As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Janete Araci do Espírito
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: André, Bianka Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827
Resumo: Este trabalho visa discutir como a tecnologia vem atuando em nosso cotidiano, causando mudanças sociais e culturais e transformando comportamentos. Isso implica pensar que este momento requer atenção diferenciada para a Educação numa perspectiva de trazer, para o ambiente escolar, recursos que contribuam para uma pedagogia apropriada que deverá atender os “nativos digitais”. Para isso, o papel do professor requer novas posturas, fazendo com que ele deixe de ser o centro da informação e passe a atuar como mediador, gestor, e indicador de caminhos. Por isso é fundamental que o docente modifique as formas de ensinar. As causas do fracasso escolar têm preocupado os educadores que aspiram a uma escola ideal. E muitos destes profissionais destacam a indisciplina como a maior dificuldade enfrentada em sala de aula. Estes profissionais precisam optar por caminhos que levem o aluno a aprender a construir o conhecimento, ao invés de permanecerem na estratégia secular, que é “ensinar por ensinar”. O aluno atual está em contato diário com as modernas tecnologias. Por isso, a escola e o professor precisam propor metodologias inovadoras utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para atingir resultados significativos, vivenciando processos de comunicação e participação interpessoal e grupal afetivos.
id UNIABEU-2_f302271c2ef1ca46519a38e6fd0faef9
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/827
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação BásicaEducação, Letraseducação; tecnologia; formação docente.Este trabalho visa discutir como a tecnologia vem atuando em nosso cotidiano, causando mudanças sociais e culturais e transformando comportamentos. Isso implica pensar que este momento requer atenção diferenciada para a Educação numa perspectiva de trazer, para o ambiente escolar, recursos que contribuam para uma pedagogia apropriada que deverá atender os “nativos digitais”. Para isso, o papel do professor requer novas posturas, fazendo com que ele deixe de ser o centro da informação e passe a atuar como mediador, gestor, e indicador de caminhos. Por isso é fundamental que o docente modifique as formas de ensinar. As causas do fracasso escolar têm preocupado os educadores que aspiram a uma escola ideal. E muitos destes profissionais destacam a indisciplina como a maior dificuldade enfrentada em sala de aula. Estes profissionais precisam optar por caminhos que levem o aluno a aprender a construir o conhecimento, ao invés de permanecerem na estratégia secular, que é “ensinar por ensinar”. O aluno atual está em contato diário com as modernas tecnologias. Por isso, a escola e o professor precisam propor metodologias inovadoras utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para atingir resultados significativos, vivenciando processos de comunicação e participação interpessoal e grupal afetivos.UNIABEUFaperj/UENFSanto, Janete Araci do EspíritoAndré, Bianka Pires2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNovas tecnologias na educaçãoapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 219-2342177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827/pdf_385info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:22:52Zoai:ojs2.abeu.local:article/827Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:22:52E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
title As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
spellingShingle As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
Santo, Janete Araci do Espírito
Educação, Letras
educação; tecnologia; formação docente.
title_short As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
title_full As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
title_fullStr As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
title_full_unstemmed As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
title_sort As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
author Santo, Janete Araci do Espírito
author_facet Santo, Janete Araci do Espírito
André, Bianka Pires
author_role author
author2 André, Bianka Pires
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faperj/UENF
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Janete Araci do Espírito
André, Bianka Pires
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Letras
educação; tecnologia; formação docente.
topic Educação, Letras
educação; tecnologia; formação docente.
description Este trabalho visa discutir como a tecnologia vem atuando em nosso cotidiano, causando mudanças sociais e culturais e transformando comportamentos. Isso implica pensar que este momento requer atenção diferenciada para a Educação numa perspectiva de trazer, para o ambiente escolar, recursos que contribuam para uma pedagogia apropriada que deverá atender os “nativos digitais”. Para isso, o papel do professor requer novas posturas, fazendo com que ele deixe de ser o centro da informação e passe a atuar como mediador, gestor, e indicador de caminhos. Por isso é fundamental que o docente modifique as formas de ensinar. As causas do fracasso escolar têm preocupado os educadores que aspiram a uma escola ideal. E muitos destes profissionais destacam a indisciplina como a maior dificuldade enfrentada em sala de aula. Estes profissionais precisam optar por caminhos que levem o aluno a aprender a construir o conhecimento, ao invés de permanecerem na estratégia secular, que é “ensinar por ensinar”. O aluno atual está em contato diário com as modernas tecnologias. Por isso, a escola e o professor precisam propor metodologias inovadoras utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para atingir resultados significativos, vivenciando processos de comunicação e participação interpessoal e grupal afetivos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Novas tecnologias na educação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827/pdf_385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 219-234
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170840773230592