Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Matheus Maia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, Cesar Rodrigues
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59732
Resumo: O advento e crescimento da internet bem como dos softwares e aplicações voltados para computadores é fruto da ciência chamada programação. É através desta que gigantes da tecnologia (Facebook, Google, Microsoft, etc.) conseguem desenvolver seus sistemas de comunicação, informação, entretenimento e automação. Observando a demanda de produtos, bem como a crescente necessidade de mão de obra nesse mercado, pode-se dizer que programar deve ser colocado ao lado da Matemática, Linguagens, Ciências Naturais e Humanas que são hoje apresentadas nas escolas. Com isso em mente, desenvolveu-se um curso de programação básica com tema jogos arcade e usando uma linguagem de programação de alto nível (Python) voltado para alunos de ensino médio das escolas públicas de Fortaleza-Ce. Como material de apoio, criou-se uma apostila que possui onze capítulos, cada um contendo um guia de atividades e prática de comandos necessários para desenvolvimento de jogos. No final de cada capítulo um projeto deverá ser elaborado como forma de conceituar o que foi aprendido. O curso teve início no dia 13 de setembro de 2016 sendo composto de dez aulas de três horas, totalizando um curso de trinta horas e sendo sediado na Seara da Ciência, espaço pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi escolhido esse espaço pelo fato do mesmo possuir um laboratório de informática, que, até então, não possuía projetos para a comunidade. As inscrições dos alunos foram feitas de forma online usando o aplicativo Google Docs e o site da Seara da Ciência, sendo feita uma seleção entre os inscritos baseado nas respostas dadas no formulário; o critério fundamental de seleção foi o interesse dos alunos pela matemática, informática e jogos. O curso deve ter sua primeira turma permanecendo até o dia 18 de Outubro de 2016, e dependendo do grau de aproveitamento dos alunos, será discutida a permanência do curso na Seara da Ciência como um de seus cursos básicos ofertados semestralmente.
id UFC-7_7b13cfd014879426b3759c8a0c0e4e2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/59732
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)Linguagem de programação (Computadores) - Estudo e ensinoPython (Linguagem de programação de computador) - Estudo e ensinoO advento e crescimento da internet bem como dos softwares e aplicações voltados para computadores é fruto da ciência chamada programação. É através desta que gigantes da tecnologia (Facebook, Google, Microsoft, etc.) conseguem desenvolver seus sistemas de comunicação, informação, entretenimento e automação. Observando a demanda de produtos, bem como a crescente necessidade de mão de obra nesse mercado, pode-se dizer que programar deve ser colocado ao lado da Matemática, Linguagens, Ciências Naturais e Humanas que são hoje apresentadas nas escolas. Com isso em mente, desenvolveu-se um curso de programação básica com tema jogos arcade e usando uma linguagem de programação de alto nível (Python) voltado para alunos de ensino médio das escolas públicas de Fortaleza-Ce. Como material de apoio, criou-se uma apostila que possui onze capítulos, cada um contendo um guia de atividades e prática de comandos necessários para desenvolvimento de jogos. No final de cada capítulo um projeto deverá ser elaborado como forma de conceituar o que foi aprendido. O curso teve início no dia 13 de setembro de 2016 sendo composto de dez aulas de três horas, totalizando um curso de trinta horas e sendo sediado na Seara da Ciência, espaço pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi escolhido esse espaço pelo fato do mesmo possuir um laboratório de informática, que, até então, não possuía projetos para a comunidade. As inscrições dos alunos foram feitas de forma online usando o aplicativo Google Docs e o site da Seara da Ciência, sendo feita uma seleção entre os inscritos baseado nas respostas dadas no formulário; o critério fundamental de seleção foi o interesse dos alunos pela matemática, informática e jogos. O curso deve ter sua primeira turma permanecendo até o dia 18 de Outubro de 2016, e dependendo do grau de aproveitamento dos alunos, será discutida a permanência do curso na Seara da Ciência como um de seus cursos básicos ofertados semestralmente.Universidade Federal do Ceará2021-07-26T17:13:56Z2021-07-26T17:13:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfROQUE, Matheus Maia; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59732Roque, Matheus MaiaFernandes, Cesar Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:20:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59732Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:58.728890Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
spellingShingle Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
Roque, Matheus Maia
Linguagem de programação (Computadores) - Estudo e ensino
Python (Linguagem de programação de computador) - Estudo e ensino
title_short Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title_full Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title_fullStr Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title_full_unstemmed Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title_sort Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
author Roque, Matheus Maia
author_facet Roque, Matheus Maia
Fernandes, Cesar Rodrigues
author_role author
author2 Fernandes, Cesar Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Matheus Maia
Fernandes, Cesar Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem de programação (Computadores) - Estudo e ensino
Python (Linguagem de programação de computador) - Estudo e ensino
topic Linguagem de programação (Computadores) - Estudo e ensino
Python (Linguagem de programação de computador) - Estudo e ensino
description O advento e crescimento da internet bem como dos softwares e aplicações voltados para computadores é fruto da ciência chamada programação. É através desta que gigantes da tecnologia (Facebook, Google, Microsoft, etc.) conseguem desenvolver seus sistemas de comunicação, informação, entretenimento e automação. Observando a demanda de produtos, bem como a crescente necessidade de mão de obra nesse mercado, pode-se dizer que programar deve ser colocado ao lado da Matemática, Linguagens, Ciências Naturais e Humanas que são hoje apresentadas nas escolas. Com isso em mente, desenvolveu-se um curso de programação básica com tema jogos arcade e usando uma linguagem de programação de alto nível (Python) voltado para alunos de ensino médio das escolas públicas de Fortaleza-Ce. Como material de apoio, criou-se uma apostila que possui onze capítulos, cada um contendo um guia de atividades e prática de comandos necessários para desenvolvimento de jogos. No final de cada capítulo um projeto deverá ser elaborado como forma de conceituar o que foi aprendido. O curso teve início no dia 13 de setembro de 2016 sendo composto de dez aulas de três horas, totalizando um curso de trinta horas e sendo sediado na Seara da Ciência, espaço pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi escolhido esse espaço pelo fato do mesmo possuir um laboratório de informática, que, até então, não possuía projetos para a comunidade. As inscrições dos alunos foram feitas de forma online usando o aplicativo Google Docs e o site da Seara da Ciência, sendo feita uma seleção entre os inscritos baseado nas respostas dadas no formulário; o critério fundamental de seleção foi o interesse dos alunos pela matemática, informática e jogos. O curso deve ter sua primeira turma permanecendo até o dia 18 de Outubro de 2016, e dependendo do grau de aproveitamento dos alunos, será discutida a permanência do curso na Seara da Ciência como um de seus cursos básicos ofertados semestralmente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-07-26T17:13:56Z
2021-07-26T17:13:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROQUE, Matheus Maia; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59732
identifier_str_mv ROQUE, Matheus Maia; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029046409232384