Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Antônia Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Noronha, Alan Abreu, Silva, Maria José Albuquerque da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
Resumo: O texto expõe sobre experiência vivenciada na rede Municipal de Ensino em Fortaleza/Cé, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, pelos licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo foi discorrer acerca da eficácia do apoio pedagógico realizado pelos bolsistas às crianças de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com dificuldade no processo da aprendizagem, mais especificamente, no letramento e alfabetização. O referencial teórico se apoia nos estudos de Ferreiro (1999), Leal, Albuquerque e Rios (2005), Soares (2015) e Vygotsky (2000). O percurso metodológico é de cunho qualitativo recorrendo a atividades lúdicas por meio de jogos pedagógicos. Os resultados revelam o envolvimento das crianças nas ações propostas, tendo como circunstância a extensa e contínua evolução na aquisição da leitura e da escrita.
id UFC-7_7658b23c3cfc61779abf029e823c4d5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39035
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFCLetramento/alfabetizaçãoJogos pedagógicosPIBIDO texto expõe sobre experiência vivenciada na rede Municipal de Ensino em Fortaleza/Cé, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, pelos licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo foi discorrer acerca da eficácia do apoio pedagógico realizado pelos bolsistas às crianças de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com dificuldade no processo da aprendizagem, mais especificamente, no letramento e alfabetização. O referencial teórico se apoia nos estudos de Ferreiro (1999), Leal, Albuquerque e Rios (2005), Soares (2015) e Vygotsky (2000). O percurso metodológico é de cunho qualitativo recorrendo a atividades lúdicas por meio de jogos pedagógicos. Os resultados revelam o envolvimento das crianças nas ações propostas, tendo como circunstância a extensa e contínua evolução na aquisição da leitura e da escrita.2019-01-23T11:14:38Z2019-01-23T11:14:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Alan Abreu; SILVA, Maria José Albuquerque da. Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.2316-1086http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035Ferreira, Antônia FernandesNoronha, Alan AbreuSilva, Maria José Albuquerque daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39035Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:15.171245Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
title Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
spellingShingle Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
Ferreira, Antônia Fernandes
Letramento/alfabetização
Jogos pedagógicos
PIBID
title_short Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
title_full Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
title_fullStr Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
title_full_unstemmed Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
title_sort Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
author Ferreira, Antônia Fernandes
author_facet Ferreira, Antônia Fernandes
Noronha, Alan Abreu
Silva, Maria José Albuquerque da
author_role author
author2 Noronha, Alan Abreu
Silva, Maria José Albuquerque da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Antônia Fernandes
Noronha, Alan Abreu
Silva, Maria José Albuquerque da
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento/alfabetização
Jogos pedagógicos
PIBID
topic Letramento/alfabetização
Jogos pedagógicos
PIBID
description O texto expõe sobre experiência vivenciada na rede Municipal de Ensino em Fortaleza/Cé, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, pelos licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo foi discorrer acerca da eficácia do apoio pedagógico realizado pelos bolsistas às crianças de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com dificuldade no processo da aprendizagem, mais especificamente, no letramento e alfabetização. O referencial teórico se apoia nos estudos de Ferreiro (1999), Leal, Albuquerque e Rios (2005), Soares (2015) e Vygotsky (2000). O percurso metodológico é de cunho qualitativo recorrendo a atividades lúdicas por meio de jogos pedagógicos. Os resultados revelam o envolvimento das crianças nas ações propostas, tendo como circunstância a extensa e contínua evolução na aquisição da leitura e da escrita.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-01-23T11:14:38Z
2019-01-23T11:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Alan Abreu; SILVA, Maria José Albuquerque da. Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
2316-1086
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
identifier_str_mv FERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Alan Abreu; SILVA, Maria José Albuquerque da. Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
2316-1086
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028946303778816