Flecha limite para pontes estaiadas: estudo de caso
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59827 |
Resumo: | Não há no estágio atual um consenso internacional sobre o valor limite de flecha a ser adotado para o projeto de pontes estaiadas visando garantir o controle de vibrações desconfortáveis ao usuário. Este trabalho apresenta incialmente uma substancial análise e interpretação dos valores limites de flecha em pontes constantes na literatura nacional e internacional. Verifica-se que no caso das pontes estaiadas um valor de flecha limite, para cargas móveis, estabelecido como uma fração do seu vão livre pode não ser o critério mais eficiente para o controle de vibrações desconfortáveis da estrutura. As características dinâmicas da ponte como as frequências próprias e as acelerações máximas são, atualmente, parâmetros mais indicados para avaliação de situações de vibrações excessivas. Por fim, um estudo de caso é desenvolvido fazendo-se uma análise numérica da Ponte Estaiada do Rio Moju construída em 2019/2020 restabelecendo a ligação rodoviária entre a região da grande Belém ao interior do estado do Pará. A obra tem 268m de extensão com mastro único central e dois vãos estaiados laterais de 134m com tabuleiro misto aço-concreto. |
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