Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Thiago Araújo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Érica Nobre, Rocha, Alane Siqueira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51698
Resumo: A hipertensão arterial, uma das principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e suas complicações são uma preocupação para saúde pública em todo o mundo. No Brasil, o envelhecimento populacional, o aumento do número de idosos e da longevidade, o maior tempo médio de vida dos indivíduos contribuem para um cenário de ampliação da prevalência de DCNT, próprias das alterações fisiológicas do envelhecimento. Diante desse cenário, o objetivo foi analisar a expectativa de vida livre de hipertensão na população idosa do Ceará, comparando com a Região Nordeste e o Brasil. Esta pesquisa foi descritiva e quantitativa, utilizou-se do método de Sullivan para estimar a expectativa de vida livre de hipertensão. Referida abordagem permite desagregar a expectativa de vida dos indivíduos das localidades em análise, em expectativa de vida com e sem hipertensão. Os dados foram obtidos do módulo suplementar de saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2008. Os resultados indicaram que apesar de apresentarem maior expectativa de vida, espera-se que as mulheres idosas do Ceará, Região Nordeste e Brasil vivam uma menor parcela de suas vidas livres da hipertensão, em relação aos homens idosos. Evidenciou-se que os idosos do Ceará passam uma maior parcela de suas vidas livres de hipertensão, em relação à Região Nordeste e Brasil.
id UFC-7_7c5e06443c722ea62a56c295ade31299
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51698
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e BrasilExpectativa de VidaMétodo de SullivanHipertensãoA hipertensão arterial, uma das principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e suas complicações são uma preocupação para saúde pública em todo o mundo. No Brasil, o envelhecimento populacional, o aumento do número de idosos e da longevidade, o maior tempo médio de vida dos indivíduos contribuem para um cenário de ampliação da prevalência de DCNT, próprias das alterações fisiológicas do envelhecimento. Diante desse cenário, o objetivo foi analisar a expectativa de vida livre de hipertensão na população idosa do Ceará, comparando com a Região Nordeste e o Brasil. Esta pesquisa foi descritiva e quantitativa, utilizou-se do método de Sullivan para estimar a expectativa de vida livre de hipertensão. Referida abordagem permite desagregar a expectativa de vida dos indivíduos das localidades em análise, em expectativa de vida com e sem hipertensão. Os dados foram obtidos do módulo suplementar de saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2008. Os resultados indicaram que apesar de apresentarem maior expectativa de vida, espera-se que as mulheres idosas do Ceará, Região Nordeste e Brasil vivam uma menor parcela de suas vidas livres da hipertensão, em relação aos homens idosos. Evidenciou-se que os idosos do Ceará passam uma maior parcela de suas vidas livres de hipertensão, em relação à Região Nordeste e Brasil.2020-05-13T17:50:48Z2020-05-13T17:50:48Z2019-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENEZES, T. A.; LIMA, E. N.; Rocha, A. S. Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil. In: SIMPÓSIO DE ATUÁRIA, 6, 2019, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Curso de Ciências Atuariais/FEAAC/UFC, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51698Menezes, Thiago Araújo deLima, Érica NobreRocha, Alane Siqueiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-13T17:50:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51698Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:01.052243Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
title Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
spellingShingle Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
Menezes, Thiago Araújo de
Expectativa de Vida
Método de Sullivan
Hipertensão
title_short Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
title_full Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
title_fullStr Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
title_full_unstemmed Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
title_sort Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
author Menezes, Thiago Araújo de
author_facet Menezes, Thiago Araújo de
Lima, Érica Nobre
Rocha, Alane Siqueira
author_role author
author2 Lima, Érica Nobre
Rocha, Alane Siqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Thiago Araújo de
Lima, Érica Nobre
Rocha, Alane Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Expectativa de Vida
Método de Sullivan
Hipertensão
topic Expectativa de Vida
Método de Sullivan
Hipertensão
description A hipertensão arterial, uma das principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e suas complicações são uma preocupação para saúde pública em todo o mundo. No Brasil, o envelhecimento populacional, o aumento do número de idosos e da longevidade, o maior tempo médio de vida dos indivíduos contribuem para um cenário de ampliação da prevalência de DCNT, próprias das alterações fisiológicas do envelhecimento. Diante desse cenário, o objetivo foi analisar a expectativa de vida livre de hipertensão na população idosa do Ceará, comparando com a Região Nordeste e o Brasil. Esta pesquisa foi descritiva e quantitativa, utilizou-se do método de Sullivan para estimar a expectativa de vida livre de hipertensão. Referida abordagem permite desagregar a expectativa de vida dos indivíduos das localidades em análise, em expectativa de vida com e sem hipertensão. Os dados foram obtidos do módulo suplementar de saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2008. Os resultados indicaram que apesar de apresentarem maior expectativa de vida, espera-se que as mulheres idosas do Ceará, Região Nordeste e Brasil vivam uma menor parcela de suas vidas livres da hipertensão, em relação aos homens idosos. Evidenciou-se que os idosos do Ceará passam uma maior parcela de suas vidas livres de hipertensão, em relação à Região Nordeste e Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04
2020-05-13T17:50:48Z
2020-05-13T17:50:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, T. A.; LIMA, E. N.; Rocha, A. S. Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil. In: SIMPÓSIO DE ATUÁRIA, 6, 2019, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Curso de Ciências Atuariais/FEAAC/UFC, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51698
identifier_str_mv MENEZES, T. A.; LIMA, E. N.; Rocha, A. S. Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil. In: SIMPÓSIO DE ATUÁRIA, 6, 2019, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Curso de Ciências Atuariais/FEAAC/UFC, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028983150739456