Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Matheus Fontenelle
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56151
Resumo: Apesar do uso recorrente de modelos desagregados na compreensão dos determinantes da demanda por transportes, ainda surgem questionamentos quanto à interpretação causal dos coeficientes estimados, dada a distinção entre correlação e causalidade. Nessa pesquisa de mestrado, desenvolve-se uma proposta metodológica que incorpora o arcabouço teórico da Inferência Causal na identificação de efeitos causais em decisões de viagem. Partindo de uma representação conceitual do fenômeno, constrói-se um diagrama causal que traduz as hipóteses de causa-efeito. Essa linguagem própria da Inferência Causal já permite identificar lacunas nos esforços atuais de modelagem, decorrentes sobretudo da existência de processos causais com efeitos diretos e indiretos. As hipóteses de causalidade são testadas através da construção de Modelos de Equações Estruturais, que permitem relaxar diversas premissas existentes em outras abordagens de modelagem. O método desenvolvido trará avanços na compreensão das diferenças na mobilidade entre grupos socioeconômicos, através da aplicação baseada em dados de pesquisas OD domiciliares.
id UFC-7_71466a78256e96acc99e4d32895581bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56151
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.CausalidadeTransporteInferência causalOferta e procuraEngenharia de transportesTransporte - PlanejamentoApesar do uso recorrente de modelos desagregados na compreensão dos determinantes da demanda por transportes, ainda surgem questionamentos quanto à interpretação causal dos coeficientes estimados, dada a distinção entre correlação e causalidade. Nessa pesquisa de mestrado, desenvolve-se uma proposta metodológica que incorpora o arcabouço teórico da Inferência Causal na identificação de efeitos causais em decisões de viagem. Partindo de uma representação conceitual do fenômeno, constrói-se um diagrama causal que traduz as hipóteses de causa-efeito. Essa linguagem própria da Inferência Causal já permite identificar lacunas nos esforços atuais de modelagem, decorrentes sobretudo da existência de processos causais com efeitos diretos e indiretos. As hipóteses de causalidade são testadas através da construção de Modelos de Equações Estruturais, que permitem relaxar diversas premissas existentes em outras abordagens de modelagem. O método desenvolvido trará avanços na compreensão das diferenças na mobilidade entre grupos socioeconômicos, através da aplicação baseada em dados de pesquisas OD domiciliares.2021-01-21T12:47:53Z2021-01-21T12:47:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSIQUEIRA, Matheus Fontenelle; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1956-1959.978-65-89319-00-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56151Siqueira, Matheus FontenelleLoureiro, Carlos Felipe Grangeiroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-22T16:46:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56151Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-01-22T16:46:21Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
title Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
spellingShingle Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
Siqueira, Matheus Fontenelle
Causalidade
Transporte
Inferência causal
Oferta e procura
Engenharia de transportes
Transporte - Planejamento
title_short Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
title_full Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
title_fullStr Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
title_full_unstemmed Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
title_sort Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes.
author Siqueira, Matheus Fontenelle
author_facet Siqueira, Matheus Fontenelle
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
author_role author
author2 Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Matheus Fontenelle
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Causalidade
Transporte
Inferência causal
Oferta e procura
Engenharia de transportes
Transporte - Planejamento
topic Causalidade
Transporte
Inferência causal
Oferta e procura
Engenharia de transportes
Transporte - Planejamento
description Apesar do uso recorrente de modelos desagregados na compreensão dos determinantes da demanda por transportes, ainda surgem questionamentos quanto à interpretação causal dos coeficientes estimados, dada a distinção entre correlação e causalidade. Nessa pesquisa de mestrado, desenvolve-se uma proposta metodológica que incorpora o arcabouço teórico da Inferência Causal na identificação de efeitos causais em decisões de viagem. Partindo de uma representação conceitual do fenômeno, constrói-se um diagrama causal que traduz as hipóteses de causa-efeito. Essa linguagem própria da Inferência Causal já permite identificar lacunas nos esforços atuais de modelagem, decorrentes sobretudo da existência de processos causais com efeitos diretos e indiretos. As hipóteses de causalidade são testadas através da construção de Modelos de Equações Estruturais, que permitem relaxar diversas premissas existentes em outras abordagens de modelagem. O método desenvolvido trará avanços na compreensão das diferenças na mobilidade entre grupos socioeconômicos, através da aplicação baseada em dados de pesquisas OD domiciliares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-21T12:47:53Z
2021-01-21T12:47:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIQUEIRA, Matheus Fontenelle; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1956-1959.
978-65-89319-00-9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56151
identifier_str_mv SIQUEIRA, Matheus Fontenelle; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Uso da inferência causal na análise dos determinantes da demanda por transportes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1956-1959.
978-65-89319-00-9
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935779127885824