"Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ingrid Aragão Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436
Resumo: It is crucial that the school teacher has various tools and didactic strategies to make classes attractive. From this perspective, the aim of the work is to develop a board game both to support students in the learning process and to help teachers in classroom. The game “What is your discovery?” consists of five modalities of exchanging letters with the different branches of Chemistry. Each letter has something to be guessed. This process is aided by hints, which are presented in descending order of difficult, in six levels. This game was intended to be an active support tool for teachers, in particular providing review for the main contents and concepts related to high school Chemistry, not being restricted to isolated areas of this science. In this work, it is also presented the experience of a high school class with the game, where aspects such as the impact on reviewing previous concepts, motivation and social interaction are explored. The results obtained, which are data collected from questionnaires applied, indicate that the game “What is your discovery?” can be used as an efficient tool, particularly regarding conexion to student motivation. Key words: Board game, Chemistry teaching, Play methodology, Motivation.
id UFC-7_6bc6023ead194d2d6525b156870c88c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48436
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes."What is your discovery?": A board game as a didactic tool to approach the chemical universe and students' daily life.Jogo de tabuleiroEnsino de QuímicaMetodologia lúdicaMotivaçãoIt is crucial that the school teacher has various tools and didactic strategies to make classes attractive. From this perspective, the aim of the work is to develop a board game both to support students in the learning process and to help teachers in classroom. The game “What is your discovery?” consists of five modalities of exchanging letters with the different branches of Chemistry. Each letter has something to be guessed. This process is aided by hints, which are presented in descending order of difficult, in six levels. This game was intended to be an active support tool for teachers, in particular providing review for the main contents and concepts related to high school Chemistry, not being restricted to isolated areas of this science. In this work, it is also presented the experience of a high school class with the game, where aspects such as the impact on reviewing previous concepts, motivation and social interaction are explored. The results obtained, which are data collected from questionnaires applied, indicate that the game “What is your discovery?” can be used as an efficient tool, particularly regarding conexion to student motivation. Key words: Board game, Chemistry teaching, Play methodology, Motivation.É crucial que o professor da educação básica disponha de diferentes ferramentas e estratégias didáticas para possibilitar que as aulas sejam atrativas. Dentro dessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como meio de aprendizagem para os alunos e de auxílio ao professor. O jogo “Qual a sua descoberta?” é composto por cinco modalidades de cartas de acordo com os diferentes ramos da Química. Cada carta possui algo para se adivinhar. Todavia esse processo é assistido por dicas que se apresentam em ordem decrescente da sexta à primeira. Este jogo foi criado com o intuito de ser uma ferramenta de apoio para os professores, possibilitando a revisão de conteúdos dados em sala de aula ao longo do ensino básico, pois os jogos já existentes estão restritos à abordagem de apenas um conceito. Neste trabalho ainda é apresentado, a aplicação do jogo junto a uma turma de Ensino Médio, onde se observou o impacto em aspectos como conhecimentos prévios, motivação e interação social. Os resultados obtidos, que incluem dados coletados de questionários aplicados, indicam que o jogo “Qual a sua descoberta?” apresentou-se como uma ferramenta eficiente de apoio ao professor, sobretudo no que diz respeito à motivação dos estudantes. Palavras chaves: Jogo de tabuleiro, Ensino de Química, Metodologia lúdica, Motivação.Loiola, Adonay RodriguesAzevedo, Ingrid Aragão Lima2019-12-12T14:28:10Z2019-12-12T14:28:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAZEVEDO, Ingrid Aragão Lima. "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. 2019. 73 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T14:28:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48436Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:13.043070Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
"What is your discovery?": A board game as a didactic tool to approach the chemical universe and students' daily life.
title "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
spellingShingle "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
Azevedo, Ingrid Aragão Lima
Jogo de tabuleiro
Ensino de Química
Metodologia lúdica
Motivação
title_short "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
title_full "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
title_fullStr "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
title_full_unstemmed "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
title_sort "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes.
author Azevedo, Ingrid Aragão Lima
author_facet Azevedo, Ingrid Aragão Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loiola, Adonay Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ingrid Aragão Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo de tabuleiro
Ensino de Química
Metodologia lúdica
Motivação
topic Jogo de tabuleiro
Ensino de Química
Metodologia lúdica
Motivação
description It is crucial that the school teacher has various tools and didactic strategies to make classes attractive. From this perspective, the aim of the work is to develop a board game both to support students in the learning process and to help teachers in classroom. The game “What is your discovery?” consists of five modalities of exchanging letters with the different branches of Chemistry. Each letter has something to be guessed. This process is aided by hints, which are presented in descending order of difficult, in six levels. This game was intended to be an active support tool for teachers, in particular providing review for the main contents and concepts related to high school Chemistry, not being restricted to isolated areas of this science. In this work, it is also presented the experience of a high school class with the game, where aspects such as the impact on reviewing previous concepts, motivation and social interaction are explored. The results obtained, which are data collected from questionnaires applied, indicate that the game “What is your discovery?” can be used as an efficient tool, particularly regarding conexion to student motivation. Key words: Board game, Chemistry teaching, Play methodology, Motivation.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T14:28:10Z
2019-12-12T14:28:10Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Ingrid Aragão Lima. "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. 2019. 73 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436
identifier_str_mv AZEVEDO, Ingrid Aragão Lima. "Qual a sua descoberta?": um jogo de tabuleiro como ferramenta didática de aproximação do universo químico e do cotidiano dos estudantes. 2019. 73 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028925824040960