As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827 |
Resumo: | Este trabalho visa discutir como a tecnologia vem atuando em nosso cotidiano, causando mudanças sociais e culturais e transformando comportamentos. Isso implica pensar que este momento requer atenção diferenciada para a Educação numa perspectiva de trazer, para o ambiente escolar, recursos que contribuam para uma pedagogia apropriada que deverá atender os “nativos digitais”. Para isso, o papel do professor requer novas posturas, fazendo com que ele deixe de ser o centro da informação e passe a atuar como mediador, gestor, e indicador de caminhos. Por isso é fundamental que o docente modifique as formas de ensinar. As causas do fracasso escolar têm preocupado os educadores que aspiram a uma escola ideal. E muitos destes profissionais destacam a indisciplina como a maior dificuldade enfrentada em sala de aula. Estes profissionais precisam optar por caminhos que levem o aluno a aprender a construir o conhecimento, ao invés de permanecerem na estratégia secular, que é “ensinar por ensinar”. O aluno atual está em contato diário com as modernas tecnologias. Por isso, a escola e o professor precisam propor metodologias inovadoras utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para atingir resultados significativos, vivenciando processos de comunicação e participação interpessoal e grupal afetivos. |
id |
UNIABEU-2_f302271c2ef1ca46519a38e6fd0faef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/827 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação BásicaEducação, Letraseducação; tecnologia; formação docente.Este trabalho visa discutir como a tecnologia vem atuando em nosso cotidiano, causando mudanças sociais e culturais e transformando comportamentos. Isso implica pensar que este momento requer atenção diferenciada para a Educação numa perspectiva de trazer, para o ambiente escolar, recursos que contribuam para uma pedagogia apropriada que deverá atender os “nativos digitais”. Para isso, o papel do professor requer novas posturas, fazendo com que ele deixe de ser o centro da informação e passe a atuar como mediador, gestor, e indicador de caminhos. Por isso é fundamental que o docente modifique as formas de ensinar. As causas do fracasso escolar têm preocupado os educadores que aspiram a uma escola ideal. E muitos destes profissionais destacam a indisciplina como a maior dificuldade enfrentada em sala de aula. Estes profissionais precisam optar por caminhos que levem o aluno a aprender a construir o conhecimento, ao invés de permanecerem na estratégia secular, que é “ensinar por ensinar”. O aluno atual está em contato diário com as modernas tecnologias. Por isso, a escola e o professor precisam propor metodologias inovadoras utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para atingir resultados significativos, vivenciando processos de comunicação e participação interpessoal e grupal afetivos.UNIABEUFaperj/UENFSanto, Janete Araci do EspíritoAndré, Bianka Pires2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNovas tecnologias na educaçãoapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 219-2342177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827/pdf_385info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:22:52Zoai:ojs2.abeu.local:article/827Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:22:52E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica |
title |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica |
spellingShingle |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica Santo, Janete Araci do Espírito Educação, Letras educação; tecnologia; formação docente. |
title_short |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica |
title_full |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica |
title_fullStr |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica |
title_sort |
As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica |
author |
Santo, Janete Araci do Espírito |
author_facet |
Santo, Janete Araci do Espírito André, Bianka Pires |
author_role |
author |
author2 |
André, Bianka Pires |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faperj/UENF |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santo, Janete Araci do Espírito André, Bianka Pires |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Letras educação; tecnologia; formação docente. |
topic |
Educação, Letras educação; tecnologia; formação docente. |
description |
Este trabalho visa discutir como a tecnologia vem atuando em nosso cotidiano, causando mudanças sociais e culturais e transformando comportamentos. Isso implica pensar que este momento requer atenção diferenciada para a Educação numa perspectiva de trazer, para o ambiente escolar, recursos que contribuam para uma pedagogia apropriada que deverá atender os “nativos digitais”. Para isso, o papel do professor requer novas posturas, fazendo com que ele deixe de ser o centro da informação e passe a atuar como mediador, gestor, e indicador de caminhos. Por isso é fundamental que o docente modifique as formas de ensinar. As causas do fracasso escolar têm preocupado os educadores que aspiram a uma escola ideal. E muitos destes profissionais destacam a indisciplina como a maior dificuldade enfrentada em sala de aula. Estes profissionais precisam optar por caminhos que levem o aluno a aprender a construir o conhecimento, ao invés de permanecerem na estratégia secular, que é “ensinar por ensinar”. O aluno atual está em contato diário com as modernas tecnologias. Por isso, a escola e o professor precisam propor metodologias inovadoras utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para atingir resultados significativos, vivenciando processos de comunicação e participação interpessoal e grupal afetivos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Novas tecnologias na educação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/827/pdf_385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 2 (2013): Estudos Linguísticos e Ensino-Aprendizagem; 219-234 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170840773230592 |