Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, David Nascimento de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paiva, Karoliny Leandro de, Moreira, Caroline Rodrigues, Oliveira, Elaine Cristine Sousa de, Lima, Marcelo de Sousa, Viana Júnior, Mário Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773
Resumo: O índice de evasão das universidades vem crescendo consideravelmente após a implantação do sistema SISU/MEC. No curso de História/UFC, orbita em torno de 20% no segundo semestre. Frente essa problemática o projeto 'Rodas de Conversa em História’ tem o intuito de elaborar atividades visando a melhor adaptação e envolvimento dos discentes do curso de história. Através de abordagens dinâmicas venham a se diferenciar do ambiente da sala de aula. São exemplos dessas atividades: documentários, exposições, debates, rodas de conversa e oficinas. Ao longo do semestre de 2016.1 foi desenvolvido o ciclo de cine-debates com o tema “Mundo Árabe” e a construção e execução da Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Através de filmes e documentários debatemos o conflito Israel e Palestina. Seguindo ainda a metodologia da experiência visual, contemplamos o trabalho fotográfico de Karine Garcez,Viagem à Palestina. Dando continuidade ao projeto, no segundo semestre, as rodas de conversa estão sendo pautadas pela questão indígena no Ceará. Nesse trabalho realizamos um conjunto de atividades, como rodas de conversa acompanhadas de exibição de documentário, palestra com profissionais e indígenas. Após a explanação sobre a importância da temática, realizaremos uma série de oficinas no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), onde os discentes terão a oportunidade de acessar documentação referente as comunidades indígenas cearenses. No COMTER, desenvolverão os trabalhos de higienização, identificação e catalogação dos documentos. Esperamos assim contribuir para a redução desse crescente índice de evasão, alimentando um sentimento de pertencimento nos discentes.
id UFC-7_7e8635c7d2fbbf69d7bc4599bad81138
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42773
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentesEvasãoHistóriaPertencimentoO índice de evasão das universidades vem crescendo consideravelmente após a implantação do sistema SISU/MEC. No curso de História/UFC, orbita em torno de 20% no segundo semestre. Frente essa problemática o projeto 'Rodas de Conversa em História’ tem o intuito de elaborar atividades visando a melhor adaptação e envolvimento dos discentes do curso de história. Através de abordagens dinâmicas venham a se diferenciar do ambiente da sala de aula. São exemplos dessas atividades: documentários, exposições, debates, rodas de conversa e oficinas. Ao longo do semestre de 2016.1 foi desenvolvido o ciclo de cine-debates com o tema “Mundo Árabe” e a construção e execução da Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Através de filmes e documentários debatemos o conflito Israel e Palestina. Seguindo ainda a metodologia da experiência visual, contemplamos o trabalho fotográfico de Karine Garcez,Viagem à Palestina. Dando continuidade ao projeto, no segundo semestre, as rodas de conversa estão sendo pautadas pela questão indígena no Ceará. Nesse trabalho realizamos um conjunto de atividades, como rodas de conversa acompanhadas de exibição de documentário, palestra com profissionais e indígenas. Após a explanação sobre a importância da temática, realizaremos uma série de oficinas no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), onde os discentes terão a oportunidade de acessar documentação referente as comunidades indígenas cearenses. No COMTER, desenvolverão os trabalhos de higienização, identificação e catalogação dos documentos. Esperamos assim contribuir para a redução desse crescente índice de evasão, alimentando um sentimento de pertencimento nos discentes.Universidade Federal do Ceará2019-06-17T15:33:41Z2019-06-17T15:33:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALMEIDA, David Nascimento de; et al. Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773Almeida, David Nascimento dePaiva, Karoliny Leandro deMoreira, Caroline RodriguesOliveira, Elaine Cristine Sousa deLima, Marcelo de SousaViana Júnior, Mário Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:34.325337Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
title Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
spellingShingle Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
Almeida, David Nascimento de
Evasão
História
Pertencimento
title_short Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
title_full Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
title_fullStr Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
title_full_unstemmed Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
title_sort Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
author Almeida, David Nascimento de
author_facet Almeida, David Nascimento de
Paiva, Karoliny Leandro de
Moreira, Caroline Rodrigues
Oliveira, Elaine Cristine Sousa de
Lima, Marcelo de Sousa
Viana Júnior, Mário Martins
author_role author
author2 Paiva, Karoliny Leandro de
Moreira, Caroline Rodrigues
Oliveira, Elaine Cristine Sousa de
Lima, Marcelo de Sousa
Viana Júnior, Mário Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, David Nascimento de
Paiva, Karoliny Leandro de
Moreira, Caroline Rodrigues
Oliveira, Elaine Cristine Sousa de
Lima, Marcelo de Sousa
Viana Júnior, Mário Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
História
Pertencimento
topic Evasão
História
Pertencimento
description O índice de evasão das universidades vem crescendo consideravelmente após a implantação do sistema SISU/MEC. No curso de História/UFC, orbita em torno de 20% no segundo semestre. Frente essa problemática o projeto 'Rodas de Conversa em História’ tem o intuito de elaborar atividades visando a melhor adaptação e envolvimento dos discentes do curso de história. Através de abordagens dinâmicas venham a se diferenciar do ambiente da sala de aula. São exemplos dessas atividades: documentários, exposições, debates, rodas de conversa e oficinas. Ao longo do semestre de 2016.1 foi desenvolvido o ciclo de cine-debates com o tema “Mundo Árabe” e a construção e execução da Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Através de filmes e documentários debatemos o conflito Israel e Palestina. Seguindo ainda a metodologia da experiência visual, contemplamos o trabalho fotográfico de Karine Garcez,Viagem à Palestina. Dando continuidade ao projeto, no segundo semestre, as rodas de conversa estão sendo pautadas pela questão indígena no Ceará. Nesse trabalho realizamos um conjunto de atividades, como rodas de conversa acompanhadas de exibição de documentário, palestra com profissionais e indígenas. Após a explanação sobre a importância da temática, realizaremos uma série de oficinas no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), onde os discentes terão a oportunidade de acessar documentação referente as comunidades indígenas cearenses. No COMTER, desenvolverão os trabalhos de higienização, identificação e catalogação dos documentos. Esperamos assim contribuir para a redução desse crescente índice de evasão, alimentando um sentimento de pertencimento nos discentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-17T15:33:41Z
2019-06-17T15:33:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, David Nascimento de; et al. Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773
identifier_str_mv ALMEIDA, David Nascimento de; et al. Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028868470079488