Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826 |
Resumo: | In this work, we aim to understand the deficiency representation of a teacher of Specialized Educational Assistance (SEA), from the literacy practices located in this context and space. For thatso, we are theoretically based on the Social Model Disability (DINIZ, 2012) that understands disability as a political concept, in Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO; RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS, 2017), and in Social Theory of Literacy (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). Data generation occurred through a participant observation in the Multifunctional Resources Room of a public school in the city of Fortaleza, and a semi structured interview made with the SEA teacher. Fromouranalyzes, we understand that the teacher discursively represents disability as a complex condition, but with inan extended understanding of the concept of normality. Faced With This, the literacy activities located in the SEA room are permeated by the multiple identity constitutions of students with disabilities, contributing to their counter-hegemonic agency. |
id |
UFC-7_fc0dda0abddd66ffacc796573f4f352d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/53826 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializadoPessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE)Educação especial - Fortaleza (CE)Prática de ensino - Fortaleza (CE)Educação inclusiva - Fortaleza (CE)Letramento - Fortaleza (CE)Professores de educação especial - Fortaleza (CE)In this work, we aim to understand the deficiency representation of a teacher of Specialized Educational Assistance (SEA), from the literacy practices located in this context and space. For thatso, we are theoretically based on the Social Model Disability (DINIZ, 2012) that understands disability as a political concept, in Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO; RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS, 2017), and in Social Theory of Literacy (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). Data generation occurred through a participant observation in the Multifunctional Resources Room of a public school in the city of Fortaleza, and a semi structured interview made with the SEA teacher. Fromouranalyzes, we understand that the teacher discursively represents disability as a complex condition, but with inan extended understanding of the concept of normality. Faced With This, the literacy activities located in the SEA room are permeated by the multiple identity constitutions of students with disabilities, contributing to their counter-hegemonic agency.Neste trabalho, objetivamos compreender a representação sobre deficiência de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir das práticas de letramento situadas nesse contexto e espaço. Para tanto, fundamentamo-nos teoricamente no Modelo Social de Deficiência (DINIZ, 2012) que entende a deficiência como conceito político, na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO e RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017), e na Teoria Social do Letramento (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). A geração de dados ocorreu mediante observação participante na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município de Fortaleza, e entrevista semiestruturada realizada com a professora do AEE. A partir de nossas análises, compreendemos que a professora representa discursivamente a deficiência como uma condição complexa, mas dentro de uma compreensão ampliada do conceito de normalidade. Diante disso, as atividades de letramentos situadas na sala de AEE estão permeadas pelas múltiplas constituições identitárias dos/as estudantes com deficiência, contribuindo para que estes desempenhem uma agenciação contra-hegemônica.Gomes, Robéria Vieira BarretoLima, Beatriz Furtado AlencarGomes, Reubher César Rodrigues2020-09-03T12:58:48Z2020-09-03T12:58:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Reubher César Rodrigues. Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado. 2019. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-03T12:58:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53826Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:53.065845Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado |
title |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado Gomes, Reubher César Rodrigues Pessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE) Educação especial - Fortaleza (CE) Prática de ensino - Fortaleza (CE) Educação inclusiva - Fortaleza (CE) Letramento - Fortaleza (CE) Professores de educação especial - Fortaleza (CE) |
title_short |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado |
title_full |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado |
title_sort |
Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado |
author |
Gomes, Reubher César Rodrigues |
author_facet |
Gomes, Reubher César Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Robéria Vieira Barreto Lima, Beatriz Furtado Alencar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Reubher César Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE) Educação especial - Fortaleza (CE) Prática de ensino - Fortaleza (CE) Educação inclusiva - Fortaleza (CE) Letramento - Fortaleza (CE) Professores de educação especial - Fortaleza (CE) |
topic |
Pessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE) Educação especial - Fortaleza (CE) Prática de ensino - Fortaleza (CE) Educação inclusiva - Fortaleza (CE) Letramento - Fortaleza (CE) Professores de educação especial - Fortaleza (CE) |
description |
In this work, we aim to understand the deficiency representation of a teacher of Specialized Educational Assistance (SEA), from the literacy practices located in this context and space. For thatso, we are theoretically based on the Social Model Disability (DINIZ, 2012) that understands disability as a political concept, in Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO; RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS, 2017), and in Social Theory of Literacy (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). Data generation occurred through a participant observation in the Multifunctional Resources Room of a public school in the city of Fortaleza, and a semi structured interview made with the SEA teacher. Fromouranalyzes, we understand that the teacher discursively represents disability as a complex condition, but with inan extended understanding of the concept of normality. Faced With This, the literacy activities located in the SEA room are permeated by the multiple identity constitutions of students with disabilities, contributing to their counter-hegemonic agency. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-03T12:58:48Z 2020-09-03T12:58:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Reubher César Rodrigues. Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado. 2019. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826 |
identifier_str_mv |
GOMES, Reubher César Rodrigues. Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado. 2019. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028975398617088 |