O Liceu cearense: as práticas avaliativas desveladas nos regulamentos da instituição
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39181 |
Resumo: | A realização dos exames para verificação dos conhecimentos discentes no Liceu do Ceará descritos nos regulamentos dos anos de 1845 e 1927 mostraram características baseadas na meritocracia, com o reconhecimento do talento e disciplinamento do comportamento dos discentes por parte dos professores. Acreditamos que a compreensão das práticas educativas e, consequentemente, avaliativas, aplicadas na primeira instituição de ensino secundário no Ceará, se fez essencial para o entendimento da organização educacional, na cidade de Fortaleza. O objetivo geral do trabalho foi comparar os modelos dos exames de seleção utilizados no Liceu, assim como as provas realizadas na instituição para aferição do conhecimento dos discentes. Por objetivos específicos, escolhemos caracterizar os processos seletivos descritos no primeiro e último regulamento da instituição e identificar os rituais docimológicos realizados nesse instituto de ensino. [...] |
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