A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69028 |
Resumo: | This work was carried out in order to elucidate a positive influence of games for teaching mathematics. The choice for the title came after realizing that children, since they were small, already bring a certain fear of mathematics and end up seeing it as a “bogeyman”, a children's cultural horror story. The present work tries to show that the games can help in the learning of the content, as well as, to break a barrier of fear that exists in the children since early. I chose some authors to formulate this research and I also tried to get in touch with some games to understand how they can help in understanding mathematical content. |
id |
UFC-7_6a9ce93670a827fc7cbd82ed3e1ff75c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/69028 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamentalThe positive influence of games for teaching mathematics in elementary schoolJogos matemáticosEnsino de matemática - Recursos didáticosJogos em educação matemáticaThis work was carried out in order to elucidate a positive influence of games for teaching mathematics. The choice for the title came after realizing that children, since they were small, already bring a certain fear of mathematics and end up seeing it as a “bogeyman”, a children's cultural horror story. The present work tries to show that the games can help in the learning of the content, as well as, to break a barrier of fear that exists in the children since early. I chose some authors to formulate this research and I also tried to get in touch with some games to understand how they can help in understanding mathematical content.Esse trabalho foi realizado com o intuito de elucidar a influência positiva dos jogos para o ensino da matemática. A escolha pelo título se deu após constatar que as crianças, desde pequenas, já trazem certo medo da matemática e acabam encarando- a como um “bicho papão”, história de terror cultural infantil. O presente trabalho tenta mostrar que os jogos podem auxiliar na aprendizagem do conteúdo, bem como, quebrar a barreira do medo que existe nas crianças desde cedo. Escolhi alguns autores para formular tal pesquisa e busquei também entrar em contato com alguns jogos para entender de que forma eles poderiam auxiliar no entendimento dos conteúdos matemáticos.Brandão, Jorge CarvalhoLima, André Philipe Magalhães2022-10-31T12:07:55Z2022-10-31T12:07:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, André Philipe Magalhães. A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental. 2020. 28 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69028porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T18:35:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/69028Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:26.260174Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental The positive influence of games for teaching mathematics in elementary school |
title |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental |
spellingShingle |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental Lima, André Philipe Magalhães Jogos matemáticos Ensino de matemática - Recursos didáticos Jogos em educação matemática |
title_short |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental |
title_full |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental |
title_fullStr |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental |
title_sort |
A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental |
author |
Lima, André Philipe Magalhães |
author_facet |
Lima, André Philipe Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Jorge Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, André Philipe Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos matemáticos Ensino de matemática - Recursos didáticos Jogos em educação matemática |
topic |
Jogos matemáticos Ensino de matemática - Recursos didáticos Jogos em educação matemática |
description |
This work was carried out in order to elucidate a positive influence of games for teaching mathematics. The choice for the title came after realizing that children, since they were small, already bring a certain fear of mathematics and end up seeing it as a “bogeyman”, a children's cultural horror story. The present work tries to show that the games can help in the learning of the content, as well as, to break a barrier of fear that exists in the children since early. I chose some authors to formulate this research and I also tried to get in touch with some games to understand how they can help in understanding mathematical content. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-10-31T12:07:55Z 2022-10-31T12:07:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, André Philipe Magalhães. A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental. 2020. 28 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69028 |
identifier_str_mv |
LIMA, André Philipe Magalhães. A influência positiva dos jogos para o ensino da matemática no ensino fundamental. 2020. 28 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028966486769664 |