Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59732 |
Resumo: | O advento e crescimento da internet bem como dos softwares e aplicações voltados para computadores é fruto da ciência chamada programação. É através desta que gigantes da tecnologia (Facebook, Google, Microsoft, etc.) conseguem desenvolver seus sistemas de comunicação, informação, entretenimento e automação. Observando a demanda de produtos, bem como a crescente necessidade de mão de obra nesse mercado, pode-se dizer que programar deve ser colocado ao lado da Matemática, Linguagens, Ciências Naturais e Humanas que são hoje apresentadas nas escolas. Com isso em mente, desenvolveu-se um curso de programação básica com tema jogos arcade e usando uma linguagem de programação de alto nível (Python) voltado para alunos de ensino médio das escolas públicas de Fortaleza-Ce. Como material de apoio, criou-se uma apostila que possui onze capítulos, cada um contendo um guia de atividades e prática de comandos necessários para desenvolvimento de jogos. No final de cada capítulo um projeto deverá ser elaborado como forma de conceituar o que foi aprendido. O curso teve início no dia 13 de setembro de 2016 sendo composto de dez aulas de três horas, totalizando um curso de trinta horas e sendo sediado na Seara da Ciência, espaço pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi escolhido esse espaço pelo fato do mesmo possuir um laboratório de informática, que, até então, não possuía projetos para a comunidade. As inscrições dos alunos foram feitas de forma online usando o aplicativo Google Docs e o site da Seara da Ciência, sendo feita uma seleção entre os inscritos baseado nas respostas dadas no formulário; o critério fundamental de seleção foi o interesse dos alunos pela matemática, informática e jogos. O curso deve ter sua primeira turma permanecendo até o dia 18 de Outubro de 2016, e dependendo do grau de aproveitamento dos alunos, será discutida a permanência do curso na Seara da Ciência como um de seus cursos básicos ofertados semestralmente. |
id |
UFC-7_7b13cfd014879426b3759c8a0c0e4e2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/59732 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)Linguagem de programação (Computadores) - Estudo e ensinoPython (Linguagem de programação de computador) - Estudo e ensinoO advento e crescimento da internet bem como dos softwares e aplicações voltados para computadores é fruto da ciência chamada programação. É através desta que gigantes da tecnologia (Facebook, Google, Microsoft, etc.) conseguem desenvolver seus sistemas de comunicação, informação, entretenimento e automação. Observando a demanda de produtos, bem como a crescente necessidade de mão de obra nesse mercado, pode-se dizer que programar deve ser colocado ao lado da Matemática, Linguagens, Ciências Naturais e Humanas que são hoje apresentadas nas escolas. Com isso em mente, desenvolveu-se um curso de programação básica com tema jogos arcade e usando uma linguagem de programação de alto nível (Python) voltado para alunos de ensino médio das escolas públicas de Fortaleza-Ce. Como material de apoio, criou-se uma apostila que possui onze capítulos, cada um contendo um guia de atividades e prática de comandos necessários para desenvolvimento de jogos. No final de cada capítulo um projeto deverá ser elaborado como forma de conceituar o que foi aprendido. O curso teve início no dia 13 de setembro de 2016 sendo composto de dez aulas de três horas, totalizando um curso de trinta horas e sendo sediado na Seara da Ciência, espaço pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi escolhido esse espaço pelo fato do mesmo possuir um laboratório de informática, que, até então, não possuía projetos para a comunidade. As inscrições dos alunos foram feitas de forma online usando o aplicativo Google Docs e o site da Seara da Ciência, sendo feita uma seleção entre os inscritos baseado nas respostas dadas no formulário; o critério fundamental de seleção foi o interesse dos alunos pela matemática, informática e jogos. O curso deve ter sua primeira turma permanecendo até o dia 18 de Outubro de 2016, e dependendo do grau de aproveitamento dos alunos, será discutida a permanência do curso na Seara da Ciência como um de seus cursos básicos ofertados semestralmente.Universidade Federal do Ceará2021-07-26T17:13:56Z2021-07-26T17:13:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfROQUE, Matheus Maia; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59732Roque, Matheus MaiaFernandes, Cesar Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:20:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59732Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:58.728890Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123) |
title |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123) |
spellingShingle |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123) Roque, Matheus Maia Linguagem de programação (Computadores) - Estudo e ensino Python (Linguagem de programação de computador) - Estudo e ensino |
title_short |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123) |
title_full |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123) |
title_fullStr |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123) |
title_full_unstemmed |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123) |
title_sort |
Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123) |
author |
Roque, Matheus Maia |
author_facet |
Roque, Matheus Maia Fernandes, Cesar Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Cesar Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roque, Matheus Maia Fernandes, Cesar Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem de programação (Computadores) - Estudo e ensino Python (Linguagem de programação de computador) - Estudo e ensino |
topic |
Linguagem de programação (Computadores) - Estudo e ensino Python (Linguagem de programação de computador) - Estudo e ensino |
description |
O advento e crescimento da internet bem como dos softwares e aplicações voltados para computadores é fruto da ciência chamada programação. É através desta que gigantes da tecnologia (Facebook, Google, Microsoft, etc.) conseguem desenvolver seus sistemas de comunicação, informação, entretenimento e automação. Observando a demanda de produtos, bem como a crescente necessidade de mão de obra nesse mercado, pode-se dizer que programar deve ser colocado ao lado da Matemática, Linguagens, Ciências Naturais e Humanas que são hoje apresentadas nas escolas. Com isso em mente, desenvolveu-se um curso de programação básica com tema jogos arcade e usando uma linguagem de programação de alto nível (Python) voltado para alunos de ensino médio das escolas públicas de Fortaleza-Ce. Como material de apoio, criou-se uma apostila que possui onze capítulos, cada um contendo um guia de atividades e prática de comandos necessários para desenvolvimento de jogos. No final de cada capítulo um projeto deverá ser elaborado como forma de conceituar o que foi aprendido. O curso teve início no dia 13 de setembro de 2016 sendo composto de dez aulas de três horas, totalizando um curso de trinta horas e sendo sediado na Seara da Ciência, espaço pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi escolhido esse espaço pelo fato do mesmo possuir um laboratório de informática, que, até então, não possuía projetos para a comunidade. As inscrições dos alunos foram feitas de forma online usando o aplicativo Google Docs e o site da Seara da Ciência, sendo feita uma seleção entre os inscritos baseado nas respostas dadas no formulário; o critério fundamental de seleção foi o interesse dos alunos pela matemática, informática e jogos. O curso deve ter sua primeira turma permanecendo até o dia 18 de Outubro de 2016, e dependendo do grau de aproveitamento dos alunos, será discutida a permanência do curso na Seara da Ciência como um de seus cursos básicos ofertados semestralmente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-07-26T17:13:56Z 2021-07-26T17:13:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROQUE, Matheus Maia; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59732 |
identifier_str_mv |
ROQUE, Matheus Maia; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Curso introdutório de programação para alunos do ensino médio (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029046409232384 |