Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araruna, Maria Rejane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7569
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo sobre a prática pedagógica de professoras de salas de recursos multifuncionais de escolas publicas do município de Fortaleza. Teve por objetivo principal investigar se houve evolução na prática pedagógica de três professoras de Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma pesquisa colaborativa. Como metodologia adotou-se a pesquisa qualitativa colaborativa desenvolvida através das seguintes etapas: diagnóstico, acompanhamento colaborativo, intervenção e avaliação. Os dados foram coletados por meio de observação direta nas salas de recursos e de registros escritos do acompanhamento colaborativo e da intervenção. Foram investigadas a organização do trabalho das professoras na sala de recursos multifuncionais e as estratégias de atendimento desenvolvidas por elas com alunos que apresentam deficiência intelectual. Os resultados da investigação indicam que estas professoras realizam o estudo de caso e elaboram o plano de atendimento para cada um dos alunos por elas atendidos. Elas organizam as atividades e recursos pedagógicos em consonância com os objetivos propostos nos planos. No entanto, apesar do empenho destas professoras em organizar atividades diversificadas e motivadoras e em refletir sobre a prática pedagógica voltada para estes alunos, estas atividades não privilegiam a mobilização cognitiva desses alunos de modo que possa favorecer o avanço conceitual dos mesmos. Estes resultados revelam a dificuldade das professoras em estabelecer relação entre as atividades propostas e os processos cognitivos de seus alunos. Palavras-chave: atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, deficiência intelectual.
id UFC-7_764d1a9753a88fbc9b82de4d49ba867c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/7569
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectualDéfis et possibles: la pratique pédagogique de l’enseignant responsable du service d’éducation spécialisée auprès de l’élève ayant une déficience intellectuelleEducação especial – Fortaleza(CE)Deficientes - Educação – Fortaleza(CE)Práticas pedagógicas – Fortaleza(CE)Prática de EnsinoProfessores de educação especial - Avaliação - Fortaleza (CE)Educação inclusiva - Fortaleza(CE)O presente trabalho consiste em um estudo sobre a prática pedagógica de professoras de salas de recursos multifuncionais de escolas publicas do município de Fortaleza. Teve por objetivo principal investigar se houve evolução na prática pedagógica de três professoras de Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma pesquisa colaborativa. Como metodologia adotou-se a pesquisa qualitativa colaborativa desenvolvida através das seguintes etapas: diagnóstico, acompanhamento colaborativo, intervenção e avaliação. Os dados foram coletados por meio de observação direta nas salas de recursos e de registros escritos do acompanhamento colaborativo e da intervenção. Foram investigadas a organização do trabalho das professoras na sala de recursos multifuncionais e as estratégias de atendimento desenvolvidas por elas com alunos que apresentam deficiência intelectual. Os resultados da investigação indicam que estas professoras realizam o estudo de caso e elaboram o plano de atendimento para cada um dos alunos por elas atendidos. Elas organizam as atividades e recursos pedagógicos em consonância com os objetivos propostos nos planos. No entanto, apesar do empenho destas professoras em organizar atividades diversificadas e motivadoras e em refletir sobre a prática pedagógica voltada para estes alunos, estas atividades não privilegiam a mobilização cognitiva desses alunos de modo que possa favorecer o avanço conceitual dos mesmos. Estes resultados revelam a dificuldade das professoras em estabelecer relação entre as atividades propostas e os processos cognitivos de seus alunos. Palavras-chave: atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, deficiência intelectual.Cette recherche porte sur les pratiques pédagogiques d’enseignants responsables de salles d’aide multifonctionnelles d’écoles publiques de la Préfecture de Fortaleza. Plus spécifiquement la recherche avait pour principal objectif d’étudier l’évolution des pratiques pédagogiques de trois enseignants responsables de salles d’aide multifonctionnelles dans le cadre d’une recherche collaborative. Le cadre méthodologique impliquait quatre types d’actions spécifique. il s’agit du diagnostic, de l’accompagnement collaboratif, de l’intervention pédagogique et de l’évaluation. Ont été étudiées l’organisation du travail des enseignantes dans la salle multifonctionnelle ainsi que les stratégies de support développées par ces dernières, stratégies destinées aux élèves ayant une déficience intellectuelle. Les données ont été recueillies à l’aide de l’observation directe réalisée dans les salles multifonctionnelles ainsi que du journal de l’accompagnement collaboratif et de l’intervention. Les résultats indiquent que ces enseignantes ont effectué une étude de cas ainsi qu’un plan