A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Inez de Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160
Resumo: Na perspectiva de capacitar educadores/as para dar respostas à efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar se faz necessário assumir no primeiro momento, a nossa identidade de afro-brasileiro. Nesse sentido, se torna indispensável a inclusão de procedimentos metodológicos que venham a despertar as mentalidades adormecidas e que se contraponham à ideologia “branquiada” que recebemos na nossa formação escolar. A legitimação da raiz ancestral do próprio educador é o que se coloca como indispensável. Segundo Paulo Freire, o que se espera do perfil desses educadora/o é uma postura ética definida acima de tudo pela “corporificação” da palavra. Isso significa educar pela própria forma de ser e de viver, desfazendo com a palavra e com o exemplo, aquilo que nos é negado e que por conta disso nos indignamos e dizemos não, fazendo uso de instrumentos educativos e criativos, nos diversos espaços por onde atuamos. [...]
id UFC-7_667de5bb280eaf896f77e8b350c73573
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39160
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professoresLei 10.639/03Instrumentos criativosEnsinoNa perspectiva de capacitar educadores/as para dar respostas à efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar se faz necessário assumir no primeiro momento, a nossa identidade de afro-brasileiro. Nesse sentido, se torna indispensável a inclusão de procedimentos metodológicos que venham a despertar as mentalidades adormecidas e que se contraponham à ideologia “branquiada” que recebemos na nossa formação escolar. A legitimação da raiz ancestral do próprio educador é o que se coloca como indispensável. Segundo Paulo Freire, o que se espera do perfil desses educadora/o é uma postura ética definida acima de tudo pela “corporificação” da palavra. Isso significa educar pela própria forma de ser e de viver, desfazendo com a palavra e com o exemplo, aquilo que nos é negado e que por conta disso nos indignamos e dizemos não, fazendo uso de instrumentos educativos e criativos, nos diversos espaços por onde atuamos. [...]2019-01-24T18:38:45Z2019-01-24T18:38:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALMEIDA, Maria Inez de Lima. A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 658-670.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160Almeida, Maria Inez de Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39160Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:00.950417Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
title A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
spellingShingle A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
Almeida, Maria Inez de Lima
Lei 10.639/03
Instrumentos criativos
Ensino
title_short A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
title_full A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
title_fullStr A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
title_full_unstemmed A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
title_sort A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores
author Almeida, Maria Inez de Lima
author_facet Almeida, Maria Inez de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Inez de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Lei 10.639/03
Instrumentos criativos
Ensino
topic Lei 10.639/03
Instrumentos criativos
Ensino
description Na perspectiva de capacitar educadores/as para dar respostas à efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar se faz necessário assumir no primeiro momento, a nossa identidade de afro-brasileiro. Nesse sentido, se torna indispensável a inclusão de procedimentos metodológicos que venham a despertar as mentalidades adormecidas e que se contraponham à ideologia “branquiada” que recebemos na nossa formação escolar. A legitimação da raiz ancestral do próprio educador é o que se coloca como indispensável. Segundo Paulo Freire, o que se espera do perfil desses educadora/o é uma postura ética definida acima de tudo pela “corporificação” da palavra. Isso significa educar pela própria forma de ser e de viver, desfazendo com a palavra e com o exemplo, aquilo que nos é negado e que por conta disso nos indignamos e dizemos não, fazendo uso de instrumentos educativos e criativos, nos diversos espaços por onde atuamos. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T18:38:45Z
2019-01-24T18:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Maria Inez de Lima. A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 658-670.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160
identifier_str_mv ALMEIDA, Maria Inez de Lima. A dimensão eco-pedagógica da ancestralidade na formação de professores. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 658-670.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028737263861760