Um banquinho e um violão: os intelectuais e a “educação cultural” do povo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41715 |
Resumo: | Em 1959, o baiano João Gilberto lançou o LP Chega de Saudade, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Nasce então a Bossa Nova, um movimento que ia de encontro ao gosto de um segmento moderno da classe média, que havia se ampliado depois da política industrializante de Juscelino Kubistchek. A Bossa Nova dominava o ambiente musical mais sofisticado das grandes cidades brasileiras. “Um banquinho e um violão era o lema que traduzia a vontade de síntese, de sutileza, de despojamento que passou a ser confundida com a boa música popular brasileira, moderna e sofisticada. Nas letras também se notava uma tendência à sutileza e à contenção dos boleros mais populares. A Bossa Nova rapidamente ganhou a audiência mais sofisticada, que até então ouvia música erudita e jazz norte-americano. [...] |
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