A dêixis como estratégia persuasivo argumentativa nos e-mails promocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lemos, Ana Cátia Silva de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31827
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o teor argumentativo-persuasivo dos elementos dêiticos, notadamente os dêiticos pessoais e temporais, nos e-mails promocionais, pois hipotetizamos que esses recursos referenciais são bastante produtivos na construção da persuasão dos textos desses anúncios. Para o estudo da referenciação, pautamo-nos nos trabalhos de Koch (2004), Cavalcante (2000, 2003) e Mondada; Dubois (1995), além das considerações de Lahud (1979). Para a discussão do anúncio publicitário, teremos respaldo em Figueredo (2005) e Guimarães (2007). Para embasar a persuasão, nos guiaremos nas considerações Charaudeau (2008). Selecionamos 20 anúncios do anunciante Hoje eu Vou (http://www.hojeeuvou.com.br/) e analisamos a função dos dêiticos pessoais e temporais nesses anúncios. A nossa escolha pelo anunciante Hoje eu vou se justifica, em primeira instância, pelo fato de o anúncio já trazer no próprio nome do anunciante dois dêiticos: um temporal (“Hoje”) e um pessoal (“Eu”). Depois, porque o publicitário faz uso de forma constante e “criativo” dos recursos dêiticos. Além disso, os textos desse anunciante são, em geral, longos, fato que os torna interessante para o propósito desta pesquisa. Os dêiticos “hoje” e “eu”, presentes no anúncio em questão levam em conta a posição e o tempo do enunciador. Quando o enunciatário lê o anúncio, este já ocupa a posição do “eu” e do “hoje”. Feita a análise, constatamos que a utilização dos dêiticos na composição do e-mail promocional é marcada por um forte teor persuasivo-argumentativo e, que portanto, os dêiticos são elementos estratégicos de persuasão nos textos desses anúncios. Constatamos, ainda, que não apenas a dêixis pessoal e temporal são empregadas argumentativamente nos emails promocionais, mas também que a dêixis de memória é um recurso bastante produtivo para este fim. Podemos concluir, então, que os anunciantes se utilizam de recursos referenciais dêiticos com a intenção comunicativa de construir sentidos nos textos e persuadir o leitor/ consumidor a adquirir bem o enunciado. PALAVRAS-CHAVE: Dêixis, e-mail promocional, persuasão, argumentação.
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