"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436 |
Resumo: | It is crucial that the school teacher has various tools and didactic strategies to make classes attractive. From this perspective, the aim of the work is to develop a board game both to support students in the learning process and to help teachers in classroom. The game “What is your discovery?” consists of five modalities of exchanging letters with the different branches of Chemistry. Each letter has something to be guessed. This process is aided by hints, which are presented in descending order of difficult, in six levels. This game was intended to be an active support tool for teachers, in particular providing review for the main contents and concepts related to high school Chemistry, not being restricted to isolated areas of this science. In this work, it is also presented the experience of a high school class with the game, where aspects such as the impact on reviewing previous concepts, motivation and social interaction are explored. The results obtained, which are data collected from questionnaires applied, indicate that the game “What is your discovery?” can be used as an efficient tool, particularly regarding conexion to student motivation. Key words: Board game, Chemistry teaching, Play methodology, Motivation. |
id |
UFC-7_6bc6023ead194d2d6525b156870c88c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48436 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes."What is your discovery?": A board game as a didactic tool to approach the chemical universe and students' daily life.Jogo de tabuleiroEnsino de QuímicaMetodologia lúdicaMotivaçãoIt is crucial that the school teacher has various tools and didactic strategies to make classes attractive. From this perspective, the aim of the work is to develop a board game both to support students in the learning process and to help teachers in classroom. The game “What is your discovery?” consists of five modalities of exchanging letters with the different branches of Chemistry. Each letter has something to be guessed. This process is aided by hints, which are presented in descending order of difficult, in six levels. This game was intended to be an active support tool for teachers, in particular providing review for the main contents and concepts related to high school Chemistry, not being restricted to isolated areas of this science. In this work, it is also presented the experience of a high school class with the game, where aspects such as the impact on reviewing previous concepts, motivation and social interaction are explored. The results obtained, which are data collected from questionnaires applied, indicate that the game “What is your discovery?” can be used as an efficient tool, particularly regarding conexion to student motivation. Key words: Board game, Chemistry teaching, Play methodology, Motivation.É crucial que o professor da educação básica disponha de diferentes ferramentas e estratégias didáticas para possibilitar que as aulas sejam atrativas. Dentro dessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como meio de aprendizagem para os alunos e de auxílio ao professor. O jogo “Qual a sua descoberta?” é composto por cinco modalidades de cartas de acordo com os diferentes ramos da Química. Cada carta possui algo para se adivinhar. Todavia esse processo é assistido por dicas que se apresentam em ordem decrescente da sexta à primeira. Este jogo foi criado com o intuito de ser uma ferramenta de apoio para os professores, possibilitando a revisão de conteúdos dados em sala de aula ao longo do ensino básico, pois os jogos já existentes estão restritos à abordagem de apenas um conceito. Neste trabalho ainda é apresentado, a aplicação do jogo junto a uma turma de Ensino Médio, onde se observou o impacto em aspectos como conhecimentos prévios, motivação e interação social. Os resultados obtidos, que incluem dados coletados de questionários aplicados, indicam que o jogo “Qual a sua descoberta?” apresentou-se como uma ferramenta eficiente de apoio ao professor, sobretudo no que diz respeito à motivação dos estudantes. Palavras chaves: Jogo de tabuleiro, Ensino de Química, Metodologia lúdica, Motivação.Loiola, Adonay RodriguesAzevedo, Ingrid Aragão Lima2019-12-12T14:28:10Z2019-12-12T14:28:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAZEVEDO, Ingrid Aragão Lima. "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. 2019. 73 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T14:28:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48436Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:13.043070Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. "What is your discovery?": A board game as a didactic tool to approach the chemical universe and students' daily life. |
title |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. |
spellingShingle |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. Azevedo, Ingrid Aragão Lima Jogo de tabuleiro Ensino de Química Metodologia lúdica Motivação |
title_short |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. |
title_full |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. |
title_fullStr |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. |
title_full_unstemmed |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. |
title_sort |
"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. |
author |
Azevedo, Ingrid Aragão Lima |
author_facet |
Azevedo, Ingrid Aragão Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loiola, Adonay Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ingrid Aragão Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo de tabuleiro Ensino de Química Metodologia lúdica Motivação |
topic |
Jogo de tabuleiro Ensino de Química Metodologia lúdica Motivação |
description |
It is crucial that the school teacher has various tools and didactic strategies to make classes attractive. From this perspective, the aim of the work is to develop a board game both to support students in the learning process and to help teachers in classroom. The game “What is your discovery?” consists of five modalities of exchanging letters with the different branches of Chemistry. Each letter has something to be guessed. This process is aided by hints, which are presented in descending order of difficult, in six levels. This game was intended to be an active support tool for teachers, in particular providing review for the main contents and concepts related to high school Chemistry, not being restricted to isolated areas of this science. In this work, it is also presented the experience of a high school class with the game, where aspects such as the impact on reviewing previous concepts, motivation and social interaction are explored. The results obtained, which are data collected from questionnaires applied, indicate that the game “What is your discovery?” can be used as an efficient tool, particularly regarding conexion to student motivation. Key words: Board game, Chemistry teaching, Play methodology, Motivation. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T14:28:10Z 2019-12-12T14:28:10Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AZEVEDO, Ingrid Aragão Lima. "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. 2019. 73 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Ingrid Aragão Lima. "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. 2019. 73 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028925824040960 |