Patrimonialismo e educação: uma abordagem histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14208 |
Resumo: | A literatura de História da Educação tem se vinculado, nas últimas décadas, aos enfoques marxistas, alternando o reprodutivismo althuseriano com a influência de Gramsci e da Escola de Frankfurt. Embora com o risco da generalização, pode-se assinalar como nota destoante o enfoque de Michel Foucault, e em menor medida, a História nova. De fato, a hegemonia do paradigma marxista está sendo questionada com mais um quadrante teórico, a meu ver extremamente fecundo - os estudos acerca do Estado patrimonial brasileiro. Esse filão neoweberiano tem revigorado a ciência política na perquirição dos aspectos mais fundamentais da estrutura política brasileira, seja em um esquema analítico rigidamente monocausal, como em Raymundo Faoro, seja numa composição com abordagens culturalistas (Antônio Paim). Afora alguns estudos de Simon Schartzmann, 1988; 26), esse paradigma não ousou abertamente uma investigação da História da Educação Brasileira. Encontramos, todavia , em Guiomar Namo de Melo uma intuição lúcida, embora superficial, de que a crise educacional no país, que na verdade data da expulsão dos jesuítas, em 1759, é reflexo de uma crise do Estado Brasileiro... |
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