Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Archangelo, Ana, 1965-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Campanaro, Claudia Regina, 1988-, Rodrigues, Isabela Angeli, 1993-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030
Resumo: Resumo: O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um "espaço para o brincar" para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolar
id CAMP_1f82e666619bf115a537c65836b9ea31
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361416
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escolaThe sense of belonging and the development of morality in schoolsPrincípios moraisEscolasPsicanáliseBrincarPertencimentoArtigo originalResumo: O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um "espaço para o brincar" para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolarAbstract: This article discusses the importance of school offering a "space to play" for children who face serious moral conflicts. Through the presentation of vignettes, it analyzes some dialogues exchanges, during classroom playtime, between a child and a grant-holder participating in the PIBID/Capes Institutional Teacher Training Grant Program. In the light of psychoanalytical concepts, the study demonstrates how play promotes a good-enough environment that, with the help of a significant adult, is vital for moral aspects to be dealt without moralism or rationalizations, and for the feeling of belonging to allow a child to have a deeper enjoyment of the school environmentCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArchangelo, Ana, 1965-Campanaro, Claudia Regina, 1988-Rodrigues, Isabela Angeli, 1993-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13030ARCHANGELO, Ana; CAMPANARO, Claudia Regina; RODRIGUES, Isabela Angeli. Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, DF : UNB/Departamento de Psicologia, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e372115. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361416porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T15:28:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-11T15:28:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
The sense of belonging and the development of morality in schools
title Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
spellingShingle Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
Archangelo, Ana, 1965-
Princípios morais
Escolas
Psicanálise
Brincar
Pertencimento
Artigo original
title_short Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
title_full Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
title_fullStr Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
title_full_unstemmed Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
title_sort Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
author Archangelo, Ana, 1965-
author_facet Archangelo, Ana, 1965-
Campanaro, Claudia Regina, 1988-
Rodrigues, Isabela Angeli, 1993-
author_role author
author2 Campanaro, Claudia Regina, 1988-
Rodrigues, Isabela Angeli, 1993-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Campanaro, Claudia Regina, 1988-
Rodrigues, Isabela Angeli, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Princípios morais
Escolas
Psicanálise
Brincar
Pertencimento
Artigo original
topic Princípios morais
Escolas
Psicanálise
Brincar
Pertencimento
Artigo original
description Resumo: O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um "espaço para o brincar" para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030
ARCHANGELO, Ana; CAMPANARO, Claudia Regina; RODRIGUES, Isabela Angeli. Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, DF : UNB/Departamento de Psicologia, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e372115. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030
identifier_str_mv ARCHANGELO, Ana; CAMPANARO, Claudia Regina; RODRIGUES, Isabela Angeli. Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, DF : UNB/Departamento de Psicologia, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e372115. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832632954880