A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160 |
Resumo: | Na perspectiva de capacitar educadores/as para dar respostas à efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar se faz necessário assumir no primeiro momento, a nossa identidade de afro-brasileiro. Nesse sentido, se torna indispensável a inclusão de procedimentos metodológicos que venham a despertar as mentalidades adormecidas e que se contraponham à ideologia “branquiada” que recebemos na nossa formação escolar. A legitimação da raiz ancestral do próprio educador é o que se coloca como indispensável. Segundo Paulo Freire, o que se espera do perfil desses educadora/o é uma postura ética definida acima de tudo pela “corporificação” da palavra. Isso significa educar pela própria forma de ser e de viver, desfazendo com a palavra e com o exemplo, aquilo que nos é negado e que por conta disso nos indignamos e dizemos não, fazendo uso de instrumentos educativos e criativos, nos diversos espaços por onde atuamos. [...] |
id |
UFC-7_667de5bb280eaf896f77e8b350c73573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39160 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professoresLei 10.639/03Instrumentos criativosEnsinoNa perspectiva de capacitar educadores/as para dar respostas à efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar se faz necessário assumir no primeiro momento, a nossa identidade de afro-brasileiro. Nesse sentido, se torna indispensável a inclusão de procedimentos metodológicos que venham a despertar as mentalidades adormecidas e que se contraponham à ideologia “branquiada” que recebemos na nossa formação escolar. A legitimação da raiz ancestral do próprio educador é o que se coloca como indispensável. Segundo Paulo Freire, o que se espera do perfil desses educadora/o é uma postura ética definida acima de tudo pela “corporificação” da palavra. Isso significa educar pela própria forma de ser e de viver, desfazendo com a palavra e com o exemplo, aquilo que nos é negado e que por conta disso nos indignamos e dizemos não, fazendo uso de instrumentos educativos e criativos, nos diversos espaços por onde atuamos. [...]2019-01-24T18:38:45Z2019-01-24T18:38:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALMEIDA, Maria Inez de Lima. A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 658-670.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160Almeida, Maria Inez de Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39160Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:00.950417Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores |
title |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores |
spellingShingle |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores Almeida, Maria Inez de Lima Lei 10.639/03 Instrumentos criativos Ensino |
title_short |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores |
title_full |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores |
title_fullStr |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores |
title_full_unstemmed |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores |
title_sort |
A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores |
author |
Almeida, Maria Inez de Lima |
author_facet |
Almeida, Maria Inez de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Inez de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei 10.639/03 Instrumentos criativos Ensino |
topic |
Lei 10.639/03 Instrumentos criativos Ensino |
description |
Na perspectiva de capacitar educadores/as para dar respostas à efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar se faz necessário assumir no primeiro momento, a nossa identidade de afro-brasileiro. Nesse sentido, se torna indispensável a inclusão de procedimentos metodológicos que venham a despertar as mentalidades adormecidas e que se contraponham à ideologia “branquiada” que recebemos na nossa formação escolar. A legitimação da raiz ancestral do próprio educador é o que se coloca como indispensável. Segundo Paulo Freire, o que se espera do perfil desses educadora/o é uma postura ética definida acima de tudo pela “corporificação” da palavra. Isso significa educar pela própria forma de ser e de viver, desfazendo com a palavra e com o exemplo, aquilo que nos é negado e que por conta disso nos indignamos e dizemos não, fazendo uso de instrumentos educativos e criativos, nos diversos espaços por onde atuamos. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-24T18:38:45Z 2019-01-24T18:38:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Maria Inez de Lima. A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 658-670. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Maria Inez de Lima. A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 658-670. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028737263861760 |