d’intervention concernant chacun des élèves ayant une déficience intellectuelle dont elles avaient la responsabilité. Elles ont aussi conçu et appliqué des activités pédagogiques de support en accord avec les objectifs du plan d’intervention. Ces enseignantes se sont beaucoup impliquées dans la conception et l’application d’activités diversifiées et motivantes et ont beaucoup réfléchi sur les pratiques éducatives capables de répondre aux besoins des élèves ayant une déficience intellectuelle. Cependant ces activités n’ont pas privilégié la mobilisation cognitive de ces élèves de façon à faire progresser ces élèves sur le plan conceptuel. Ces résultats montrent la difficulté qu’éprouvent ces enseignantes à concevoir les activités qu’elles proposent en fonction des caractéristiques des processus cognitifs de leurs élèves.www.teses.ufc.brFigueiredo, Rita Vieira deAraruna, Maria Rejane2014-03-07T14:03:57Z2014-03-07T14:03:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARARUNA, Maria Rejane. Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual. 2013. 282f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7569porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-19T12:03:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7569Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:18.551855Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
Défis et possibles: la pratique pédagogique de l’enseignant responsable du service d’éducation spécialisée auprès de l’élève ayant une déficience intellectuelle
title Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
spellingShingle Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
Araruna, Maria Rejane
Educação especial – Fortaleza(CE)
Deficientes - Educação – Fortaleza(CE)
Práticas pedagógicas – Fortaleza(CE)
Prática de Ensino
Professores de educação especial - Avaliação - Fortaleza (CE)
Educação inclusiva - Fortaleza(CE)
title_short Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
title_full Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
title_fullStr Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
title_full_unstemmed Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
title_sort Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual
author Araruna, Maria Rejane
author_facet Araruna, Maria Rejane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Rita Vieira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Araruna, Maria Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial – Fortaleza(CE)
Deficientes - Educação – Fortaleza(CE)
Práticas pedagógicas – Fortaleza(CE)
Prática de Ensino
Professores de educação especial - Avaliação - Fortaleza (CE)
Educação inclusiva - Fortaleza(CE)
topic Educação especial – Fortaleza(CE)
Deficientes - Educação – Fortaleza(CE)
Práticas pedagógicas – Fortaleza(CE)
Prática de Ensino
Professores de educação especial - Avaliação - Fortaleza (CE)
Educação inclusiva - Fortaleza(CE)
description O presente trabalho consiste em um estudo sobre a prática pedagógica de professoras de salas de recursos multifuncionais de escolas publicas do município de Fortaleza. Teve por objetivo principal investigar se houve evolução na prática pedagógica de três professoras de Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma pesquisa colaborativa. Como metodologia adotou-se a pesquisa qualitativa colaborativa desenvolvida através das seguintes etapas: diagnóstico, acompanhamento colaborativo, intervenção e avaliação. Os dados foram coletados por meio de observação direta nas salas de recursos e de registros escritos do acompanhamento colaborativo e da intervenção. Foram investigadas a organização do trabalho das professoras na sala de recursos multifuncionais e as estratégias de atendimento desenvolvidas por elas com alunos que apresentam deficiência intelectual. Os resultados da investigação indicam que estas professoras realizam o estudo de caso e elaboram o plano de atendimento para cada um dos alunos por elas atendidos. Elas organizam as atividades e recursos pedagógicos em consonância com os objetivos propostos nos planos. No entanto, apesar do empenho destas professoras em organizar atividades diversificadas e motivadoras e em refletir sobre a prática pedagógica voltada para estes alunos, estas atividades não privilegiam a mobilização cognitiva desses alunos de modo que possa favorecer o avanço conceitual dos mesmos. Estes resultados revelam a dificuldade das professoras em estabelecer relação entre as atividades propostas e os processos cognitivos de seus alunos. Palavras-chave: atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, deficiência intelectual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-03-07T14:03:57Z
2014-03-07T14:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARARUNA, Maria Rejane. Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual. 2013. 282f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7569
identifier_str_mv ARARUNA, Maria Rejane. Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado com o aluno que apresenta deficiência intelectual. 2013. 282f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028946830163968