Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53515
Resumo: Este trabalho investigou o processo de autocrescimento propiciado pela sistemática de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos na Universidade Federal do Ceará, sob a perspectiva dos gestores. Teve como objetivo avaliar a sistemática e desvelar os elementos propiciadores de autocrescimento presentes no processo, bem como identificar os impedimentos para tais propósitos. Fruto de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, utilizou-se os seguintes procedimentos: entrevista estruturada, questionários, conversas informais, estudo de documentos oficiais que embasaram a criação e implantação da referida sistemática e dos dados de pesquisa realizada em 2002 pela Instituição, da qual a pesquisadora participou ativa e intensamente. A amostra foi estratificada por áreas administrativas e acadêmicas dentro da universidade, compreendendo: área I, complexo hospitalar, área II centros e faculdades, e área Ill, pró-reitorias e órgãos suplementares. O objetivo dessa estratificação foi para identificar percepções diferenciadas ou comuns sobre o objeto de estudo entre as unidades. Os dados revelam pensamento comum sobre o objeto estudado entre as unidades administrativas pesquisadas, com poucas diferenças nas unidades acadêmicas. Identificam a possibilidade concreta da relação entre a avaliação de desempenho e o processo de autocrescimento e esclarecem os motivos pelos quais a sistemática atual não tem evidenciado tal relação. Apontam a ausência de política da gestão e de recursos humanos, de liderança com visão sistêmica, da falta de planejamento, acompanhamento e avaliação de programas e projetos, gerando cultura de descrença e omissão, além de ter revelado desconhecimento e consciência, do papel social da universidade e da responsabilidade, também social, dos servidores; tudo isso refletindo, preponderantemente, de forma negativa, na avaliação de desempenho, cujo corporativismo e paternalismo, inclusive do sindicato, apontado pelos gestores, têm gerado profundos equívocos quanto às reais responsabilidades (deveres) dos servidores para com a sociedade. Diante disso, considera-se a necessidade ímpar de se repensar a sistemática de avaliação de desempenho considerando-se especialmente a inobservância ao crescimento pessoal e profissional de todos. O comprometimento da gestão, de avaliados e avaliadores, poderá contribuir com o aumento da eficiência organizacional, nível de satisfação dos servidores, caminho de revitalização, retroalimentação e autocrescimento.
id UFC-7_77ab45b9be5b24c3c9ac6362186f8fd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53515
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestoresAvaliação de desempenhoAutocrescimentoSistemática atual e gestãoEste trabalho investigou o processo de autocrescimento propiciado pela sistemática de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos na Universidade Federal do Ceará, sob a perspectiva dos gestores. Teve como objetivo avaliar a sistemática e desvelar os elementos propiciadores de autocrescimento presentes no processo, bem como identificar os impedimentos para tais propósitos. Fruto de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, utilizou-se os seguintes procedimentos: entrevista estruturada, questionários, conversas informais, estudo de documentos oficiais que embasaram a criação e implantação da referida sistemática e dos dados de pesquisa realizada em 2002 pela Instituição, da qual a pesquisadora participou ativa e intensamente. A amostra foi estratificada por áreas administrativas e acadêmicas dentro da universidade, compreendendo: área I, complexo hospitalar, área II centros e faculdades, e área Ill, pró-reitorias e órgãos suplementares. O objetivo dessa estratificação foi para identificar percepções diferenciadas ou comuns sobre o objeto de estudo entre as unidades. Os dados revelam pensamento comum sobre o objeto estudado entre as unidades administrativas pesquisadas, com poucas diferenças nas unidades acadêmicas. Identificam a possibilidade concreta da relação entre a avaliação de desempenho e o processo de autocrescimento e esclarecem os motivos pelos quais a sistemática atual não tem evidenciado tal relação. Apontam a ausência de política da gestão e de recursos humanos, de liderança com visão sistêmica, da falta de planejamento, acompanhamento e avaliação de programas e projetos, gerando cultura de descrença e omissão, além de ter revelado desconhecimento e consciência, do papel social da universidade e da responsabilidade, também social, dos servidores; tudo isso refletindo, preponderantemente, de forma negativa, na avaliação de desempenho, cujo corporativismo e paternalismo, inclusive do sindicato, apontado pelos gestores, têm gerado profundos equívocos quanto às reais responsabilidades (deveres) dos servidores para com a sociedade. Diante disso, considera-se a necessidade ímpar de se repensar a sistemática de avaliação de desempenho considerando-se especialmente a inobservância ao crescimento pessoal e profissional de todos. O comprometimento da gestão, de avaliados e avaliadores, poderá contribuir com o aumento da eficiência organizacional, nível de satisfação dos servidores, caminho de revitalização, retroalimentação e autocrescimento.McDonald, Brendan ColemanRodrigues, Maria do Socorro de Sousa2020-08-19T18:22:04Z2020-08-19T18:22:04Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores. Orientação: Brendan Coleman McDonald. 