A contabilidade da desapropriação: um exame preliminar sobre o circuito inferior da expansão urbana da metrópole de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6709 |
Resumo: | RIZZI, Carlos Alberto. A contabilidade da desapropriação: um exame preliminar sobre o circuito inferior da expansão urbana da metrópole de São Paulo. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 4, p. 1-15, 2010. |
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A contabilidade da desapropriação: um exame preliminar sobre o circuito inferior da expansão urbana da metrópole de São PauloExpropriation of accounting: a preliminary survey on the lower circuit of the urban expansion of the São Paulo metropolitan areaCrime AmbientalHabitação SocialUrbanizaçãoCircuitos da Economia UrbanaEnvironmental CrimeSocial HousingUrbanizationCircuits of Urban EconomyRIZZI, Carlos Alberto. A contabilidade da desapropriação: um exame preliminar sobre o circuito inferior da expansão urbana da metrópole de São Paulo. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 4, p. 1-15, 2010.In the late 2000s, with the impending construction of a section of the Mario Covas Ring Road, its northern stretch, made possible by funds from the Growth Acceleration Program - PAC for transportation, the issue of funds for consumption, or the peri-urban areas of the metropolis, has gained importance for the active agents of capital in urban space. In 2007, interviews were held with the Civil Defense of the sub-prefecture Brasilândia-Freguesia do Ó and the sub-prefect of Jacanã-Tremembé. Were also conducted field work in the same year, in areas of these referred to sub-prefectures in the region and also the "Cratera" and "Colônia" in the south of São Paulo, a region known as Parelheiros. These fields and interviews were conducted in order to observe the issue of urbanization of the suburban metropolis of Sao Paulo and its relation to legally protected areas. The following consists of information extracted from these secondary sources reinforced by official data and structured based on certain theoretical geography of contemporary criticism.No final da década de 2000, com a iminência da construção de mais um trecho do Rodoanel Mário Covas, seu trecho Norte, viabilizado por recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC para o transporte, a questão dos fundos de consumo, isto é, dos espaços periurbanos da metrópole paulista, ganhou importância para os agentes do capital atuantes no espaço urbano. Em 2007, foram realizadas entrevistas com a Defesa Civil da sub-prefeitura Brasilândia-Freguesia do Ó e com o sub-prefeito de Jacanã-Tremembé. Também foram realizados trabalhos de campo, nesse mesmo ano, em áreas dessas referidas sub-prefeituras e também na região da “Cratera” e “Colônia”, na zona sul de São Paulo, região conhecida como Parelheiros. Esses campos e entrevistas foram realizados com o objetivo de se observar a questão da urbanização periurbana da Metrópole de São Paulo e sua relação com áreas legalmente protegidas. O texto a seguir é composto de informações extraídas dessas fontes secundárias reforçadas por dados oficiais e estruturado a partir de determinados referenciais teóricos da geografia crítica contemporânea.http://www.revistalabor.ufc.br/index.php2013-11-14T16:11:42Z2013-11-14T16:11:42Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIZZI, C. A. (2010)1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6709RIZZI, Carlos Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:10:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/6709Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-07T19:10:40Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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