Os reflexos da medicalização e psicologização da educação no currículo e nas formas de avaliar a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38899 |
Resumo: | O presente estudo constitui um resgate bibliográfico sobre o tortuoso caminho percorrido pela educação brasileira nas duas primeiras décadas do século XX. Desta forma, provoca reflexões sobre como e por que a escola se apresentava modeladora e treinadora para a obediência e para determinadas condutas sociais, lançando mão da força do currículo e da avaliação. De fato, refletir sobre estas questões significa refletir sobre nossas próprias raízes educacionais, uma vez que trazem à tona discussões de cunho racial e social. O interesse pela temática surgiu da necessidade que a autora teve em fazer uma investigação sobre a história da avaliação escolar no Brasil e para descobrir quais foram seus primeiros arcabouços teóricos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual foram estudadas diversas obras de autores que se destacaram na pesquisa sobre o enfoque medicalizante da educação presente, principalmente, nos anos 1920 – época dourada da Pedagogia. O trabalho divide-se em quatro partes. A primeira, a educação no Brasil recém República, faz uma imersão na história educacional desde a última década do século XIX até a segunda década do século XX. A segunda parte, os movimentos higienistas e eugênicos e seus reflexos na escola, mostra o porquê e como as teorias racistas surgidas, principalmente na Europa, contribuíram para a definição da escola como ambiente perfeito para moldar os indivíduos que a sociedade da época reclamava. O terceiro momento, a medicalização e psicologização da educação definindo o currículo e as formas de avaliar a aprendizagem, envolve o estudo dos pressupostos teóricos de cunho racista e discriminatório que influenciaram duas das mais importantes práticas pedagógicas: o currículo e a avaliação da aprendizagem. A quarta e última parte, compreende as considerações finais sobre a pesquisa realizada.[...] |
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