O JOGO NAS PROPOSIÇÕES DAVYDOVIANAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/27434 |
Resumo: | No presente estudo, a preocupação é abordar o jogo e seus fundamentos, relacionados ao processo de ensino vinculado ao desenvolvimento dos estudantes. Tem como objeto a finalidade do jogo na interface entre a idade pré-escolar das crianças e seu primeiro de escolar do ensino fundamental. A delimitação foi para as manifestações dessa inter-relação na proposta de Davýdov no que diz respeito ao ensino de matemática. O objeto da pesquisa se expressa na seguinte pergunta: Quais as tarefas que contemplam o jogo no ensino de matemática, na perspectiva de Davidov, como manifestação da transição entre as atividades do jogo e de estudo, no ensino de matemática do 1º ano escolar? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que adota como referência os teóricos da abordagem histórico-cultural, bem como a proposição de ensino davydoviana, tendo por referência uma tese de doutorado. A evidência do estudo é de que existe a presença do jogo no primeiro ano escolar, na proposta analisada. Isso se explicita em tarefas como: as parlendas, as adivinhações, o faz de contas e as pegadinhas. Portanto, ainda existe teor de ludicidade no primeiro escolar, cuja importância está no seu próprio conteúdo: o matemático científico, não mais o cotidiano, como ocorre na pré-escola. |
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