Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um "espaço para o brincar" para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolar |
id |
CAMP_1f82e666619bf115a537c65836b9ea31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361416 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escolaThe sense of belonging and the development of morality in schoolsPrincípios moraisEscolasPsicanáliseBrincarPertencimentoArtigo originalResumo: O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um "espaço para o brincar" para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolarAbstract: This article discusses the importance of school offering a "space to play" for children who face serious moral conflicts. Through the presentation of vignettes, it analyzes some dialogues exchanges, during classroom playtime, between a child and a grant-holder participating in the PIBID/Capes Institutional Teacher Training Grant Program. In the light of psychoanalytical concepts, the study demonstrates how play promotes a good-enough environment that, with the help of a significant adult, is vital for moral aspects to be dealt without moralism or rationalizations, and for the feeling of belonging to allow a child to have a deeper enjoyment of the school environmentCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArchangelo, Ana, 1965-Campanaro, Claudia Regina, 1988-Rodrigues, Isabela Angeli, 1993-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13030ARCHANGELO, Ana; CAMPANARO, Claudia Regina; RODRIGUES, Isabela Angeli. Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, DF : UNB/Departamento de Psicologia, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e372115. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361416porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T15:28:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-11T15:28:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola The sense of belonging and the development of morality in schools |
title |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola |
spellingShingle |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola Archangelo, Ana, 1965- Princípios morais Escolas Psicanálise Brincar Pertencimento Artigo original |
title_short |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola |
title_full |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola |
title_fullStr |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola |
title_full_unstemmed |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola |
title_sort |
Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola |
author |
Archangelo, Ana, 1965- |
author_facet |
Archangelo, Ana, 1965- Campanaro, Claudia Regina, 1988- Rodrigues, Isabela Angeli, 1993- |
author_role |
author |
author2 |
Campanaro, Claudia Regina, 1988- Rodrigues, Isabela Angeli, 1993- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Archangelo, Ana, 1965- Campanaro, Claudia Regina, 1988- Rodrigues, Isabela Angeli, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Princípios morais Escolas Psicanálise Brincar Pertencimento Artigo original |
topic |
Princípios morais Escolas Psicanálise Brincar Pertencimento Artigo original |
description |
Resumo: O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um "espaço para o brincar" para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030 ARCHANGELO, Ana; CAMPANARO, Claudia Regina; RODRIGUES, Isabela Angeli. Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, DF : UNB/Departamento de Psicologia, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e372115. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030 |
identifier_str_mv |
ARCHANGELO, Ana; CAMPANARO, Claudia Regina; RODRIGUES, Isabela Angeli. Sentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, DF : UNB/Departamento de Psicologia, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e372115. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13030. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832632954880 |