Realização de testes semanais na disciplina de mecânica e máquinas agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Clice de Araújo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis, Maria Albertina Monteiro, Freire, Jales Feitosa, Nascimento, Elivânia Maria Sousa, Chioderoli, Carlos Alessandro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26761
Resumo: A disciplina AD0186 Mecânica e Máquinas Agrícolas é obrigatória na grade curricular do curso de Zootecnia, proporcionando base de conhecimentos técnicos sobre motores e tratores agrícolas, bem como sobre todas as máquinas e implementos utilizados no setor agropecuário, além de abordar muitos outros assuntos da área que são de fundamental importância para a formação de futuros profissionais. No entanto, ao longo de vários semestres tem-se observado grande índice de reprovação por nota, bem como ausência dos alunos ou faltas por não chegarem no horário de início das aulas, perdendo assim, grande parte do conteúdo ministrado. Pensando em algo para diminuir esse problema foi implantado o sistema de testes rápidos semanais no início de cada aula prática, sendo a média das notas dos testes (descartada as quatro menores notas) no final do semestre correspondente a 20% da média final do aluno. Essa metodologia incentiva o aluno a chegar cedo na aula e manter o assunto da disciplina em dias, o que contribui para melhor desempenho nas avaliações parciais e maior aprendizado do conteúdo. Objetivou-se com o presente trabalho analisar e comparar o índice de aprovação dos alunos dos cursos de Zootecnia antes e após a implantação do método de avaliação com testes rápidos, aplicados semanalmente. Com base nos dados obtidos no SIGAA, fornecidos pelo Professor, foram feitas comparações entre a proporção de alunos aprovados ou reprovados nos semestres 2014.1; 2014.2, semestres nos quais não eram aplicados os testes semanais, com os alunos matriculados no semestre 2016.1, no qual foram realizados testes semanalmente. Foi utilizado teste de diferença de proporções com base na tabela Z. Adotando-se o nível de 5% de significância, constatou-se que as proporções são diferentes, sendo o maior índice de alunos aprovados observado no semestre 2016.1. Com isso pode-se afirmar que a aplicação de testes rápidos semanais influencia de forma positiva no processo de ensino/aprendizagem.
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