Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Katiane de Jesus
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Abreu, Jessica Miranda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57487
Resumo: É inegável a importância da matemática para a sociedade em geral, assim como a dificuldade enfrentada por muitos em compreendê-la. Isso se dá, em parte, porque a educação nas escolas se utiliza de métodos muitas vezes enfadonhos e pouco interativos, mesmo diante de ferramentas de ensino mais estimulantes para os estudantes. Assim, a inserção da tecnologia na educação pode vir a ser um dos principais pilares para um ensino de qualidade. Com o propósito de contribuir com a ampliação do conhecimento de estudantes e facilitar a incorporação de conceitos matemáticos, foi realizado um curso que utilizou programação computacional, através da linguagem Pascal, como ferramenta de ensino. Visou-se, dessa forma, o aprendizado da lógica de programação para o desenvolvimento de programas que solucionassem problemas matemáticos propostos. As aulas do curso foram ministradas no laboratório de informática da Seara da Ciência, para 25 estudantes. Em cada aula, foram realizadas explanações acerca do assunto a ser abordado, seguidas por exercícios, que foram solucionados pelos alunos através do desenvolvimento de programas computacionais. Foi realizado um teste no início e no final do curso, visando analisar a eficácia da metodologia utilizada com base na comparação dos resultados. O teste final foi dividido em duas avaliações, sendo uma escrita e a outra prática, a qual utilizou programação para resolução dos problemas. Além disso, foi aplicado um questionário aos alunos com o objetivo de saber as opiniões destes a respeito da contribuição do curso e a relevância do método utilizado. Observou-se que os alunos adquiriram conhecimentos em lógica de programação e que se tornaram capazes de realizar programas para solucionar diversos problemas. Além disso, comprovou-se o fortalecimento do aprendizado de alguns dos principais conteúdos de matemática ensinados ao longo da vida acadêmica.
id UFC-7_db0b54be95407ee567243ee6f6a466be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57487
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)Matemática - Estudo e ensinoEstratégias de aprendizagemProgramação (Computadores)É inegável a importância da matemática para a sociedade em geral, assim como a dificuldade enfrentada por muitos em compreendê-la. Isso se dá, em parte, porque a educação nas escolas se utiliza de métodos muitas vezes enfadonhos e pouco interativos, mesmo diante de ferramentas de ensino mais estimulantes para os estudantes. Assim, a inserção da tecnologia na educação pode vir a ser um dos principais pilares para um ensino de qualidade. Com o propósito de contribuir com a ampliação do conhecimento de estudantes e facilitar a incorporação de conceitos matemáticos, foi realizado um curso que utilizou programação computacional, através da linguagem Pascal, como ferramenta de ensino. Visou-se, dessa forma, o aprendizado da lógica de programação para o desenvolvimento de programas que solucionassem problemas matemáticos propostos. As aulas do curso foram ministradas no laboratório de informática da Seara da Ciência, para 25 estudantes. Em cada aula, foram realizadas explanações acerca do assunto a ser abordado, seguidas por exercícios, que foram solucionados pelos alunos através do desenvolvimento de programas computacionais. Foi realizado um teste no início e no final do curso, visando analisar a eficácia da metodologia utilizada com base na comparação dos resultados. O teste final foi dividido em duas avaliações, sendo uma escrita e a outra prática, a qual utilizou programação para resolução dos problemas. Além disso, foi aplicado um questionário aos alunos com o objetivo de saber as opiniões destes a respeito da contribuição do curso e a relevância do método utilizado. Observou-se que os alunos adquiriram conhecimentos em lógica de programação e que se tornaram capazes de realizar programas para solucionar diversos problemas. Além disso, comprovou-se o fortalecimento do aprendizado de alguns dos principais conteúdos de matemática ensinados ao longo da vida acadêmica.Universidade Federal do Ceará2021-03-26T10:13:25Z2021-03-26T10:13:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMESQUITA, Katiane de Jesus; ABREU, Jessica Miranda. Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57487Mesquita, Katiane de JesusAbreu, Jessica Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:38:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57487Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:38:14Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
spellingShingle Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
Mesquita, Katiane de Jesus
Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Programação (Computadores)
title_short Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title_full Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title_fullStr Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title_full_unstemmed Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
title_sort Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123)
author Mesquita, Katiane de Jesus
author_facet Mesquita, Katiane de Jesus
Abreu, Jessica Miranda
author_role author
author2 Abreu, Jessica Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Katiane de Jesus
Abreu, Jessica Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Programação (Computadores)
topic Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Programação (Computadores)
description É inegável a importância da matemática para a sociedade em geral, assim como a dificuldade enfrentada por muitos em compreendê-la. Isso se dá, em parte, porque a educação nas escolas se utiliza de métodos muitas vezes enfadonhos e pouco interativos, mesmo diante de ferramentas de ensino mais estimulantes para os estudantes. Assim, a inserção da tecnologia na educação pode vir a ser um dos principais pilares para um ensino de qualidade. Com o propósito de contribuir com a ampliação do conhecimento de estudantes e facilitar a incorporação de conceitos matemáticos, foi realizado um curso que utilizou programação computacional, através da linguagem Pascal, como ferramenta de ensino. Visou-se, dessa forma, o aprendizado da lógica de programação para o desenvolvimento de programas que solucionassem problemas matemáticos propostos. As aulas do curso foram ministradas no laboratório de informática da Seara da Ciência, para 25 estudantes. Em cada aula, foram realizadas explanações acerca do assunto a ser abordado, seguidas por exercícios, que foram solucionados pelos alunos através do desenvolvimento de programas computacionais. Foi realizado um teste no início e no final do curso, visando analisar a eficácia da metodologia utilizada com base na comparação dos resultados. O teste final foi dividido em duas avaliações, sendo uma escrita e a outra prática, a qual utilizou programação para resolução dos problemas. Além disso, foi aplicado um questionário aos alunos com o objetivo de saber as opiniões destes a respeito da contribuição do curso e a relevância do método utilizado. Observou-se que os alunos adquiriram conhecimentos em lógica de programação e que se tornaram capazes de realizar programas para solucionar diversos problemas. Além disso, comprovou-se o fortalecimento do aprendizado de alguns dos principais conteúdos de matemática ensinados ao longo da vida acadêmica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-03-26T10:13:25Z
2021-03-26T10:13:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Katiane de Jesus; ABREU, Jessica Miranda. Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57487
identifier_str_mv MESQUITA, Katiane de Jesus; ABREU, Jessica Miranda. Uso de programação computacional como ferramenta de ensino de matemática (Programa Seara da Ciência RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935778449457152