Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Francisca de Paula.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13062
Resumo: Apresente investigação tem como objetivo principal entender a concepção dos alunos sobre a problemática da avaliação nos anos iniciais. Este estudo compõe-se de uma pesquisa de campo referente ao tema avaliação escolar e de uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. A partir de uma pesquisa exploratória, foi realizado um levantamento bibliográfico tomando como base autores como Cipriano Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. O posicionamento destes autores mostram uma direção para uma melhor compreensão que rodeiam os estudos sobre a avaliação escolar. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário que favoreceu uma visão do que pensam os alunos e quais os principais problemas vivenciados por eles a respeito dessa temática. Concluiu-se que a concepção dos alunos acerca do processo avaliativo demanda consideração dos seus erros e acertos, no sentido de valorizar o desempenho de cada um como forma de facilitar as oportunidades de aprendizagem.
id UFCG_da85314fec711eaa3bda620360993204
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13062
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.Assessment of learning in the early years of elementary school.Avaliação da aprendizagemEnsino fundamentalPrática de avaliaçãoAvaliação escolarAprendizagemApresente investigação tem como objetivo principal entender a concepção dos alunos sobre a problemática da avaliação nos anos iniciais. Este estudo compõe-se de uma pesquisa de campo referente ao tema avaliação escolar e de uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. A partir de uma pesquisa exploratória, foi realizado um levantamento bibliográfico tomando como base autores como Cipriano Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. O posicionamento destes autores mostram uma direção para uma melhor compreensão que rodeiam os estudos sobre a avaliação escolar. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário que favoreceu uma visão do que pensam os alunos e quais os principais problemas vivenciados por eles a respeito dessa temática. Concluiu-se que a concepção dos alunos acerca do processo avaliativo demanda consideração dos seus erros e acertos, no sentido de valorizar o desempenho de cada um como forma de facilitar as oportunidades de aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287DIAS, Francisca de Paula.20092020-06-30T10:30:14Z2020-06-302020-06-30T10:30:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13062DIAS, Francisca de Paula. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:00:53Zoai:localhost:riufcg/13062Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:00:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Assessment of learning in the early years of elementary school.
title Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
DIAS, Francisca de Paula.
Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Prática de avaliação
Avaliação escolar
Aprendizagem
title_short Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
author DIAS, Francisca de Paula.
author_facet DIAS, Francisca de Paula.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Idelsuite de Sousa.
LIMA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Francisca de Paula.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Prática de avaliação
Avaliação escolar
Aprendizagem
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Prática de avaliação
Avaliação escolar
Aprendizagem
description Apresente investigação tem como objetivo principal entender a concepção dos alunos sobre a problemática da avaliação nos anos iniciais. Este estudo compõe-se de uma pesquisa de campo referente ao tema avaliação escolar e de uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. A partir de uma pesquisa exploratória, foi realizado um levantamento bibliográfico tomando como base autores como Cipriano Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. O posicionamento destes autores mostram uma direção para uma melhor compreensão que rodeiam os estudos sobre a avaliação escolar. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário que favoreceu uma visão do que pensam os alunos e quais os principais problemas vivenciados por eles a respeito dessa temática. Concluiu-se que a concepção dos alunos acerca do processo avaliativo demanda consideração dos seus erros e acertos, no sentido de valorizar o desempenho de cada um como forma de facilitar as oportunidades de aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-30T10:30:14Z
2020-06-30
2020-06-30T10:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13062
DIAS, Francisca de Paula. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13062
identifier_str_mv DIAS, Francisca de Paula. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445283762176