O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687 |
Resumo: | A Química é uma disciplina que envolve um número considerável de conceitos e fórmulas e, por isso, muitas vezes é considerada uma disciplina difícil. Assim, a busca por metodologias diferenciadas e ferramentas de ensino que estimulem o interesse dos alunos é crescente entre os professores dessa disciplina. Com a proposta de utilizar jogos como um instrumento para a revisão dos conteúdos e estimativa de aprendizagem, empregando um material que pode ser conseguido facilmente por professores e alunos, foi confeccionado um jogo de tabuleiro de química. Este tabuleiro foi inteiramente baseado em regras e acontecimentos laboratoriais, nele foram dispostas 56 casas (em forma de trilha), onde algumas casas continham penalidades ou bonificações, e com o auxílio de um dado o jogador se movimentava no jogo, vencendo o jogador que chegasse ao fim da corrida primeiro. Além disso, algumas casas continham perguntas, se o jogador acertasse a resposta poderia progredir uma casa no jogo, se errasse deveria voltar uma casa. As perguntas, eram referentes ao tema gerador Remédios e Cosméticos o qual foi o conteúdo de uma aula interativa de Química ministrada pelo Projeto “PIBID - A Ciência Química vai à Escola” no 5º ano em uma escola pública no Município de União da Vitória - PR. Através do jogo foi possível revisar o conteúdo abordado de forma mais dinâmica, estimando-se o aproveitamento do mesmo, bem como, sanando as dúvidas que surgiram. Além disso, durante o jogo, pôde-se notar grande envolvimento dos alunos e interação entre eles, concluindo-se, que o jogo é uma ferramenta de ensino que traz resultados satisfatórios se bem aplicado e contendo uma base conceitual significativa do conteúdo em questão, trazendo bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_558de2a4cdd5e200c733eb0cb6d2cd8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10687 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistryJogo de tabuleiroMetodologia diferenciadaPIBID.A Química é uma disciplina que envolve um número considerável de conceitos e fórmulas e, por isso, muitas vezes é considerada uma disciplina difícil. Assim, a busca por metodologias diferenciadas e ferramentas de ensino que estimulem o interesse dos alunos é crescente entre os professores dessa disciplina. Com a proposta de utilizar jogos como um instrumento para a revisão dos conteúdos e estimativa de aprendizagem, empregando um material que pode ser conseguido facilmente por professores e alunos, foi confeccionado um jogo de tabuleiro de química. Este tabuleiro foi inteiramente baseado em regras e acontecimentos laboratoriais, nele foram dispostas 56 casas (em forma de trilha), onde algumas casas continham penalidades ou bonificações, e com o auxílio de um dado o jogador se movimentava no jogo, vencendo o jogador que chegasse ao fim da corrida primeiro. Além disso, algumas casas continham perguntas, se o jogador acertasse a resposta poderia progredir uma casa no jogo, se errasse deveria voltar uma casa. As perguntas, eram referentes ao tema gerador Remédios e Cosméticos o qual foi o conteúdo de uma aula interativa de Química ministrada pelo Projeto “PIBID - A Ciência Química vai à Escola” no 5º ano em uma escola pública no Município de União da Vitória - PR. Através do jogo foi possível revisar o conteúdo abordado de forma mais dinâmica, estimando-se o aproveitamento do mesmo, bem como, sanando as dúvidas que surgiram. Além disso, durante o jogo, pôde-se notar grande envolvimento dos alunos e interação entre eles, concluindo-se, que o jogo é uma ferramenta de ensino que traz resultados satisfatórios se bem aplicado e contendo uma base conceitual significativa do conteúdo em questão, trazendo bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1068710.34117/bjdv6n5-544Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31234-31240Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31234-31240Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31234-312402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687/8924Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDlugoviet, Taiane LetíciaDlugoviet, Tânia Fabiana2020-06-09T13:25:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10687Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:50.703380Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry |
title |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry |
spellingShingle |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry Dlugoviet, Taiane Letícia Jogo de tabuleiro Metodologia diferenciada PIBID. |
title_short |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry |
title_full |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry |
title_fullStr |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry |
title_full_unstemmed |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry |
title_sort |
O jogo de tabuleiro como uma alternativa para o ensino de química / The board game as an alternative for teaching chemistry |
author |
Dlugoviet, Taiane Letícia |
author_facet |
Dlugoviet, Taiane Letícia Dlugoviet, Tânia Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Dlugoviet, Tânia Fabiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dlugoviet, Taiane Letícia Dlugoviet, Tânia Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo de tabuleiro Metodologia diferenciada PIBID. |
topic |
Jogo de tabuleiro Metodologia diferenciada PIBID. |
description |
A Química é uma disciplina que envolve um número considerável de conceitos e fórmulas e, por isso, muitas vezes é considerada uma disciplina difícil. Assim, a busca por metodologias diferenciadas e ferramentas de ensino que estimulem o interesse dos alunos é crescente entre os professores dessa disciplina. Com a proposta de utilizar jogos como um instrumento para a revisão dos conteúdos e estimativa de aprendizagem, empregando um material que pode ser conseguido facilmente por professores e alunos, foi confeccionado um jogo de tabuleiro de química. Este tabuleiro foi inteiramente baseado em regras e acontecimentos laboratoriais, nele foram dispostas 56 casas (em forma de trilha), onde algumas casas continham penalidades ou bonificações, e com o auxílio de um dado o jogador se movimentava no jogo, vencendo o jogador que chegasse ao fim da corrida primeiro. Além disso, algumas casas continham perguntas, se o jogador acertasse a resposta poderia progredir uma casa no jogo, se errasse deveria voltar uma casa. As perguntas, eram referentes ao tema gerador Remédios e Cosméticos o qual foi o conteúdo de uma aula interativa de Química ministrada pelo Projeto “PIBID - A Ciência Química vai à Escola” no 5º ano em uma escola pública no Município de União da Vitória - PR. Através do jogo foi possível revisar o conteúdo abordado de forma mais dinâmica, estimando-se o aproveitamento do mesmo, bem como, sanando as dúvidas que surgiram. Além disso, durante o jogo, pôde-se notar grande envolvimento dos alunos e interação entre eles, concluindo-se, que o jogo é uma ferramenta de ensino que traz resultados satisfatórios se bem aplicado e contendo uma base conceitual significativa do conteúdo em questão, trazendo bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687 10.34117/bjdv6n5-544 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10687/8924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31234-31240 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31234-31240 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31234-31240 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645454256111616 |