Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Clarilza Prado de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Marcondes, Anamérica Prado, Acosta, Sandra Lúcia Ferreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39906
Resumo: A avaliação tem estado presente no cenário educacional brasileiro, com a implementação pelos órgãos governamentais de processos avaliativos ancorados em um discurso de melhoria da qualidade da educação. Embora se apresente com ampla abrangência, atingindo diferentes níveis, quer seja a educação básica, ou a superior, os resultados produzidos por estas avaliações ainda não impactaram de forma relevante as políticas públicas. Continuando a valorização de práticas avaliativas, estas iniciadas na década de 90, a atual gestão do MEC, ampliou e desenvolveu um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES – Lei 10861/04, procurando regular e supervisionar as instituições de educação superior. [...]
id UFC-7_7c3a247a5c9489d7242ddfc0a9f47aa2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39906
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAESEducaçãoProcesso de Ensino-AprendizagemA avaliação tem estado presente no cenário educacional brasileiro, com a implementação pelos órgãos governamentais de processos avaliativos ancorados em um discurso de melhoria da qualidade da educação. Embora se apresente com ampla abrangência, atingindo diferentes níveis, quer seja a educação básica, ou a superior, os resultados produzidos por estas avaliações ainda não impactaram de forma relevante as políticas públicas. Continuando a valorização de práticas avaliativas, estas iniciadas na década de 90, a atual gestão do MEC, ampliou e desenvolveu um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES – Lei 10861/04, procurando regular e supervisionar as instituições de educação superior. [...]2019-02-25T11:08:29Z2019-02-25T11:08:29Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Clarilza Prado de; MARCONDES, Anamérica Prado; ACOSTA, Sandra Lúcia Ferreira. Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1364-1380.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39906Sousa, Clarilza Prado deMarcondes, Anamérica PradoAcosta, Sandra Lúcia Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39906Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:28.408624Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
title Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
spellingShingle Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
Sousa, Clarilza Prado de
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES
Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
title_short Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
title_full Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
title_fullStr Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
title_full_unstemmed Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
title_sort Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária?
author Sousa, Clarilza Prado de
author_facet Sousa, Clarilza Prado de
Marcondes, Anamérica Prado
Acosta, Sandra Lúcia Ferreira
author_role author
author2 Marcondes, Anamérica Prado
Acosta, Sandra Lúcia Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
Marcondes, Anamérica Prado
Acosta, Sandra Lúcia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES
Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
topic Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES
Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
description A avaliação tem estado presente no cenário educacional brasileiro, com a implementação pelos órgãos governamentais de processos avaliativos ancorados em um discurso de melhoria da qualidade da educação. Embora se apresente com ampla abrangência, atingindo diferentes níveis, quer seja a educação básica, ou a superior, os resultados produzidos por estas avaliações ainda não impactaram de forma relevante as políticas públicas. Continuando a valorização de práticas avaliativas, estas iniciadas na década de 90, a atual gestão do MEC, ampliou e desenvolveu um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES – Lei 10861/04, procurando regular e supervisionar as instituições de educação superior. [...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-02-25T11:08:29Z
2019-02-25T11:08:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Clarilza Prado de; MARCONDES, Anamérica Prado; ACOSTA, Sandra Lúcia Ferreira. Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1364-1380.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39906
identifier_str_mv SOUSA, Clarilza Prado de; MARCONDES, Anamérica Prado; ACOSTA, Sandra Lúcia Ferreira. Resultados do ENADE e projeto pedagógico de curso: uma pareceria necessária? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1364-1380.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028894423384064