Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Valdés, Maria Teresa Moreno, Catrib, Ana Maria Fontenelle
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819
Resumo: O problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais que não conseguem diferenciar com clareza os termos: testar, medir e avaliar. Pois muitos julgam estar avaliando por meio de mera aplicação testes que elaboram periodicamente, como é o caso de alguns professores que os aplicam em dias e espaço de tempo pré-determinado a fim de que ao final sua avaliação seja a média das notas obtidas ao logo do ano, semestre ou tempo de curso. Assim tenta-se quantificar o aprendizado do aluno, considerando-os tabulas rasa e ignorando as peculiaridades de cada educando, seus conhecimentos prévios, limitações e crescimento individual. O que vai repercutir na Q.V geral do indivíduo.[...]
id UFC-7_7da8a0615bcfac08fcb64a731bf07b82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38819
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?Avaliação da aprendizagemEnsino FundamentalEscolaO problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais que não conseguem diferenciar com clareza os termos: testar, medir e avaliar. Pois muitos julgam estar avaliando por meio de mera aplicação testes que elaboram periodicamente, como é o caso de alguns professores que os aplicam em dias e espaço de tempo pré-determinado a fim de que ao final sua avaliação seja a média das notas obtidas ao logo do ano, semestre ou tempo de curso. Assim tenta-se quantificar o aprendizado do aluno, considerando-os tabulas rasa e ignorando as peculiaridades de cada educando, seus conhecimentos prévios, limitações e crescimento individual. O que vai repercutir na Q.V geral do indivíduo.[...]2019-01-17T13:10:24Z2019-01-17T13:10:24Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFIALHO, Lia Machado Fiuza; VALDÉS, Maria Teresa Moreno; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819Fialho, Lia Machado FiuzaValdés, Maria Teresa MorenoCatrib, Ana Maria Fontenelleporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:50.040959Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
title Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
spellingShingle Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
Fialho, Lia Machado Fiuza
Avaliação da aprendizagem
Ensino Fundamental
Escola
title_short Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
title_full Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
title_fullStr Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
title_full_unstemmed Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
title_sort Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
author Fialho, Lia Machado Fiuza
author_facet Fialho, Lia Machado Fiuza
Valdés, Maria Teresa Moreno
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author_role author
author2 Valdés, Maria Teresa Moreno
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Lia Machado Fiuza
Valdés, Maria Teresa Moreno
Catrib, Ana Maria Fontenelle
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino Fundamental
Escola
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino Fundamental
Escola
description O problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais que não conseguem diferenciar com clareza os termos: testar, medir e avaliar. Pois muitos julgam estar avaliando por meio de mera aplicação testes que elaboram periodicamente, como é o caso de alguns professores que os aplicam em dias e espaço de tempo pré-determinado a fim de que ao final sua avaliação seja a média das notas obtidas ao logo do ano, semestre ou tempo de curso. Assim tenta-se quantificar o aprendizado do aluno, considerando-os tabulas rasa e ignorando as peculiaridades de cada educando, seus conhecimentos prévios, limitações e crescimento individual. O que vai repercutir na Q.V geral do indivíduo.[...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-17T13:10:24Z
2019-01-17T13:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIALHO, Lia Machado Fiuza; VALDÉS, Maria Teresa Moreno; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819
identifier_str_mv FIALHO, Lia Machado Fiuza; VALDÉS, Maria Teresa Moreno; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028814542864384