Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Chrystiane Maria Veras
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Arruda, Cristiani Nobre de, Landim, Fátima Luna Pinheiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39275
Resumo: Através das atividades são criadas novas possibilidades e finalidades na intervenção de Terapia Ocupacional na medida em que estas proporcionam conhecimento e experiência de acordo com os interesses, necessidades e potencialidades das pessoas envolvidas na relação terapêutica, bem como oferecem instrumentos para usufruto dessas na ampliação de suas capacidades de comunicação, de interação social, permitindo, portanto, crescimento pessoal, ganho em autonomia e inclusão cultural. (PRADO; BARTALOTTI, 2001). A Terapia Ocupacional fundamenta-se no conceito de que os seres humanos têm uma natureza ocupacional. Assim, o processo terapêutico ocupacional baseia-se principalmente na relação estabelecida entre terapeuta – indivíduo – atividade. Esta atividade para ser terapêutica tem de ser um ato intencional e possuir uma finalidade a partir da identificação das reais necessidades do indivíduo por meio de uma visão holística e fenomenológica levando em consideração as peculiaridades de cada pessoa. (FRANCISCO, 2001). [....]
id UFC-7_788c0599aa9c412bbef75c458cd36553
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39275
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacionalTerapia OcupacionalNecessidadesAtividadesAtravés das atividades são criadas novas possibilidades e finalidades na intervenção de Terapia Ocupacional na medida em que estas proporcionam conhecimento e experiência de acordo com os interesses, necessidades e potencialidades das pessoas envolvidas na relação terapêutica, bem como oferecem instrumentos para usufruto dessas na ampliação de suas capacidades de comunicação, de interação social, permitindo, portanto, crescimento pessoal, ganho em autonomia e inclusão cultural. (PRADO; BARTALOTTI, 2001). A Terapia Ocupacional fundamenta-se no conceito de que os seres humanos têm uma natureza ocupacional. Assim, o processo terapêutico ocupacional baseia-se principalmente na relação estabelecida entre terapeuta – indivíduo – atividade. Esta atividade para ser terapêutica tem de ser um ato intencional e possuir uma finalidade a partir da identificação das reais necessidades do indivíduo por meio de uma visão holística e fenomenológica levando em consideração as peculiaridades de cada pessoa. (FRANCISCO, 2001). [....]2019-01-28T10:49:53Z2019-01-28T10:49:53Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPORTO, Chrystiane Maria Veras; ARRUDA, Cristiani Nobre de; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 572-583.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39275Porto, Chrystiane Maria VerasArruda, Cristiani Nobre deLandim, Fátima Luna Pinheiroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39275Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:47.413030Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional
title Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional
spellingShingle Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional
Porto, Chrystiane Maria Veras
Terapia Ocupacional
Necessidades
Atividades
title_short Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional
title_full Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional
title_fullStr Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional
title_full_unstemmed Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional
title_sort Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional
author Porto, Chrystiane Maria Veras
author_facet Porto, Chrystiane Maria Veras
Arruda, Cristiani Nobre de
Landim, Fátima Luna Pinheiro
author_role author
author2 Arruda, Cristiani Nobre de
Landim, Fátima Luna Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Chrystiane Maria Veras
Arruda, Cristiani Nobre de
Landim, Fátima Luna Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Necessidades
Atividades
topic Terapia Ocupacional
Necessidades
Atividades
description Através das atividades são criadas novas possibilidades e finalidades na intervenção de Terapia Ocupacional na medida em que estas proporcionam conhecimento e experiência de acordo com os interesses, necessidades e potencialidades das pessoas envolvidas na relação terapêutica, bem como oferecem instrumentos para usufruto dessas na ampliação de suas capacidades de comunicação, de interação social, permitindo, portanto, crescimento pessoal, ganho em autonomia e inclusão cultural. (PRADO; BARTALOTTI, 2001). A Terapia Ocupacional fundamenta-se no conceito de que os seres humanos têm uma natureza ocupacional. Assim, o processo terapêutico ocupacional baseia-se principalmente na relação estabelecida entre terapeuta – indivíduo – atividade. Esta atividade para ser terapêutica tem de ser um ato intencional e possuir uma finalidade a partir da identificação das reais necessidades do indivíduo por meio de uma visão holística e fenomenológica levando em consideração as peculiaridades de cada pessoa. (FRANCISCO, 2001). [....]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-01-28T10:49:53Z
2019-01-28T10:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTO, Chrystiane Maria Veras; ARRUDA, Cristiani Nobre de; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 572-583.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39275
identifier_str_mv PORTO, Chrystiane Maria Veras; ARRUDA, Cristiani Nobre de; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Avaliação da tomada de consciência de uma atividade desempenhada em ambiente educacional. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 572-583.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028727807803392