A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Edmar Peixoto de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422
Resumo: Este artigo é resultado das nossas pesquisas sobre os estudos argumentativos e tem como finalidade a observação das técnicas argumentativas no texto publicitário. Verificamos com essa investigação que há uma forte relação entre a argumentação pelo modelo e a questão ideológica que perpassa o discurso publicitário. Nesse sentido, temos como objetivo analisar a inter-relação da técnica da argumentação pelo modelo e a questão das ideologias presentes na condução argumentativa do gênero anúncio publicitário de cosmético. Para isso, utilizamos como aparato teórico a proposta postulada pelos estudos da Nova Retórica que defende a argumentação centrada no conjunto de técnicas argumentativas. Recorremos ainda aos pressupostos de Bhatia (2004) e Sousa (2005) sobre a caracterização do gênero anúncio publicitário. [...]
id UFC-7_68c45c25be4cd1704904b603f34b7a65
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40422
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologiasEstudos argumentativosAnúncios de cosmésticosQuestão das ideologiasCaracterização do genêro anúncio publicitárioEste artigo é resultado das nossas pesquisas sobre os estudos argumentativos e tem como finalidade a observação das técnicas argumentativas no texto publicitário. Verificamos com essa investigação que há uma forte relação entre a argumentação pelo modelo e a questão ideológica que perpassa o discurso publicitário. Nesse sentido, temos como objetivo analisar a inter-relação da técnica da argumentação pelo modelo e a questão das ideologias presentes na condução argumentativa do gênero anúncio publicitário de cosmético. Para isso, utilizamos como aparato teórico a proposta postulada pelos estudos da Nova Retórica que defende a argumentação centrada no conjunto de técnicas argumentativas. Recorremos ainda aos pressupostos de Bhatia (2004) e Sousa (2005) sobre a caracterização do gênero anúncio publicitário. [...]Pontes Editores2019-03-27T11:27:46Z2019-03-27T11:27:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos de; LIMA, Edmar Peixoto de. A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 99-119.978 85 2170031 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos deLima, Edmar Peixoto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-20T17:17:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40422Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:02.490870Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
title A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
spellingShingle A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de
Estudos argumentativos
Anúncios de cosmésticos
Questão das ideologias
Caracterização do genêro anúncio publicitário
title_short A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
title_full A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
title_fullStr A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
title_full_unstemmed A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
title_sort A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias
author Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de
author_facet Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de
Lima, Edmar Peixoto de
author_role author
author2 Lima, Edmar Peixoto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Jammara Oliveira Vasconcelos de
Lima, Edmar Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos argumentativos
Anúncios de cosmésticos
Questão das ideologias
Caracterização do genêro anúncio publicitário
topic Estudos argumentativos
Anúncios de cosmésticos
Questão das ideologias
Caracterização do genêro anúncio publicitário
description Este artigo é resultado das nossas pesquisas sobre os estudos argumentativos e tem como finalidade a observação das técnicas argumentativas no texto publicitário. Verificamos com essa investigação que há uma forte relação entre a argumentação pelo modelo e a questão ideológica que perpassa o discurso publicitário. Nesse sentido, temos como objetivo analisar a inter-relação da técnica da argumentação pelo modelo e a questão das ideologias presentes na condução argumentativa do gênero anúncio publicitário de cosmético. Para isso, utilizamos como aparato teórico a proposta postulada pelos estudos da Nova Retórica que defende a argumentação centrada no conjunto de técnicas argumentativas. Recorremos ainda aos pressupostos de Bhatia (2004) e Sousa (2005) sobre a caracterização do gênero anúncio publicitário. [...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-27T11:27:46Z
2019-03-27T11:27:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos de; LIMA, Edmar Peixoto de. A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 99-119.
978 85 2170031 9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422
identifier_str_mv SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos de; LIMA, Edmar Peixoto de. A argumentação pelo modelo em anúncios de cosméticos: dialogando com as ideologias. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 99-119.
978 85 2170031 9
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
publisher.none.fl_str_mv Pontes Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028864411041792