O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dlugoviet, Taiane Letícia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dlugoviet, Tânia Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687
Resumo: A Química é uma disciplina que envolve um número considerável de conceitos e fórmulas e, por isso, muitas vezes é considerada uma disciplina difícil. Assim, a busca por metodologias diferenciadas e ferramentas de ensino que estimulem o interesse dos alunos é crescente entre os professores dessa disciplina. Com a proposta de utilizar jogos como um instrumento para a revisão dos conteúdos e estimativa de aprendizagem, empregando um material que pode ser conseguido facilmente por professores e alunos, foi confeccionado um jogo de tabuleiro de química. Este tabuleiro foi inteiramente baseado em regras e acontecimentos laboratoriais, nele foram dispostas 56 casas (em forma de trilha), onde algumas casas continham penalidades ou bonificações, e com o auxílio de um dado o jogador se movimentava no jogo, vencendo o jogador que chegasse ao fim da corrida primeiro. Além disso, algumas casas continham perguntas, se o jogador acertasse a resposta poderia progredir uma casa no jogo, se errasse deveria voltar uma casa. As perguntas, eram referentes ao tema gerador Remédios e Cosméticos o qual foi o conteúdo de uma aula interativa de Química ministrada pelo Projeto “PIBID - A Ciência Química vai à Escola” no 5º ano em uma escola pública no Município de União da Vitória - PR. Através do jogo foi possível revisar o conteúdo abordado de forma mais dinâmica, estimando-se o aproveitamento do mesmo, bem como, sanando as dúvidas que surgiram. Além disso, durante o jogo, pôde-se notar grande envolvimento dos alunos e interação entre eles, concluindo-se, que o jogo é uma ferramenta de ensino que traz resultados satisfatórios se bem aplicado e contendo uma base conceitual significativa do conteúdo em questão, trazendo bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_558de2a4cdd5e200c733eb0cb6d2cd8f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10687
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistryJogo de tabuleiroMetodologia diferenciadaPIBID.A Química é uma disciplina que envolve um número considerável de conceitos e fórmulas e, por isso, muitas vezes é considerada uma disciplina difícil. Assim, a busca por metodologias diferenciadas e ferramentas de ensino que estimulem o interesse dos alunos é crescente entre os professores dessa disciplina. Com a proposta de utilizar jogos como um instrumento para a revisão dos conteúdos e estimativa de aprendizagem, empregando um material que pode ser conseguido facilmente por professores e alunos, foi confeccionado um jogo de tabuleiro de química. Este tabuleiro foi inteiramente baseado em regras e acontecimentos laboratoriais, nele foram dispostas 56 casas (em forma de trilha), onde algumas casas continham penalidades ou bonificações, e com o auxílio de um dado o jogador se movimentava no jogo, vencendo o jogador que chegasse ao fim da corrida primeiro. Além disso, algumas casas continham perguntas, se o jogador acertasse a resposta poderia progredir uma casa no jogo, se errasse deveria voltar uma casa. As perguntas, eram referentes ao tema gerador Remédios e Cosméticos o qual foi o conteúdo de uma aula interativa de Química ministrada pelo Projeto “PIBID - A Ciência Química vai à Escola” no 5º ano em uma escola pública no Município de União da Vitória - PR. Através do jogo foi possível revisar o conteúdo abordado de forma mais dinâmica, estimando-se o aproveitamento do mesmo, bem como, sanando as dúvidas que surgiram. Além disso, durante o jogo, pôde-se notar grande envolvimento dos alunos e interação entre eles, concluindo-se, que o jogo é uma ferramenta de ensino que traz resultados satisfatórios se bem aplicado e contendo uma base conceitual significativa do conteúdo em questão, trazendo bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1068710.34117/bjdv6n5-544Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31234-31240Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31234-31240Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31234-312402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687/8924Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDlugoviet, Taiane LetíciaDlugoviet, Tânia Fabiana2020-06-09T13:25:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10687Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:50.703380Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
title O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
spellingShingle O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
Dlugoviet, Taiane Letícia
Jogo de tabuleiro
Metodologia diferenciada
PIBID.
title_short O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
title_full O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
title_fullStr O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
title_full_unstemmed O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
title_sort O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
author Dlugoviet, Taiane Letícia
author_facet Dlugoviet, Taiane Letícia
Dlugoviet, Tânia Fabiana
author_role author
author2 Dlugoviet, Tânia Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dlugoviet, Taiane Letícia
Dlugoviet, Tânia Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo de tabuleiro
Metodologia diferenciada
PIBID.
topic Jogo de tabuleiro
Metodologia diferenciada
PIBID.
description A Química é uma disciplina que envolve um número considerável de conceitos e fórmulas e, por isso, muitas vezes é considerada uma disciplina difícil. Assim, a busca por metodologias diferenciadas e ferramentas de ensino que estimulem o interesse dos alunos é crescente entre os professores dessa disciplina. Com a proposta de utilizar jogos como um instrumento para a revisão dos conteúdos e estimativa de aprendizagem, empregando um material que pode ser conseguido facilmente por professores e alunos, foi confeccionado um jogo de tabuleiro de química. Este tabuleiro foi inteiramente baseado em regras e acontecimentos laboratoriais, nele foram dispostas 56 casas (em forma de trilha), onde algumas casas continham penalidades ou bonificações, e com o auxílio de um dado o jogador se movimentava no jogo, vencendo o jogador que chegasse ao fim da corrida primeiro. Além disso, algumas casas continham perguntas, se o jogador acertasse a resposta poderia progredir uma casa no jogo, se errasse deveria voltar uma casa. As perguntas, eram referentes ao tema gerador Remédios e Cosméticos o qual foi o conteúdo de uma aula interativa de Química ministrada pelo Projeto “PIBID - A Ciência Química vai à Escola” no 5º ano em uma escola pública no Município de União da Vitória - PR. Através do jogo foi possível revisar o conteúdo abordado de forma mais dinâmica, estimando-se o aproveitamento do mesmo, bem como, sanando as dúvidas que surgiram. Além disso, durante o jogo, pôde-se notar grande envolvimento dos alunos e interação entre eles, concluindo-se, que o jogo é uma ferramenta de ensino que traz resultados satisfatórios se bem aplicado e contendo uma base conceitual significativa do conteúdo em questão, trazendo bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687
10.34117/bjdv6n5-544
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687/8924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31234-31240
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31234-31240
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31234-31240
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645454256111616