Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Raquel Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barros, Marina Kataoka
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521
Resumo: Os cursos de graduação em Letras foram criados, na década de 30, com o objetivo de oferecer formação superior em línguas e literaturas (FIORIN, 2006). Os primeiros cursos de letras foram estabelecidos com a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para o exercício das altas atividades culturais de ordem desinteressada ou técnica; preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior e realizar pesquisas nos vários domínios da língua-cultura que constituem o objeto de seu ensino. (FIALHO, FIDELES, 2008) A profissionalização do magistério, segundo Lajolo (s/d) foi sempre uma profissionalização pouco compensadora. Por mais de um século não se pediu nenhum tipo de preparo específico para a docência. Considerando que a qualidade da formação docente é um ponto inquestionável, a utilização das novas tecnologias impacta em transformações consideráveis, pois há necessidade de uma formação ainda mais especializada por parte desse professor, uma vez que as tecnologias mudam muito rapidamente. O que nos leva a uma mudança de atitude, pois o que até então eram práticas inconcebíveis, passam a serem práticas modernas, ações inovadoras e posturas comunicativas (PONTE, 2000).[...]
id UFC-7_7cea987d62fa3885f0f1d906c766a5d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41521
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)Graduação em LetrasFormação superior em línguas e literaturasOs cursos de graduação em Letras foram criados, na década de 30, com o objetivo de oferecer formação superior em línguas e literaturas (FIORIN, 2006). Os primeiros cursos de letras foram estabelecidos com a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para o exercício das altas atividades culturais de ordem desinteressada ou técnica; preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior e realizar pesquisas nos vários domínios da língua-cultura que constituem o objeto de seu ensino. (FIALHO, FIDELES, 2008) A profissionalização do magistério, segundo Lajolo (s/d) foi sempre uma profissionalização pouco compensadora. Por mais de um século não se pediu nenhum tipo de preparo específico para a docência. Considerando que a qualidade da formação docente é um ponto inquestionável, a utilização das novas tecnologias impacta em transformações consideráveis, pois há necessidade de uma formação ainda mais especializada por parte desse professor, uma vez que as tecnologias mudam muito rapidamente. O que nos leva a uma mudança de atitude, pois o que até então eram práticas inconcebíveis, passam a serem práticas modernas, ações inovadoras e posturas comunicativas (PONTE, 2000).[...]EdUECE2019-05-09T13:34:59Z2019-05-09T13:34:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARETTO, Raquel Figueiredo; BARROS, Marina Kataoka. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S). In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 926-936. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521Barreto, Raquel FigueiredoBarros, Marina Kataokaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41521Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:34.771897Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
title Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
spellingShingle Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
Barreto, Raquel Figueiredo
Graduação em Letras
Formação superior em línguas e literaturas
title_short Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
title_full Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
title_fullStr Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
title_full_unstemmed Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
title_sort Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
author Barreto, Raquel Figueiredo
author_facet Barreto, Raquel Figueiredo
Barros, Marina Kataoka
author_role author
author2 Barros, Marina Kataoka
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Raquel Figueiredo
Barros, Marina Kataoka
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação em Letras
Formação superior em línguas e literaturas
topic Graduação em Letras
Formação superior em línguas e literaturas
description Os cursos de graduação em Letras foram criados, na década de 30, com o objetivo de oferecer formação superior em línguas e literaturas (FIORIN, 2006). Os primeiros cursos de letras foram estabelecidos com a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para o exercício das altas atividades culturais de ordem desinteressada ou técnica; preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior e realizar pesquisas nos vários domínios da língua-cultura que constituem o objeto de seu ensino. (FIALHO, FIDELES, 2008) A profissionalização do magistério, segundo Lajolo (s/d) foi sempre uma profissionalização pouco compensadora. Por mais de um século não se pediu nenhum tipo de preparo específico para a docência. Considerando que a qualidade da formação docente é um ponto inquestionável, a utilização das novas tecnologias impacta em transformações consideráveis, pois há necessidade de uma formação ainda mais especializada por parte desse professor, uma vez que as tecnologias mudam muito rapidamente. O que nos leva a uma mudança de atitude, pois o que até então eram práticas inconcebíveis, passam a serem práticas modernas, ações inovadoras e posturas comunicativas (PONTE, 2000).[...]
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-05-09T13:34:59Z
2019-05-09T13:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARETTO, Raquel Figueiredo; BARROS, Marina Kataoka. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S). In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 926-936. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521
identifier_str_mv BARETTO, Raquel Figueiredo; BARROS, Marina Kataoka. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S). In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 926-936. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028819578126336