Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Hellainy Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo, Ticiana Telles
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47622
Resumo: Por meio deste trabalho, pretendemos apresentar os resultados (mesmo que provisórios) da análise da plataforma Spiral, da Universidade de Lyon 1 (França) que dá apoio à mobilidade estudantil de universitários em direção a países francófonos. Dentre os diversos aspectos, nosso olhar se voltou para a aba Site FOU – Formation Enseignant. A proposta do Site FOU para a formação de professores é de lançar vídeos com o objetivo de apresentar o processo de concepção e de ensino do Francês com Objetivos Universitários (Français sur Objectif Universitaire – FOU). Esses vídeos foram concebidos como um conjunto, projetados para serem vistos em ordem. Encontram-se também no site documentos e diversos suportes que são apresentados ao final de cada vídeo. Enquanto professores de francês em formação, tal projeto nos proporciona uma nova perspectiva de trabalho e nos chama a atenção para a atual e urgente necessidade de suprir as insuficiências linguísticas dos alunos em mobilidade, no que diz respeito aos critérios exigidos para a formação acadêmica, de forma que a língua francesa não se torne um empecilho, mas constitua uma ferramenta de aprimoramento da experiência formativa. A inovação da proposta de ensino de Francês com Fins Universitários (PARPETTE e MANGIANTE, 2011) e a atualidade da plataforma nos permitem traçar um percurso diferenciado, trabalhando documentos pedagógicos oferecidos pela plataforma e verificando sua aplicabilidade à realidade dos alunos da UFC com competência de francês nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas. Tal recurso constitui, enfim, a inserção de uma nova proposta de ensino para alunos de mobilidade que necessitam de uma aprendizagem da língua francesa mais específica.
id UFC-7_70a3ca53c88d2e976f0a5f001efcfa22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47622
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francêsFrancês com objetivos universiFrancês língua estrangeiraFrancês sem fronteirasPor meio deste trabalho, pretendemos apresentar os resultados (mesmo que provisórios) da análise da plataforma Spiral, da Universidade de Lyon 1 (França) que dá apoio à mobilidade estudantil de universitários em direção a países francófonos. Dentre os diversos aspectos, nosso olhar se voltou para a aba Site FOU – Formation Enseignant. A proposta do Site FOU para a formação de professores é de lançar vídeos com o objetivo de apresentar o processo de concepção e de ensino do Francês com Objetivos Universitários (Français sur Objectif Universitaire – FOU). Esses vídeos foram concebidos como um conjunto, projetados para serem vistos em ordem. Encontram-se também no site documentos e diversos suportes que são apresentados ao final de cada vídeo. Enquanto professores de francês em formação, tal projeto nos proporciona uma nova perspectiva de trabalho e nos chama a atenção para a atual e urgente necessidade de suprir as insuficiências linguísticas dos alunos em mobilidade, no que diz respeito aos critérios exigidos para a formação acadêmica, de forma que a língua francesa não se torne um empecilho, mas constitua uma ferramenta de aprimoramento da experiência formativa. A inovação da proposta de ensino de Francês com Fins Universitários (PARPETTE e MANGIANTE, 2011) e a atualidade da plataforma nos permitem traçar um percurso diferenciado, trabalhando documentos pedagógicos oferecidos pela plataforma e verificando sua aplicabilidade à realidade dos alunos da UFC com competência de francês nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas. Tal recurso constitui, enfim, a inserção de uma nova proposta de ensino para alunos de mobilidade que necessitam de uma aprendizagem da língua francesa mais específica.Universidade Federal do Ceará2019-11-11T12:28:42Z2019-11-11T12:28:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRIBEIRO, Hellainy Fernandes; MELO, Ticiana Telles. Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47622Ribeiro, Hellainy FernandesMelo, Ticiana Tellesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:26:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47622Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:17.907767Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
title Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
spellingShingle Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
Ribeiro, Hellainy Fernandes
Francês com objetivos universi
Francês língua estrangeira
Francês sem fronteiras
title_short Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
title_full Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
title_fullStr Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
title_full_unstemmed Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
title_sort Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês
author Ribeiro, Hellainy Fernandes
author_facet Ribeiro, Hellainy Fernandes
Melo, Ticiana Telles
author_role author
author2 Melo, Ticiana Telles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Hellainy Fernandes
Melo, Ticiana Telles
dc.subject.por.fl_str_mv Francês com objetivos universi
Francês língua estrangeira
Francês sem fronteiras
topic Francês com objetivos universi
Francês língua estrangeira
Francês sem fronteiras
description Por meio deste trabalho, pretendemos apresentar os resultados (mesmo que provisórios) da análise da plataforma Spiral, da Universidade de Lyon 1 (França) que dá apoio à mobilidade estudantil de universitários em direção a países francófonos. Dentre os diversos aspectos, nosso olhar se voltou para a aba Site FOU – Formation Enseignant. A proposta do Site FOU para a formação de professores é de lançar vídeos com o objetivo de apresentar o processo de concepção e de ensino do Francês com Objetivos Universitários (Français sur Objectif Universitaire – FOU). Esses vídeos foram concebidos como um conjunto, projetados para serem vistos em ordem. Encontram-se também no site documentos e diversos suportes que são apresentados ao final de cada vídeo. Enquanto professores de francês em formação, tal projeto nos proporciona uma nova perspectiva de trabalho e nos chama a atenção para a atual e urgente necessidade de suprir as insuficiências linguísticas dos alunos em mobilidade, no que diz respeito aos critérios exigidos para a formação acadêmica, de forma que a língua francesa não se torne um empecilho, mas constitua uma ferramenta de aprimoramento da experiência formativa. A inovação da proposta de ensino de Francês com Fins Universitários (PARPETTE e MANGIANTE, 2011) e a atualidade da plataforma nos permitem traçar um percurso diferenciado, trabalhando documentos pedagógicos oferecidos pela plataforma e verificando sua aplicabilidade à realidade dos alunos da UFC com competência de francês nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas. Tal recurso constitui, enfim, a inserção de uma nova proposta de ensino para alunos de mobilidade que necessitam de uma aprendizagem da língua francesa mais específica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-11T12:28:42Z
2019-11-11T12:28:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Hellainy Fernandes; MELO, Ticiana Telles. Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47622
identifier_str_mv RIBEIRO, Hellainy Fernandes; MELO, Ticiana Telles. Análise da plataforma pedagógica spiral de ensino de francês. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028913414144000