Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Paula Leite
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Maria Helena Santana, Santos, Josiane Soares
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55388
Resumo: The study analyzes Student Assistance in the context of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (EPT), particularized within the scope of the Federal Institutes, having as an empirical field the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). Student Assistance was approached, conceiving it as a policy of access and permanence in the face of socioeconomic inequalities in Brazil. The marks of LGBT phobia surfaced in the school routine of youths that were increasingly hostile and violating existences that subvert heteronormativity. It was characterized as a qualitative research, with semi-structured interviews and data collections covering the macro and microconstitutive realities of the object being investigated, and dialectical historical materialism was used.
id UFC-7_7d33ad30fc1c3dad47cfdf96561a4090
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/55388
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolarAsistencia al estudiante en el contexto de la EPT: las necesidades de acceso y permanencia y confrontaciones con las prácticas LGBT fóbicas en la vida diaria escolarStudent assistance in the context of EFA: the needs for access and permanence and confrontations with LGBTphobic practices in school daily lifeDesigualdades socioeconômicasLGBTfobiaAssistência EstudantilThe study analyzes Student Assistance in the context of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (EPT), particularized within the scope of the Federal Institutes, having as an empirical field the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). Student Assistance was approached, conceiving it as a policy of access and permanence in the face of socioeconomic inequalities in Brazil. The marks of LGBT phobia surfaced in the school routine of youths that were increasingly hostile and violating existences that subvert heteronormativity. It was characterized as a qualitative research, with semi-structured interviews and data collections covering the macro and microconstitutive realities of the object being investigated, and dialectical historical materialism was used.O estudo analisa a Assistência Estudantil no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), particularizada no âmbito dos Institutos Federais, tendo como campo empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Abordou-se acerca da Assistência Estudantil, concebendo-a como política de acesso e permanência face às desigualdades socioeconômicas no Brasil. Estiveram à tona as marcas da LGBTfobia no cotidiano escolar das juventudes cada vez mais hostil e violador das existências que subvertem a heteronormatividade. Caracterizou-se como uma pesquisamqualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas e coletas de dados abrangendo as realidades macro e microconstitutivas do objeto perquirido, e foi utilizado o materialismo histórico dialético.El estudio analiza la Asistencia al Estudiante en el contexto de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica (EPT), particularizada en el ámbito de los Institutos Federales, teniendo como campo empírico al Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Sergipe (IFS). Se abordó la Asistencia al Estudiante, concibiéndola como una política de acceso y permanencia ante las desigualdades socioeconómicas en Brasil. Las marcas de la fobia LGBT afloraron en la rutina escolar de jóvenes cada vez más hostiles y violadores de existencias que subvierten la heteronormatividad. Se caracterizó por ser una investigación cualitativa, con entrevistas semiestructuradas y recolección de datos que cubrían las realidades macro y microconstituyentes del objeto investigado, y se utilizó el materialismo histórico dialéctico.Revista Labor2020-11-19T14:02:23Z2020-11-19T14:02:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNASCIMENTO, Ana Paula Leite; CRUZ, Maria Helena Santana; SANTOS, Josiane Soares. Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 618-645, jul./dez. 2020.1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55388Nascimento, Ana Paula LeiteCruz, Maria Helena SantanaSantos, Josiane Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:45:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55388Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:33.783566Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar
Asistencia al estudiante en el contexto de la EPT: las necesidades de acceso y permanencia y confrontaciones con las prácticas LGBT fóbicas en la vida diaria escolar
Student assistance in the context of EFA: the needs for access and permanence and confrontations with LGBTphobic practices in school daily life
title Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar
spellingShingle Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar
Nascimento, Ana Paula Leite
Desigualdades socioeconômicas
LGBTfobia
Assistência Estudantil
title_short Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar
title_full Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar
title_fullStr Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar
title_sort Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar
author Nascimento, Ana Paula Leite
author_facet Nascimento, Ana Paula Leite
Cruz, Maria Helena Santana
Santos, Josiane Soares
author_role author
author2 Cruz, Maria Helena Santana
Santos, Josiane Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Paula Leite
Cruz, Maria Helena Santana
Santos, Josiane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades socioeconômicas
LGBTfobia
Assistência Estudantil
topic Desigualdades socioeconômicas
LGBTfobia
Assistência Estudantil
description The study analyzes Student Assistance in the context of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (EPT), particularized within the scope of the Federal Institutes, having as an empirical field the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). Student Assistance was approached, conceiving it as a policy of access and permanence in the face of socioeconomic inequalities in Brazil. The marks of LGBT phobia surfaced in the school routine of youths that were increasingly hostile and violating existences that subvert heteronormativity. It was characterized as a qualitative research, with semi-structured interviews and data collections covering the macro and microconstitutive realities of the object being investigated, and dialectical historical materialism was used.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19T14:02:23Z
2020-11-19T14:02:23Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Ana Paula Leite; CRUZ, Maria Helena Santana; SANTOS, Josiane Soares. Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 618-645, jul./dez. 2020.
1983-5000
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55388
identifier_str_mv NASCIMENTO, Ana Paula Leite; CRUZ, Maria Helena Santana; SANTOS, Josiane Soares. Assistência estudantil no contexto da EPT: as necessidades de acesso e permanência e de enfrentamentos às práticas LGBTfóbicas no cotidiano escolar. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 618-645, jul./dez. 2020.
1983-5000
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028733454385152