2003. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53515porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-19T18:22:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53515Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:05.001741Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores
title Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores
spellingShingle Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores
Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Avaliação de desempenho
Autocrescimento
Sistemática atual e gestão
title_short Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores
title_full Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores
title_fullStr Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores
title_sort Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores
author Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
author_facet Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv McDonald, Brendan Coleman
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Autocrescimento
Sistemática atual e gestão
topic Avaliação de desempenho
Autocrescimento
Sistemática atual e gestão
description Este trabalho investigou o processo de autocrescimento propiciado pela sistemática de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos na Universidade Federal do Ceará, sob a perspectiva dos gestores. Teve como objetivo avaliar a sistemática e desvelar os elementos propiciadores de autocrescimento presentes no processo, bem como identificar os impedimentos para tais propósitos. Fruto de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, utilizou-se os seguintes procedimentos: entrevista estruturada, questionários, conversas informais, estudo de documentos oficiais que embasaram a criação e implantação da referida sistemática e dos dados de pesquisa realizada em 2002 pela Instituição, da qual a pesquisadora participou ativa e intensamente. A amostra foi estratificada por áreas administrativas e acadêmicas dentro da universidade, compreendendo: área I, complexo hospitalar, área II centros e faculdades, e área Ill, pró-reitorias e órgãos suplementares. O objetivo dessa estratificação foi para identificar percepções diferenciadas ou comuns sobre o objeto de estudo entre as unidades. Os dados revelam pensamento comum sobre o objeto estudado entre as unidades administrativas pesquisadas, com poucas diferenças nas unidades acadêmicas. Identificam a possibilidade concreta da relação entre a avaliação de desempenho e o processo de autocrescimento e esclarecem os motivos pelos quais a sistemática atual não tem evidenciado tal relação. Apontam a ausência de política da gestão e de recursos humanos, de liderança com visão sistêmica, da falta de planejamento, acompanhamento e avaliação de programas e projetos, gerando cultura de descrença e omissão, além de ter revelado desconhecimento e consciência, do papel social da universidade e da responsabilidade, também social, dos servidores; tudo isso refletindo, preponderantemente, de forma negativa, na avaliação de desempenho, cujo corporativismo e paternalismo, inclusive do sindicato, apontado pelos gestores, têm gerado profundos equívocos quanto às reais responsabilidades (deveres) dos servidores para com a sociedade. Diante disso, considera-se a necessidade ímpar de se repensar a sistemática de avaliação de desempenho considerando-se especialmente a inobservância ao crescimento pessoal e profissional de todos. O comprometimento da gestão, de avaliados e avaliadores, poderá contribuir com o aumento da eficiência organizacional, nível de satisfação dos servidores, caminho de revitalização, retroalimentação e autocrescimento.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2020-08-19T18:22:04Z
2020-08-19T18:22:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores. Orientação: Brendan Coleman McDonald. 2003. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53515
identifier_str_mv RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Avaliação de desempenho e autocrescimento: a sistemática de avaliação do pessoal técnico-administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC) na perspectiva dos gestores. Orientação: Brendan Coleman McDonald. 2003. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028871661944832