Modelos de civilidade: elementos para se compreender a instrução pública cearense, no final do século XIX (1870-1900)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amós Bernardino de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41712
Resumo: Nos últimos decênios do século XIX (1870-1900), freqüentemente, encontramos “escritos de intelectuais que exerciam a práticas docentes em publicações” de jornais e revistas. Os intelectuais que pertenciam a Agremiações literárias como Academia Francesa (1875-1877), davam aulas noturnas, na chamada escola popular. O Gabinete de Leitura Cearense (1877-1883) era o guardião público da biblioteca provincial. O Clube Literário( 1886-1887) era marcado intrinsecamente por idéias científicas, promovia os ideais evolucionistas, e divulgava a pedagogia romântica de Pestalozzi e Fröebel, em uma revista chamada, a Quinzena. Os sócios da Padaria Espiritual (1892-1898) “não só pedagogizavam a literatura, mas também escreviam como uma forma de recolocação de capital social, usando o jornal , O Pão , como veículos e espaços socializadores de sua idéias”. Tinham os intelectuais desse período envolvimento com diversas agremiações literárias, espaços disseminadores de cultura letrada, exercendo o engajamento político. Muitos tinham também, envolvimento com práticas docentes no Liceu do Ceará e na Escola Normal (1884).[...]
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