Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39906 |
Resumo: | A avaliação tem estado presente no cenário educacional brasileiro, com a implementação pelos órgãos governamentais de processos avaliativos ancorados em um discurso de melhoria da qualidade da educação. Embora se apresente com ampla abrangência, atingindo diferentes níveis, quer seja a educação básica, ou a superior, os resultados produzidos por estas avaliações ainda não impactaram de forma relevante as políticas públicas. Continuando a valorização de práticas avaliativas, estas iniciadas na década de 90, a atual gestão do MEC, ampliou e desenvolveu um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES – Lei 10861/04, procurando regular e supervisionar as instituições de educação superior. [...] |
id |
UFC-7_7c3a247a5c9489d7242ddfc0a9f47aa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39906 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAESEducaçãoProcesso de Ensino-AprendizagemA avaliação tem estado presente no cenário educacional brasileiro, com a implementação pelos órgãos governamentais de processos avaliativos ancorados em um discurso de melhoria da qualidade da educação. Embora se apresente com ampla abrangência, atingindo diferentes níveis, quer seja a educação básica, ou a superior, os resultados produzidos por estas avaliações ainda não impactaram de forma relevante as políticas públicas. Continuando a valorização de práticas avaliativas, estas iniciadas na década de 90, a atual gestão do MEC, ampliou e desenvolveu um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES – Lei 10861/04, procurando regular e supervisionar as instituições de educação superior. [...]2019-02-25T11:08:29Z2019-02-25T11:08:29Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Clarilza Prado de; MARCONDES, Anamérica Prado; ACOSTA, Sandra Lúcia Ferreira. Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1364-1380.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39906Sousa, Clarilza Prado deMarcondes, Anamérica PradoAcosta, Sandra Lúcia Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:28.408624Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? |
title |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? |
spellingShingle |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? Sousa, Clarilza Prado de Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES Educação Processo de Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? |
title_full |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? |
title_fullStr |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? |
title_full_unstemmed |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? |
title_sort |
Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? |
author |
Sousa, Clarilza Prado de |
author_facet |
Sousa, Clarilza Prado de Marcondes, Anamérica Prado Acosta, Sandra Lúcia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Marcondes, Anamérica Prado Acosta, Sandra Lúcia Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Clarilza Prado de Marcondes, Anamérica Prado Acosta, Sandra Lúcia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES Educação Processo de Ensino-Aprendizagem |
topic |
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES Educação Processo de Ensino-Aprendizagem |
description |
A avaliação tem estado presente no cenário educacional brasileiro, com a implementação pelos órgãos governamentais de processos avaliativos ancorados em um discurso de melhoria da qualidade da educação. Embora se apresente com ampla abrangência, atingindo diferentes níveis, quer seja a educação básica, ou a superior, os resultados produzidos por estas avaliações ainda não impactaram de forma relevante as políticas públicas. Continuando a valorização de práticas avaliativas, estas iniciadas na década de 90, a atual gestão do MEC, ampliou e desenvolveu um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES – Lei 10861/04, procurando regular e supervisionar as instituições de educação superior. [...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-02-25T11:08:29Z 2019-02-25T11:08:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Clarilza Prado de; MARCONDES, Anamérica Prado; ACOSTA, Sandra Lúcia Ferreira. Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1364-1380. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39906 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Clarilza Prado de; MARCONDES, Anamérica Prado; ACOSTA, Sandra Lúcia Ferreira. Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1364-1380. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028894423384064 |