
Prática docente
Aula de campo
topic Educação ambiental
Professores
Formação de professores
PIBID
Habilidades
Sala de aula
Prática docente
Aula de campo
description This term papper consist s in a brief description of experiences referring to the performance of PIBID Educação Ambiental fellow as well it provides the theoretical and practical substrate necessary to the un dersta n ding and execution of these activities . As we discern w hich elements are present in these experiences, we seek to demonstrate the importance of the participation on PIBID to the teacher formation. For that, first we discourse what is the Programa de Iniciação a Docência, in order that we can characterize it. That way we show its legal support with the goal of understa n ding its attributes and objectives. Next the scholarship context is briefly described so the c h aracteristics of the relation scho o l fi el d of work could be perceived and also how this propritiated learning to the fellow. In the next topic, the description of the activities is going to be done i n o rder to provide analysis material to the remainder of the term paper. Then we are going to ex tract, from the description of the performances, the necessary abilities to the efficient development of the activities Lastly, we effectively present the results of these experiences to the formation of fellow into future schoolteachers.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-10-29T18:37:46Z
2019-10-29T18:37:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Rayanne Lourenço. Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47184
identifier_str_mv COELHO, Rayanne Lourenço. Contribuições das atividades do PIBID Educação Ambiental para a formação de professores. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028852557938688