Flecha limite para pontes estaiadas: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Joaquim Eduardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, André Luis Martins Mourão, Souza, Alex Sander Clemente de, Mota, Hugo Campêlo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59827
Resumo: Não há no estágio atual um consenso internacional sobre o valor limite de flecha a ser adotado para o projeto de pontes estaiadas visando garantir o controle de vibrações desconfortáveis ao usuário. Este trabalho apresenta incialmente uma substancial análise e interpretação dos valores limites de flecha em pontes constantes na literatura nacional e internacional. Verifica-se que no caso das pontes estaiadas um valor de flecha limite, para cargas móveis, estabelecido como uma fração do seu vão livre pode não ser o critério mais eficiente para o controle de vibrações desconfortáveis da estrutura. As características dinâmicas da ponte como as frequências próprias e as acelerações máximas são, atualmente, parâmetros mais indicados para avaliação de situações de vibrações excessivas. Por fim, um estudo de caso é desenvolvido fazendo-se uma análise numérica da Ponte Estaiada do Rio Moju construída em 2019/2020 restabelecendo a ligação rodoviária entre a região da grande Belém ao interior do estado do Pará. A obra tem 268m de extensão com mastro único central e dois vãos estaiados laterais de 134m com tabuleiro misto aço-concreto.
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