A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Gabriela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares, Deyse Mara Romualdo, Lima, Luciana de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44374
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de descrever como os licenciandos matriculados na disciplina Tecnodocência, nos semestres 2016.2, 2017.1 e 2017.2, compreendem a Docência. Diante de um cenário de boom tecnológico que gesta modificações em diversos âmbitos da sociedade, inclusive no educacional, a forma como os indivíduos acessam, produzem e compartilham as informações e conhecimentos apresenta-se sob outro viés. A Docência, com base nos moldes historicamente vigentes, aparece em dissonância com as exigências da “nova” sociedade, revelando a necessidade de desenvolvimento de uma formação de professores que integre Docência e TDICs. Foi realizado Estudo de Caso, a partir da execução de três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Os questionários de sondagem, em que constam as respostas dos licenciandos participantes da pesquisa, foram acessados, coletando-se e analisando-se, por meio de triangulação de dados, as considerações tecidas ao seguinte questionamento: O que é Docência? Obteve-se o predomínio da associação entre Docência e prática de ensino realizada pelo professor que tem como incumbência transmitir os conhecimentos preestabelecidos. Entretanto, foram percebidas respostas que relacionavam Docência a aspectos considerados inovadores como construção, inovação, compartilhamento, mas de maneira reduzida e pontual. Revela-se um cenário no qual o fazer docente precisa ser modificado, considerando os saberes tecnológicos. Pretende-se dar prosseguimento à pesquisa.
id UFC-7_bbca628261199134956ce54565a43744
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44374
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina TecnodocênciaDocênciaLicenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagemEsse trabalho tem o objetivo de descrever como os licenciandos matriculados na disciplina Tecnodocência, nos semestres 2016.2, 2017.1 e 2017.2, compreendem a Docência. Diante de um cenário de boom tecnológico que gesta modificações em diversos âmbitos da sociedade, inclusive no educacional, a forma como os indivíduos acessam, produzem e compartilham as informações e conhecimentos apresenta-se sob outro viés. A Docência, com base nos moldes historicamente vigentes, aparece em dissonância com as exigências da “nova” sociedade, revelando a necessidade de desenvolvimento de uma formação de professores que integre Docência e TDICs. Foi realizado Estudo de Caso, a partir da execução de três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Os questionários de sondagem, em que constam as respostas dos licenciandos participantes da pesquisa, foram acessados, coletando-se e analisando-se, por meio de triangulação de dados, as considerações tecidas ao seguinte questionamento: O que é Docência? Obteve-se o predomínio da associação entre Docência e prática de ensino realizada pelo professor que tem como incumbência transmitir os conhecimentos preestabelecidos. Entretanto, foram percebidas respostas que relacionavam Docência a aspectos considerados inovadores como construção, inovação, compartilhamento, mas de maneira reduzida e pontual. Revela-se um cenário no qual o fazer docente precisa ser modificado, considerando os saberes tecnológicos. Pretende-se dar prosseguimento à pesquisa.Editora Realize2019-08-01T14:10:20Z2019-08-01T14:10:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTELES, Gabriela; SOARES, Deyse Mara Romualdo; LIMA, Luciana de. A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.2526 3234http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44374Teles, GabrielaSoares, Deyse Mara RomualdoLima, Luciana deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44374Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:32.943950Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
title A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
spellingShingle A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
Teles, Gabriela
Docência
Licenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagem
title_short A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
title_full A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
title_fullStr A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
title_full_unstemmed A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
title_sort A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência
author Teles, Gabriela
author_facet Teles, Gabriela
Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana de
author_role author
author2 Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Gabriela
Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana de
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Licenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagem
topic Docência
Licenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagem
description Esse trabalho tem o objetivo de descrever como os licenciandos matriculados na disciplina Tecnodocência, nos semestres 2016.2, 2017.1 e 2017.2, compreendem a Docência. Diante de um cenário de boom tecnológico que gesta modificações em diversos âmbitos da sociedade, inclusive no educacional, a forma como os indivíduos acessam, produzem e compartilham as informações e conhecimentos apresenta-se sob outro viés. A Docência, com base nos moldes historicamente vigentes, aparece em dissonância com as exigências da “nova” sociedade, revelando a necessidade de desenvolvimento de uma formação de professores que integre Docência e TDICs. Foi realizado Estudo de Caso, a partir da execução de três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Os questionários de sondagem, em que constam as respostas dos licenciandos participantes da pesquisa, foram acessados, coletando-se e analisando-se, por meio de triangulação de dados, as considerações tecidas ao seguinte questionamento: O que é Docência? Obteve-se o predomínio da associação entre Docência e prática de ensino realizada pelo professor que tem como incumbência transmitir os conhecimentos preestabelecidos. Entretanto, foram percebidas respostas que relacionavam Docência a aspectos considerados inovadores como construção, inovação, compartilhamento, mas de maneira reduzida e pontual. Revela-se um cenário no qual o fazer docente precisa ser modificado, considerando os saberes tecnológicos. Pretende-se dar prosseguimento à pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-08-01T14:10:20Z
2019-08-01T14:10:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TELES, Gabriela; SOARES, Deyse Mara Romualdo; LIMA, Luciana de. A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.
2526 3234
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44374
identifier_str_mv TELES, Gabriela; SOARES, Deyse Mara Romualdo; LIMA, Luciana de. A docência sob o olhar dos licenciandos da disciplina Tecnodocência. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7.; SEMINÁRIO DO PIBID, 6.; SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 1., 5-7 dez. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Campina Grande (PB): Editora Realize, 2018.
2526 3234
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Realize
publisher.none.fl_str_mv Editora Realize
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028861439377408