A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422 |
Resumo: | Este artigo é resultado das nossas pesquisas sobre os estudos argumentativos e tem como finalidade a observação das técnicas argumentativas no texto publicitário. Verificamos com essa investigação que há uma forte relação entre a argumentação pelo modelo e a questão ideológica que perpassa o discurso publicitário. Nesse sentido, temos como objetivo analisar a inter-relação da técnica da argumentação pelo modelo e a questão das ideologias presentes na condução argumentativa do gênero anúncio publicitário de cosmético. Para isso, utilizamos como aparato teórico a proposta postulada pelos estudos da Nova Retórica que defende a argumentação centrada no conjunto de técnicas argumentativas. Recorremos ainda aos pressupostos de Bhatia (2004) e Sousa (2005) sobre a caracterização do gênero anúncio publicitário. [...] |
id |
UFC-7_68c45c25be4cd1704904b603f34b7a65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/40422 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologiasEstudos argumentativosAnúncios de cosmésticosQuestão das ideologiasCaracterização do genêro anúncio publicitárioEste artigo é resultado das nossas pesquisas sobre os estudos argumentativos e tem como finalidade a observação das técnicas argumentativas no texto publicitário. Verificamos com essa investigação que há uma forte relação entre a argumentação pelo modelo e a questão ideológica que perpassa o discurso publicitário. Nesse sentido, temos como objetivo analisar a inter-relação da técnica da argumentação pelo modelo e a questão das ideologias presentes na condução argumentativa do gênero anúncio publicitário de cosmético. Para isso, utilizamos como aparato teórico a proposta postulada pelos estudos da Nova Retórica que defende a argumentação centrada no conjunto de técnicas argumentativas. Recorremos ainda aos pressupostos de Bhatia (2004) e Sousa (2005) sobre a caracterização do gênero anúncio publicitário. [...]Pontes Editores2019-03-27T11:27:46Z2019-03-27T11:27:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos de; LIMA, Edmar Peixoto de. A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 99-119.978 85 2170031 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos deLima, Edmar Peixoto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-20T17:17:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40422Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:02.490870Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias |
title |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias |
spellingShingle |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de Estudos argumentativos Anúncios de cosmésticos Questão das ideologias Caracterização do genêro anúncio publicitário |
title_short |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias |
title_full |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias |
title_fullStr |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias |
title_full_unstemmed |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias |
title_sort |
A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias |
author |
Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de |
author_facet |
Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de Lima, Edmar Peixoto de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Edmar Peixoto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de Lima, Edmar Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos argumentativos Anúncios de cosmésticos Questão das ideologias Caracterização do genêro anúncio publicitário |
topic |
Estudos argumentativos Anúncios de cosmésticos Questão das ideologias Caracterização do genêro anúncio publicitário |
description |
Este artigo é resultado das nossas pesquisas sobre os estudos argumentativos e tem como finalidade a observação das técnicas argumentativas no texto publicitário. Verificamos com essa investigação que há uma forte relação entre a argumentação pelo modelo e a questão ideológica que perpassa o discurso publicitário. Nesse sentido, temos como objetivo analisar a inter-relação da técnica da argumentação pelo modelo e a questão das ideologias presentes na condução argumentativa do gênero anúncio publicitário de cosmético. Para isso, utilizamos como aparato teórico a proposta postulada pelos estudos da Nova Retórica que defende a argumentação centrada no conjunto de técnicas argumentativas. Recorremos ainda aos pressupostos de Bhatia (2004) e Sousa (2005) sobre a caracterização do gênero anúncio publicitário. [...] |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-03-27T11:27:46Z 2019-03-27T11:27:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos de; LIMA, Edmar Peixoto de. A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 99-119. 978 85 2170031 9 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422 |
identifier_str_mv |
SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos de; LIMA, Edmar Peixoto de. A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 99-119. 978 85 2170031 9 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontes Editores |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontes Editores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028864411041792 |