Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819 |
Resumo: | O problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais que não conseguem diferenciar com clareza os termos: testar, medir e avaliar. Pois muitos julgam estar avaliando por meio de mera aplicação testes que elaboram periodicamente, como é o caso de alguns professores que os aplicam em dias e espaço de tempo pré-determinado a fim de que ao final sua avaliação seja a média das notas obtidas ao logo do ano, semestre ou tempo de curso. Assim tenta-se quantificar o aprendizado do aluno, considerando-os tabulas rasa e ignorando as peculiaridades de cada educando, seus conhecimentos prévios, limitações e crescimento individual. O que vai repercutir na Q.V geral do indivíduo.[...] |
id |
UFC-7_7da8a0615bcfac08fcb64a731bf07b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38819 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?Avaliação da aprendizagemEnsino FundamentalEscolaO problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais que não conseguem diferenciar com clareza os termos: testar, medir e avaliar. Pois muitos julgam estar avaliando por meio de mera aplicação testes que elaboram periodicamente, como é o caso de alguns professores que os aplicam em dias e espaço de tempo pré-determinado a fim de que ao final sua avaliação seja a média das notas obtidas ao logo do ano, semestre ou tempo de curso. Assim tenta-se quantificar o aprendizado do aluno, considerando-os tabulas rasa e ignorando as peculiaridades de cada educando, seus conhecimentos prévios, limitações e crescimento individual. O que vai repercutir na Q.V geral do indivíduo.[...]2019-01-17T13:10:24Z2019-01-17T13:10:24Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFIALHO, Lia Machado Fiuza; VALDÉS, Maria Teresa Moreno; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819Fialho, Lia Machado FiuzaValdés, Maria Teresa MorenoCatrib, Ana Maria Fontenelleporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:50.040959Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas? |
title |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas? |
spellingShingle |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas? Fialho, Lia Machado Fiuza Avaliação da aprendizagem Ensino Fundamental Escola |
title_short |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas? |
title_full |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas? |
title_fullStr |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas? |
title_full_unstemmed |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas? |
title_sort |
Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas? |
author |
Fialho, Lia Machado Fiuza |
author_facet |
Fialho, Lia Machado Fiuza Valdés, Maria Teresa Moreno Catrib, Ana Maria Fontenelle |
author_role |
author |
author2 |
Valdés, Maria Teresa Moreno Catrib, Ana Maria Fontenelle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Lia Machado Fiuza Valdés, Maria Teresa Moreno Catrib, Ana Maria Fontenelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Ensino Fundamental Escola |
topic |
Avaliação da aprendizagem Ensino Fundamental Escola |
description |
O problema de como avaliar constitui-se em um problema para muitos professores de Ensino Fundamental que tem que enfrentar as exigências da escola, fundamentalmente privada, de quantificar e paralelamente, “utilizar uma pedagogia construtivista”. Uma das autoras do estudo enfrenta este desafio em seu afazer diário e motivou-a para desenvolver este estudo. Ainda nos dias atuais é comum encontrarmos profissionais que não conseguem diferenciar com clareza os termos: testar, medir e avaliar. Pois muitos julgam estar avaliando por meio de mera aplicação testes que elaboram periodicamente, como é o caso de alguns professores que os aplicam em dias e espaço de tempo pré-determinado a fim de que ao final sua avaliação seja a média das notas obtidas ao logo do ano, semestre ou tempo de curso. Assim tenta-se quantificar o aprendizado do aluno, considerando-os tabulas rasa e ignorando as peculiaridades de cada educando, seus conhecimentos prévios, limitações e crescimento individual. O que vai repercutir na Q.V geral do indivíduo.[...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-17T13:10:24Z 2019-01-17T13:10:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIALHO, Lia Machado Fiuza; VALDÉS, Maria Teresa Moreno; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819 |
identifier_str_mv |
FIALHO, Lia Machado Fiuza; VALDÉS, Maria Teresa Moreno; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Pode estar influindo a avaliação educacional na qualidade de vida das crianças que estudam em escolas privadas?. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028814542864384 |