Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521 |
Resumo: | Os cursos de graduação em Letras foram criados, na década de 30, com o objetivo de oferecer formação superior em línguas e literaturas (FIORIN, 2006). Os primeiros cursos de letras foram estabelecidos com a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para o exercício das altas atividades culturais de ordem desinteressada ou técnica; preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior e realizar pesquisas nos vários domínios da língua-cultura que constituem o objeto de seu ensino. (FIALHO, FIDELES, 2008) A profissionalização do magistério, segundo Lajolo (s/d) foi sempre uma profissionalização pouco compensadora. Por mais de um século não se pediu nenhum tipo de preparo específico para a docência. Considerando que a qualidade da formação docente é um ponto inquestionável, a utilização das novas tecnologias impacta em transformações consideráveis, pois há necessidade de uma formação ainda mais especializada por parte desse professor, uma vez que as tecnologias mudam muito rapidamente. O que nos leva a uma mudança de atitude, pois o que até então eram práticas inconcebíveis, passam a serem práticas modernas, ações inovadoras e posturas comunicativas (PONTE, 2000).[...] |
id |
UFC-7_7cea987d62fa3885f0f1d906c766a5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41521 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S)Graduação em LetrasFormação superior em línguas e literaturasOs cursos de graduação em Letras foram criados, na década de 30, com o objetivo de oferecer formação superior em línguas e literaturas (FIORIN, 2006). Os primeiros cursos de letras foram estabelecidos com a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para o exercício das altas atividades culturais de ordem desinteressada ou técnica; preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior e realizar pesquisas nos vários domínios da língua-cultura que constituem o objeto de seu ensino. (FIALHO, FIDELES, 2008) A profissionalização do magistério, segundo Lajolo (s/d) foi sempre uma profissionalização pouco compensadora. Por mais de um século não se pediu nenhum tipo de preparo específico para a docência. Considerando que a qualidade da formação docente é um ponto inquestionável, a utilização das novas tecnologias impacta em transformações consideráveis, pois há necessidade de uma formação ainda mais especializada por parte desse professor, uma vez que as tecnologias mudam muito rapidamente. O que nos leva a uma mudança de atitude, pois o que até então eram práticas inconcebíveis, passam a serem práticas modernas, ações inovadoras e posturas comunicativas (PONTE, 2000).[...]EdUECE2019-05-09T13:34:59Z2019-05-09T13:34:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARETTO, Raquel Figueiredo; BARROS, Marina Kataoka. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S). In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 926-936. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521Barreto, Raquel FigueiredoBarros, Marina Kataokaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41521Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:34.771897Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) |
title |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) |
spellingShingle |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) Barreto, Raquel Figueiredo Graduação em Letras Formação superior em línguas e literaturas |
title_short |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) |
title_full |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) |
title_fullStr |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) |
title_sort |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) |
author |
Barreto, Raquel Figueiredo |
author_facet |
Barreto, Raquel Figueiredo Barros, Marina Kataoka |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Marina Kataoka |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Raquel Figueiredo Barros, Marina Kataoka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação em Letras Formação superior em línguas e literaturas |
topic |
Graduação em Letras Formação superior em línguas e literaturas |
description |
Os cursos de graduação em Letras foram criados, na década de 30, com o objetivo de oferecer formação superior em línguas e literaturas (FIORIN, 2006). Os primeiros cursos de letras foram estabelecidos com a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para o exercício das altas atividades culturais de ordem desinteressada ou técnica; preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior e realizar pesquisas nos vários domínios da língua-cultura que constituem o objeto de seu ensino. (FIALHO, FIDELES, 2008) A profissionalização do magistério, segundo Lajolo (s/d) foi sempre uma profissionalização pouco compensadora. Por mais de um século não se pediu nenhum tipo de preparo específico para a docência. Considerando que a qualidade da formação docente é um ponto inquestionável, a utilização das novas tecnologias impacta em transformações consideráveis, pois há necessidade de uma formação ainda mais especializada por parte desse professor, uma vez que as tecnologias mudam muito rapidamente. O que nos leva a uma mudança de atitude, pois o que até então eram práticas inconcebíveis, passam a serem práticas modernas, ações inovadoras e posturas comunicativas (PONTE, 2000).[...] |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-05-09T13:34:59Z 2019-05-09T13:34:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARETTO, Raquel Figueiredo; BARROS, Marina Kataoka. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S). In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 926-936. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521 |
identifier_str_mv |
BARETTO, Raquel Figueiredo; BARROS, Marina Kataoka. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S). In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 926-936. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028819578126336 |