Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56151 |
Resumo: | Apesar do uso recorrente de modelos desagregados na compreensão dos determinantes da demanda por transportes, ainda surgem questionamentos quanto à interpretação causal dos coeficientes estimados, dada a distinção entre correlação e causalidade. Nessa pesquisa de mestrado, desenvolve-se uma proposta metodológica que incorpora o arcabouço teórico da Inferência Causal na identificação de efeitos causais em decisões de viagem. Partindo de uma representação conceitual do fenômeno, constrói-se um diagrama causal que traduz as hipóteses de causa-efeito. Essa linguagem própria da Inferência Causal já permite identificar lacunas nos esforços atuais de modelagem, decorrentes sobretudo da existência de processos causais com efeitos diretos e indiretos. As hipóteses de causalidade são testadas através da construção de Modelos de Equações Estruturais, que permitem relaxar diversas premissas existentes em outras abordagens de modelagem. O método desenvolvido trará avanços na compreensão das diferenças na mobilidade entre grupos socioeconômicos, através da aplicação baseada em dados de pesquisas OD domiciliares. |
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