Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Mônica Magalhães
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Laurindo, Hildenize Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967
Resumo: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.40-48.
id UFC-7_7eb65e8dbee570d0eb1bcd006b3a5594
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/12967
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XXAnúncio publicitárioDiacroniaManipulaçãoDiachronyCAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.40-48.In this paper, we bring to discussions about advertisement genre contributions of a text linguistic led by a diachronic look, highlighting the historicity of the genre. Our main interest is to reflect on emotional manipulation (Breton 1999) as a rhetorical strategy used in Ceará advertisements in its history, assessing how these resources work in order to convince: the appeal to the audience’s sentiments and the fusion effect. For purposes of illustration, we analyse advertisements from Ceará published in Ba-ta-clan magazine in the early twentieth century. The analysis allow us to identify several emotional manipulation techniques, revealing how this rhetorical procedure, considered a current advertising strategy, is manifested early in advertisements in the last century in Ceará.Neste trabalho, trazemos para as discussões acerca do anúncio publicitário contribuições de uma linguística de texto orientada por um olhar diacrônico que focaliza a historicidade do gênero. É nosso principal interesse refletir sobre a manipulação dos afetos (Breton , 1999) como estratégia retórica utilizada no anúncio publicitário em seu percurso evolutivo, avaliando como são mobilizados estes recursos particulares do convencer: o apelo aos sentimentos e o efeito fusional. Para fins de ilustração e análise, tomamos por objetos anúncios cearenses veiculados pela revista Ba-ta-clan no início do século XX. A análise nos permite identificar diversos recursos de manipulação dos afetos, revelando como esse procedimento retórico, considerado por alguns uma estratégia publicitária atual, manifestava-se na publicidade cearense já no início do século passado.Revista de Letras2015-06-29T12:20:08Z2015-06-29T12:20:08Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCavalcante, M. M.; Laurindo, H. A. (2012)0101-8051http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967Cavalcante, Mônica MagalhãesLaurindo, Hildenize Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:23:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12967Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:59.533847Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
title Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
spellingShingle Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
Cavalcante, Mônica Magalhães
Anúncio publicitário
Diacronia
Manipulação
Diachrony
title_short Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
title_full Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
title_fullStr Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
title_full_unstemmed Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
title_sort Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX
author Cavalcante, Mônica Magalhães
author_facet Cavalcante, Mônica Magalhães
Laurindo, Hildenize Andrade
author_role author
author2 Laurindo, Hildenize Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Mônica Magalhães
Laurindo, Hildenize Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Anúncio publicitário
Diacronia
Manipulação
Diachrony
topic Anúncio publicitário
Diacronia
Manipulação
Diachrony
description CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. Manipulação dos afetos: um procedimento do convencer em anúncios cearenses do início do século XX. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.40-48.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-06-29T12:20:08Z
2015-06-29T12:20:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cavalcante, M. M.; Laurindo, H. A. (2012)
0101-8051
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967
identifier_str_mv Cavalcante, M. M.; Laurindo, H. A. (2012)
0101-8051
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028815742435328