Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967 |
Resumo: | CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.40-48. |
id |
UFC-7_7eb65e8dbee570d0eb1bcd006b3a5594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/12967 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XXAnúncio publicitárioDiacroniaManipulaçãoDiachronyCAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.40-48.In this paper, we bring to discussions about advertisement genre contributions of a text linguistic led by a diachronic look, highlighting the historicity of the genre. Our main interest is to reflect on emotional manipulation (Breton 1999) as a rhetorical strategy used in Ceará advertisements in its history, assessing how these resources work in order to convince: the appeal to the audience’s sentiments and the fusion effect. For purposes of illustration, we analyse advertisements from Ceará published in Ba-ta-clan magazine in the early twentieth century. The analysis allow us to identify several emotional manipulation techniques, revealing how this rhetorical procedure, considered a current advertising strategy, is manifested early in advertisements in the last century in Ceará.Neste trabalho, trazemos para as discussões acerca do anúncio publicitário contribuições de uma linguística de texto orientada por um olhar diacrônico que focaliza a historicidade do gênero. É nosso principal interesse refletir sobre a manipulação dos afetos (Breton , 1999) como estratégia retórica utilizada no anúncio publicitário em seu percurso evolutivo, avaliando como são mobilizados estes recursos particulares do convencer: o apelo aos sentimentos e o efeito fusional. Para fins de ilustração e análise, tomamos por objetos anúncios cearenses veiculados pela revista Ba-ta-clan no início do século XX. A análise nos permite identificar diversos recursos de manipulação dos afetos, revelando como esse procedimento retórico, considerado por alguns uma estratégia publicitária atual, manifestava-se na publicidade cearense já no início do século passado.Revista de Letras2015-06-29T12:20:08Z2015-06-29T12:20:08Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCavalcante, M. M.; Laurindo, H. A. (2012)0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967Cavalcante, Mônica MagalhãesLaurindo, Hildenize Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:23:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12967Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:59.533847Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX |
title |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX |
spellingShingle |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX Cavalcante, Mônica Magalhães Anúncio publicitário Diacronia Manipulação Diachrony |
title_short |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX |
title_full |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX |
title_fullStr |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX |
title_full_unstemmed |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX |
title_sort |
Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX |
author |
Cavalcante, Mônica Magalhães |
author_facet |
Cavalcante, Mônica Magalhães Laurindo, Hildenize Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Laurindo, Hildenize Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Mônica Magalhães Laurindo, Hildenize Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anúncio publicitário Diacronia Manipulação Diachrony |
topic |
Anúncio publicitário Diacronia Manipulação Diachrony |
description |
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.40-48. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-06-29T12:20:08Z 2015-06-29T12:20:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Cavalcante, M. M.; Laurindo, H. A. (2012) 0101-8051 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967 |
identifier_str_mv |
Cavalcante, M. M.; Laurindo, H. A. (2012) 0101-8051 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028815742435328 |