Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773 |
Resumo: | O índice de evasão das universidades vem crescendo consideravelmente após a implantação do sistema SISU/MEC. No curso de História/UFC, orbita em torno de 20% no segundo semestre. Frente essa problemática o projeto 'Rodas de Conversa em História’ tem o intuito de elaborar atividades visando a melhor adaptação e envolvimento dos discentes do curso de história. Através de abordagens dinâmicas venham a se diferenciar do ambiente da sala de aula. São exemplos dessas atividades: documentários, exposições, debates, rodas de conversa e oficinas. Ao longo do semestre de 2016.1 foi desenvolvido o ciclo de cine-debates com o tema “Mundo Árabe” e a construção e execução da Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Através de filmes e documentários debatemos o conflito Israel e Palestina. Seguindo ainda a metodologia da experiência visual, contemplamos o trabalho fotográfico de Karine Garcez,Viagem à Palestina. Dando continuidade ao projeto, no segundo semestre, as rodas de conversa estão sendo pautadas pela questão indígena no Ceará. Nesse trabalho realizamos um conjunto de atividades, como rodas de conversa acompanhadas de exibição de documentário, palestra com profissionais e indígenas. Após a explanação sobre a importância da temática, realizaremos uma série de oficinas no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), onde os discentes terão a oportunidade de acessar documentação referente as comunidades indígenas cearenses. No COMTER, desenvolverão os trabalhos de higienização, identificação e catalogação dos documentos. Esperamos assim contribuir para a redução desse crescente índice de evasão, alimentando um sentimento de pertencimento nos discentes. |
id |
UFC-7_7e8635c7d2fbbf69d7bc4599bad81138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42773 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentesEvasãoHistóriaPertencimentoO índice de evasão das universidades vem crescendo consideravelmente após a implantação do sistema SISU/MEC. No curso de História/UFC, orbita em torno de 20% no segundo semestre. Frente essa problemática o projeto 'Rodas de Conversa em História’ tem o intuito de elaborar atividades visando a melhor adaptação e envolvimento dos discentes do curso de história. Através de abordagens dinâmicas venham a se diferenciar do ambiente da sala de aula. São exemplos dessas atividades: documentários, exposições, debates, rodas de conversa e oficinas. Ao longo do semestre de 2016.1 foi desenvolvido o ciclo de cine-debates com o tema “Mundo Árabe” e a construção e execução da Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Através de filmes e documentários debatemos o conflito Israel e Palestina. Seguindo ainda a metodologia da experiência visual, contemplamos o trabalho fotográfico de Karine Garcez,Viagem à Palestina. Dando continuidade ao projeto, no segundo semestre, as rodas de conversa estão sendo pautadas pela questão indígena no Ceará. Nesse trabalho realizamos um conjunto de atividades, como rodas de conversa acompanhadas de exibição de documentário, palestra com profissionais e indígenas. Após a explanação sobre a importância da temática, realizaremos uma série de oficinas no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), onde os discentes terão a oportunidade de acessar documentação referente as comunidades indígenas cearenses. No COMTER, desenvolverão os trabalhos de higienização, identificação e catalogação dos documentos. Esperamos assim contribuir para a redução desse crescente índice de evasão, alimentando um sentimento de pertencimento nos discentes.Universidade Federal do Ceará2019-06-17T15:33:41Z2019-06-17T15:33:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALMEIDA, David Nascimento de; et al. Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773Almeida, David Nascimento dePaiva, Karoliny Leandro deMoreira, Caroline RodriguesOliveira, Elaine Cristine Sousa deLima, Marcelo de SousaViana Júnior, Mário Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:34.325337Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes |
title |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes |
spellingShingle |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes Almeida, David Nascimento de Evasão História Pertencimento |
title_short |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes |
title_full |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes |
title_fullStr |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes |
title_full_unstemmed |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes |
title_sort |
Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes |
author |
Almeida, David Nascimento de |
author_facet |
Almeida, David Nascimento de Paiva, Karoliny Leandro de Moreira, Caroline Rodrigues Oliveira, Elaine Cristine Sousa de Lima, Marcelo de Sousa Viana Júnior, Mário Martins |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Karoliny Leandro de Moreira, Caroline Rodrigues Oliveira, Elaine Cristine Sousa de Lima, Marcelo de Sousa Viana Júnior, Mário Martins |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, David Nascimento de Paiva, Karoliny Leandro de Moreira, Caroline Rodrigues Oliveira, Elaine Cristine Sousa de Lima, Marcelo de Sousa Viana Júnior, Mário Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão História Pertencimento |
topic |
Evasão História Pertencimento |
description |
O índice de evasão das universidades vem crescendo consideravelmente após a implantação do sistema SISU/MEC. No curso de História/UFC, orbita em torno de 20% no segundo semestre. Frente essa problemática o projeto 'Rodas de Conversa em História’ tem o intuito de elaborar atividades visando a melhor adaptação e envolvimento dos discentes do curso de história. Através de abordagens dinâmicas venham a se diferenciar do ambiente da sala de aula. São exemplos dessas atividades: documentários, exposições, debates, rodas de conversa e oficinas. Ao longo do semestre de 2016.1 foi desenvolvido o ciclo de cine-debates com o tema “Mundo Árabe” e a construção e execução da Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Através de filmes e documentários debatemos o conflito Israel e Palestina. Seguindo ainda a metodologia da experiência visual, contemplamos o trabalho fotográfico de Karine Garcez,Viagem à Palestina. Dando continuidade ao projeto, no segundo semestre, as rodas de conversa estão sendo pautadas pela questão indígena no Ceará. Nesse trabalho realizamos um conjunto de atividades, como rodas de conversa acompanhadas de exibição de documentário, palestra com profissionais e indígenas. Após a explanação sobre a importância da temática, realizaremos uma série de oficinas no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), onde os discentes terão a oportunidade de acessar documentação referente as comunidades indígenas cearenses. No COMTER, desenvolverão os trabalhos de higienização, identificação e catalogação dos documentos. Esperamos assim contribuir para a redução desse crescente índice de evasão, alimentando um sentimento de pertencimento nos discentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-17T15:33:41Z 2019-06-17T15:33:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, David Nascimento de; et al. Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, David Nascimento de; et al. Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028868470079488 |